Os motivos que a AGU apresentou ao STF contra a privatização da Eletrobras
A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou nesta segunda-feira (5) as argumentações contra a privatização da Eletrobras (foto), iniciada em julho de 2021 por Jair Bolsonaro. Em uma ação apresentada pelo governo Lula ao STF, a União agora quer ter participação no comando da empresa proporcional ao percentual de ações que detém – em torno de...
A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou nesta segunda-feira (5) as argumentações contra a privatização da Eletrobras (foto), iniciada em julho de 2021 por Jair Bolsonaro. Em uma ação apresentada pelo governo Lula ao STF, a União agora quer ter participação no comando da empresa proporcional ao percentual de ações que detém – em torno de 43%.
"A norma legal ocasionou ônus desproporcional e injustificável para a União, comprometendo seus direitos políticos e também econômicos", resume a AGU, em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal. "Por outro lado, os investidores que detinham ações da empresa antes da desestatização foram beneficiados, na medida em que, sem que aportassem investimento adicional na empresa, adquiriram posição política favorecida pela limitação de voto da União."
Para a AGU, a privatização "serviu para comprometer o interesse e o patrimônio públicos sem qualquer contrapartida."
Outro ponto de insatisfação do governo é a impossibilidade de indicar um novo representante no conselho da empresa — o nome de Bolsonaro ainda está lá e não foi sacado pela administração da empresa. "Inaugurando-se um novo ciclo governamental, nada mais natural que o governo eleito tenha a possibilidade de indicar pessoa de sua confiança para representar seus interesses na empresa", pontua.
No STF, o caso tem relatoria do ministro Nunes Marques e está em fase de instrução.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-06-06 21:44:54Desculpa esfarrapada! Todos os sócios têm os mesmos direitos de acordo com os estatutos e proporcionais às quantidades e tipos de ações que possuem. Lula foi contra a Lei das Estatais, Lei das S/A's. Contra o Marco do Saneamento. Com isso demonstra que pretende solapar nossa democracia. Lula, pegue seu dinheiro, não o nosso, e invista na exuberante democracia da Venezuela!
Fernando
2023-06-06 20:07:00O governo lula quer anular umas das poucas boas medidas do gov Bolsonaro !! Privatizar a Eletrobras !! Eles vivem em que século ?? Mentalidade retrograda !!!
Peter
2023-06-06 16:44:16Sou co-proprietário dum andar do Ed. Herm. Stoltz, sempre publicado com o letreiro já removido há anos, da Eletrobras. Atualizem-se! Redação, usai outra foto mais cabível!
Sônia Adonis Fioravanti
2023-06-06 12:29:47QUANTO MAIS EMPRESAS PÚBLICAS PARA SEREM RECHEADAS DE ASPO NES INÚTEIS MELHOR 🤮🤮🐀🐀