Os obstáculos para a chapa 'Lulalckmin'
Dada como praticamente certa por entusiastas da aliança, uma eventual chapa formada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin precisa vencer uma série de ambições internas e costuras locais para ser sacramentada. Embora a aparição pública no último domingo, 19, dos ex-adversários possa ter demonstrado que a...
Dada como praticamente certa por entusiastas da aliança, uma eventual chapa formada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin precisa vencer uma série de ambições internas e costuras locais para ser sacramentada. Embora a aparição pública no último domingo, 19, dos ex-adversários possa ter demonstrado que a parceria está prestes a ser selada, há um longo caminho a ser vencido para a formalização da união.
O primeiro deles é a definição da legenda que irá abrigar o ex-tucano. Recém-saído do PSDB, Alckmin não bateu martelo para qual sigla irá migrar. Tem conversas avançadas com PSB e é sondado pelo PSD de Gilberto Kassab. O Solidariedade também convidou o ex-governador, mas pessoas próximas entendem que a chance de Alckmin escolher o partido de Paulinho da Força é pequena.
O PSB já colocou na mesa as condições do partido para compor a chapa em 2022. A legenda comandada por Carlos Siqueira quer o apoio do PT em cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Pernambuco. O PT não demonstra disposição para atender as exigências.
Os principais nós a serem desatados estão em São Paulo e no Rio Grande do Sul. No principal colégio eleitoral do país, Fernando Haddad é o nome que o PT pretende lançar e Márcio França, a aposta do PSB. Ambos aparecem em segundo e terceiro lugar, respectivamente, nas intenções de voto na última pesquisa Datafolha: o petista com 19% e França com 13%.
Para a aliança avançar, um dos dois terá de abrir mão dos planos de disputar o governo paulista. Haddad e França, ao mesmo tempo, são dois dos principais articuladores da aliança Lula-Alckmin. O ex-governador atualmente lidera a corrida pelo Palácio dos Bandeirantes, com 28%. No Rio Grande do Sul o problema é semelhante: o PT confirmou Edegar Pretto como pré-candidato ao Piratini, enquanto o PSB já anunciou o nome de Beto Albuquerque.
Líderes do PSB afirmam que a relação não pode ser de mão única e pedem que se estabeleça critério nos estados. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, quando questionada a respeito, tem sido lacônica. Afirma que o resultado de um eventual apoio no plano nacional vai depender do avanço das negociações.
Diante do cenário complexo com os socialistas, o PT poderia buscar parceria com o PSD, não fosse o fato de Kassab, até o momento, não abrir mão de lançar Rodrigo Pacheco ao Planalto. Presente no jantar em São Paulo que marcou a primeira aparição pública de Lula e Alckmin, Kassab não quis sair na foto com ambos para não dar conotação de que cederá já no primeiro turno. Após o evento, reforçou que não lançará candidato a vice.
Até as especulações sobre a chapa do petista e o ex-tucano virem à tona, a intenção de Kassab era lançar Alckmin ao governo de São Paulo pelo PSD, possibilidade que, ao menos por enquanto, parece ter perdido força.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Vitor D
2021-12-26 21:22:31Gov.Geraldo Alckmin! Apesar da na política tudo ser possível,porém jogar fora a possibilidade de manter-se forte em seu estado por projecto tipo Temer que nem na foto do dia da eleição aparecia.....!!!Só se aposta na idade avançada do Larápio para sucede-lo em caso de vacância do posto de PR! Claro ouvir suas entrevistas e portanto ouso dr. Geraldo ..."diga-me com quem andas e dir-teei quem és" Pense nisso antes de jogar fora seu património político(O temer ainda era presidente do partido.
Maria
2021-12-24 13:07:35MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Mathilda
2021-12-24 00:57:33Lula só está querendo tirar Alckmin do governo de São Paulo!!! Depois descartará Alckmin!!! Moro 22!!!
Lucia
2021-12-23 17:45:03Na torcida para esses dois pilantras se estreparem!! MORO PRESIDENTE!
João Teodoro Arruda
2021-12-23 08:44:12Triste ver Alckmin com o condenado e ex presidiário. Perdeu o meu voto é acredito de muita gente
MARCOS
2021-12-23 08:17:37Se LulaPT conquistar São Paulo, será o segundo maior filão do país a ser explorado. Oba!
Márcia
2021-12-22 23:52:59O Lula quer o governo do estado mais rico do Brasil, São Paulo, ele só quer tirar o chuchu do prato e jogar no lixo , depois da lava jato e de 4% na última eleição o chuchu apodreceu
Gilberto Rodrigues Mendes
2021-12-22 21:59:58O Brasil precisa voltar a fazer POLITICA urgente, parece PRAGA avança uma década e regride duas. Déficit Publico desde 2012, pior seguido, o esvaziamento do combate a CORRUPÇÃO desmoralizou todos os brasileiros, SOMOS conhecidos agora com PICARETAS, alias o START começou com o placar VERGONHOSO da CORTE superior 6X5 para a CORRUPÇÃO. Nessa PEGADA é roça a todos, muitos já estão comendo comida do LIXO, e vai pior, o cala boca POVO do governo, o BOTIJÃO pega R$ 150,00 o resto a CONTA de LUZ rapa.
Sillvia2
2021-12-22 21:35:29MORO É A ÚNICA VIA!
André
2021-12-22 21:13:36Alkmin, q falta de vergonha na cara! Sempre votei em vc no PSDB, como vc não se envergonha de unir-se c/ Lula? Gente da pior espécie. Lula é outro psicopata inescrupuloso, que só age em benefício próprio! Por duas vezes eleito presidente do Brasil, patrocionou a destruição do Estado Brasileiro, solapando as instituições, aparelhando todos os órgãos públicos, inundando todas as repartições c funcionários petistas, promovendo o mensalão e o petrolao, roubando e deixando roubar elegendo 2x Dilma!