Adriano Machado/Crusoé

‘Parasitas’: oposição e até aliados criticam Paulo Guedes

07.02.20 17:49

Deputados e líderes partidários da oposição e até mesmo aliados do governo criticaram o ministro da Economia, Paulo Guedes, que comparou funcionários públicos a “parasitas”. “O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita, o dinheiro não chega ao povo e ele quer aumento automático”, afirmou o ministro, durante um evento no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, 7.

Paulo Guedes defendia a necessidade de aprovação da reforma administrativa, em elaboração no governo, ao criticar a postura de servidores públicos. A fala do chefe da Economia deve aumentar as dificuldades do Palácio do Planalto para conseguir emplacar a reforma.

O presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, repudiou a fala. O partido integra a base aliada do governo Bolsonaro no Congresso Nacional. “Nós do Republicanos somos favoráveis à reforma administrativa, mas o ministro Paulo Guedes não pode chamar todos os servidores públicos de ‘parasitas’. Não é por aí. Há bons e maus em todo lugar, até mesmo na equipe de Guedes. Ou ele acha que está tudo indo muito bem, obrigado?”, alfinetou Marcos Pereira, pelas redes sociais. Parlamentares do PT e do Psol divulgaram notas de repúdio à declaração de Guedes.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Concordo plenamente com o que o ministro falou, antigamente quando os funcionarios eram celetistas, todos trabalhavam com receio de perder seus empregos, hoje se pegam com a lei de estabilidade e fazem o que bem querem, e politicos criticarem o ministro é até uma piada, me mostrem bando maior de parasitas neste pais de que a classe de politicos, são um câncer da nação.

  2. Getúlio e Odete lá embaixo sintetizaram muito bem a verdade. Enquanto isso...a credibilidade do país despenca e a nossa moeda fixa cada vez mais fraca. Adivinhem quem está ganhando?

  3. Imagina o que pode vir de uma reforma administrativa feita com tamanho desconhecimento da realidade do serviço público do País e da situação do funcionalismo. Nada que preste!

    1. O serviço público precisa melhorar e muito, mas isso não elimina o fato de o Paulo Guedes ter dito uma bobagem, misturando o joio com o trigo, desvalorizando os funcionários dedicados e competentes. As razões da qualidade ruim dos serviços públicos são parecidas com aquelas que levam o nosso ensino a estar entre os piores do mundo, a nossa saúde um caos, a insegurança generalizada, etc. etc. etc.....

    2. Se o serviço público aqui valesse o que pensam os barnabés, o Paulo Guedes teria cometido uma impropriedade verbal. Mas, querem saber? tem mais coronavirus no serviço público que na cidade de Wuhan. De resto, tem muito apaniguados de políticos nós escaninhos de nossas repartições... aliás, a palavra "repartição" te lembra alguma coisa???

  4. Ministro, tudo que membros do atual governo falam é deturpado, tiram do contexto, mas o Brasil precisa da faxina que está sendo feita, siga em frente.

  5. Ministro, parabéns! A verdade dói, mas precisa ser escancarada. Vete tudo o que puder!!!! por que só o povão precisa apertar o cinto?????,

    1. Gisa, a maioria dos sevidores publicos são mesmo parasitas. É hora de começar a terceirizar os serviços públicos e pagar 1/4 dos salários. Só assim vamos conseguir pagar menos impostos para sustentar esta população que somente suga de quem tanto produz

    2. Vete mesmo e quando você precisar de algum serviço público vai dar com a porta na cara. Veja a bobagem do que você está dizendo. Todos precisamos desses servidores e se as coisas não funcionam como deveriam, na maioria das vezes, não é por culpa deles, mas dos gerentes e administradores dos órgãos a que estão vinculados, que não têm autoridade e nem competência, são indicados politicamente. Ademais, aqueles que ganham altos salários são uma minoria blindada e vão continuar como estão.

  6. Que falta do que comentar !!! Claro que existem parasitas entre o funcionários assim com existem bons funcionários !!! Estou com Paulo Guedes !!!!!

  7. Atenção Sr. Ministro: o senhor não pode falar a verdade de forma direta; precisa tucanar a versão. Por exemplo: funcionários públicos, profissionais não tão eficientes e não tão mal remunerados... etc.

  8. Não podemos generalizar, mas que tem muito parasita, não temos dúvidas. Reforma adm Já. O Brasil não é a Índia, mas tá cheio de Castas. Políticos, func públicos, Judiciário, e por aí vai. E o povo, coitado do povo, cabe apenas pagar a conta e ficar quieto.

  9. Ficaram ofendidos todos aqueles que se enquadram o perfil posto pelo ministro. Eu trabalhei durante 20 anos em autarquia e assino embaixo da fala do ministro. Eu pedi demissão do funcionalismo público aos meus 36 anos e fui empreender.

  10. Os funcionários públicos não tem aumento automático e muito menos esses privilégios que o governo divulga. Escolheram Os funcionários públicos como bode expiatório e desde 2009 a aposentadoria é o teto da previdência, para integralidade tem que pagar previdência complementar. isso o ministro não divulga, exatamente para passar a imagem errada dos servidores públicos.

  11. O que o ministro quiz dizer e que os funcionarios públicos tem seus direitos e salários garantidos com aumentos anuais independente da situação econômica do país ! E como se uma empresa em falecia seguisse aumentando os salários e sem poder reduzir o seu quadro de funcionários que tem estabilidade . De uma forma geral servidores públicos são em geral são competentes pois entram através concursos . Quem distorceu o discurso foi a mídia ávida por uma fofoca e polêmica . Quarto poder destrutivo .

  12. Quando entrei no serviço público, a aposentadoria era após 35 anos de serviço, o qual vou fazer no meio deste ano. Vieram as reformas do FHC e Lula. Não reclamei delas, pq iria me aposentar muito novo e trabalharia por mais seis anos. Agora veio essa terceira reforma e eu vou ter que trabalhar mais onze anos pr me aposentar, tendo contribuído por 46 anos. Tenho 11% de desconto sobre todo meu salário. Trabalho muito e nunca fui um parasita. Presto meu serviço pra população e tenho orgulho disso.

    1. Grande parte é constituída de parasitas sim. Parasitas com salários injustificáveis, licenças prêmios e penduricalhos de toda ordem sem falar na estabilidade....

  13. 90% de parasitas, malandros, boas vidas. Pé nos conformes dessa turma que não produz apenas extraí. Guedes acertou na mosca, mais uma vez meus parabéns!!!!

  14. O hospedeiro já morreu faz tempo. Exemplo? Procurem números em cidades de sua região. Na sua cidade. Vamos tirar a “ajuda” federal teu município sobrevive? Só pra comecar olha o custo da câmara de vereadores

  15. Não adianta colocar a culpa no funcionalismo público! O problema desse país é gestão e corrupção. Quando o serviço público estiver sucateado e os cidadãos esperando anos por um parecer em um processo, vão passar a dar valor. Bons e maus profissionais têm em todo lugar.

    1. E só privatizar estes serviços que vai agilizar e diminuir os custos em muito . chutando por baixo 30%.

  16. Isto Paulo Guedes. Focar sempre, como vc vem nos ensinando. Parabéns pela determinação. Vamos minar o corporativismo, a incompetência, até abraçar as torres gêmeas e a puta cega, dando fim ao fisiologismo exacerbado que em 35 anos destruiu nosso plexo federativo. A hora é agora. De cá estamos desarmados e prontos, e de alma repleta de brasilidade.

  17. A verdade é que o Brasil hoje é bem menor do que o tamanho do estado , e o cara não falou muito coisa errada , todo mundo sabe que a elite brasileira hoje é composta por servidores privilegiados , e com excessão dos que ganham menos e trabalham mais , a maioria ganha muito pra fazer pouco , e não mais carga tributária que paga tanto inchaço , é claro que tem uma parcela enorme também sem concursos indicados que termina de afundar o país.

    1. O funcionalismo público à partir do judiciário, está matando a galinha de ovos de ouro, o POVO. E a ganância ñ os permite perceber. Que o coronavirus ñ seja o grande mestre. Eles sequer andam na chuva.

  18. Este é o governo Bozo. Ao invés de juntar a sociedade em torno de algumas metas comuns, ele fragmenta ainda mais uma sociedade já destroçada. Enquanto eles se divertem, o dólar está indo para 5 reais. Moeda fraca, país fraco!

    1. O dólar vai continuar subindo sim, e não é pelo país fraco, e sim pelo país forte dono da moeda ( dolar ganhado de todas moedas no mundo nesta semana )

    2. coitado de vc ...o brasileiro e muito burro ...ñ gosta de ouvir a verdade ...prefere ser enganado e bajulado ...e sofrer ...triste verdade ...

  19. Não são os funcionários, dos quais muitos são concursados, que travam o enxugamento do Estado obeso e disfuncional. São os políticos. Mas o Ministro nada pode dizer (ou fazer) sobre o tema. A grande roubalheira promovida pela coalizão trambiqueiro-meliante, que atolou o País, foi obra de bandidos travestidos de políticos e de jabutis arborícolas. A proliferação de grupos de interesse fantasiados de partidos políticos, quase todos controlados por caciques locais e regionais, é coisa de político.

    1. As montanhas (da cordilheira) de recursos públicos surrupiados por políticos e recuperados pela Operação Lava Jato estavam em mãos de caciques partidários. Barnabé não rouba em escala industrial, privilégio de quem planeja e executa em nível central o ataque ao erário, o estupro de fundos de pensão e a metamorfose, isto é, a conversão de estatais e paraestatais em vacas leiteiras, tudo isso baseado na certeza da impunidade, característica maior da geleia real identificada com a Res Putrida.

  20. Paulo Guedes nao sabe a diferença entre um servidor parasita e um servidor barnabé. Quaa as ndo coloca todos no mesmo tacho age de má fé indispondo os servidores públicos honestos com a população

  21. Parabéns Paulo Guedes!! Quem está te criticando são parasitas inconformados!! Faz uma consulta pública e ficará surpreso como o povo sabe que que estes parasitas são a desgraça do país junto com a corrupção! Demite 70% e da de presente a eles um Cnpj, para tornarem empreendedores e sentir na pele o que é ter que carregar nas costas tantos parasitas!! Sim, os que ficarem depois de uma nova avaliação de competências, diminua o salário em 60% !!!! Bando de sanguessugas, não aguentamos mais 😡

    1. Babaca. tu é um frustrado por NÃO ter estudado. Vai estudar burrão.

    2. Essa coisa de generalizar é uma “puta” falta de educação!

    3. Primeiro se reduz os super salários e privilégios de ministros, juízes, conselheiros, cargos comissionados, que grande parte, por serem de confiança, somente batem seus pontos (sem trabalharem) e vão, provavelmente, cuidar de outra atividade. Depois se faz uma avaliação e identifica os parasitas, que devem ser tirados do serviço público . Em seguida, se não ficar bom, tira os servidores que trabalham e coloca os empreendedores para substituí-los.

  22. Bah! Tentei enviar essa mensagem 👆👆👆👆para vocês no Twitter e não consegui. Só aqui. Tá feia a coisa hein. Acho que sei o que é. Vocês mexeram com santos!

  23. ‪Ninguém mais suporta opinião própria nesse país. Que parasitismo pernicioso da liberdade de pensar livremente é esse? Novo tipo de corona vírus? Ninguém suporta ninguém tolera ser criticado ou tomar um contra ou ouvir uma verdade? Essa é a origem da burrice crônica. ‬

  24. MAS, tem uma condicionante para nivelar a aeronave: a moralização, a adequação do corpo funcional estatal a uma realidade financeira e fiscal deficitária, deve iniciar POR CIMA. Os estamentos superiores dos três Poderes precisam dar o exemplo.Sem descer às minúcias fofocantes de Gadelha, nosso esforçado jornalista, mas as lagostas e as viagens espúrias tem que acabar. Aposentadorias parlamentares sem contribuição idem. Se não houver o exemplo dos comandantes,o horizonte não estabiliza no painel.

    1. Também penso assim. Há que separar o privilégio pessoal, da proteção à função do servidor. E em qualquer agrupamento com liderança estabelecida, desde a família, o exemplo sempre deve vir de cima.

  25. Não vi nada de mais nesse comentário do Ministro. Essa reação exagerada dos demagogos e oportunistas não tem cabimento. É muita frescura !

  26. Pelo amor de Deus! Guedes não chamou todos os servidores públicos de parasitas, mas aqueles que querem aumento anual de qualquer jeito, tenha ou não o País condição econômica de arcar com aumentos. Um recado para os sindicalistas e grevistas, na minha opinião.

  27. O Ministro dr. Paulo Guedes é reconhecidamente trabalhador, competente, tem um bom desempenho no cargo que ocupa mas, anda precisando urgente de um bom cursinho de boas maneiras..... Matricule-se Ministro!!

  28. Claro que há excessos a serem corrigidos e há até uma "cultura parasitária". Mas o que causou essa hipertrofia estatal, talvez tenha sido uma classe empresarial insensível, lutando com um sindicalismo selvagem e tendo como pano de fundo e gênese, as benesses imperiais. O concurso público veio p/acabar com o cargo obtido por "bilhetinho do Dr.Getúlio". De lá p/cá, o remédio virou veneno e ninguém quis aplacar e sim formar os filhos p/obterem um bom cargo público. Precisa haver um meio termo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO