Agência Brasil

Operador ligado a ‘banco dos doleiros’ fez pagamento ao casal Garotinho

03.09.19 10:32

O doleiro Álvaro José Novis fez pagamentos para os ex-governadores do Rio de Janeiro Anthony Garotinho e Rosinha Matheus em nome da Odebrecht, no esquema de contratos superfaturados para a construção de casas populares em Campos, no norte do estado. A informação foi levantada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, que prendeu o casal de ex-governadores nesta terça-feira, 3, na Operação Secretum Domus.

Novis é um dos operadores registrados no banco dos doleiros, mantido por Dario Messer, preso no fim de julho pela Polícia Federal em São Paulo. Nos registros das transações controladas por Messer, ele fazia entregas de dinheiro vivo para pagamentos de propinas de Odebrecht, obtido por operações de outros doleiros ligados a Messer.

A defesa de Novis, que fez acordo de colaboração premiada, diz que o doleiro, apesar disso, não fazia parte da rede de Messer. “Sua relação era com a empresa Odebrecht”, ressalvou, em nota. “Os reais eram gerados pelos doleiros que prestavam serviços para o departamento de operações estruturadas da Odebrecht”. O colaborador era “apenas o operacional financeiro”, segundo o comunicado, e “não sabia quem era o destinatário final das entregas”.

Com a operação de hoje, quatro ex-governadores do Rio estão presos: Garotinho, Rosinha, Sérgio Cabral Filho e Luiz Fernando Pezão. Garotinho foi preso anteriormente em três operações. Em novembro de 2016 e em setembro de 2017, por suspeita de compra de votos com o programa social Cheque Cidadão.

Em novembro de 2017, Garotinho (foto) e Rosinha foram presos a partir da delação de Ricardo Saud, da JBS. A empresa teria feito um contrato fantasma de serviços de informática para repassar verbas a campanhas eleitorais do casal.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Qual será o argumento que Gilmar Mendes vai utilizar para solta-los? Por falar nisso, Garotinho já pode pedir música no Fantástico.

  2. Cadeia para todos esses vagabundos que nunca tiveram carteira profissional assinada. A lava jato não pode parar. Cadeia para todos. Borrachada em quem não presta.

  3. PELA QUANTIDADE DE VEZES Q ELES COMANDARAM O ESTADO DO RIO E A PREFEITURA DE CAMPOS, SE APURAR TUDO, ELES DEVEM TER PEGO O EQUIVALENTE A, PELO MENOS UM CABRAL NOS SEUS MANDATOS, QUANDO OUCO FALAR EM 7 MILHOES DISSO, 15 DAQUILO, FICO IMAGINANDO Q ESTAO LONGE DOS VALORES REAIS. DEIXA ELES NA CADEIA ATE FAZEREM DELACAO PREMIADA. GAROTINHO NAO TEM ESTRUTURA PRA SEGURAR A ONDA. VAI ABRIRI O BICO RAPIDINHO.

    1. Deveriam ressarcir os valores rapinados aos cofres públicos, é pedir demais????

  4. É incrível a capacidade dos cariocas em eleger governadores corruptos. Parabéns. É o 4o. governador preso e a 4a. prisão do Garotinho. Os ministros solta bandido do $tf estão dando pulinhos de alegria. Vão faturar.

  5. Este casalzinho já deveria estar preso há muitos anos. Não valem uma 💩. E ainda tem idiotas que votam nessa gente em troca de uma cesta básica. Cidade maravilhosa... kkk

  6. Cada enxada e um picareta, nunca nesse país, o erário foi tão roubado, essas duas crianças Rosinha e garotinho, dois guria bem saoequinhas!

  7. Não me esqueço daquela cena dele entrando num camburão em uma maca. Quando viu que o teatro dele não surtia efeito, fez aquela cena lamentável e ridícula. A menos me fez rir um bocado...

    1. Quando o Garotinho percebeu que não entrava em uma ambulância, que se tratava de um camburão da polícia, sarou na hora! kkkkk...

    1. O STF tem que ter trabalho. Oque Gilmar vai fazer sem bandido para soltar? Assim tem que prender para manter o STF ativo!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO