Operação Spoofing: juiz rejeita pedido da OAB para participar como assistente
A 10ª Vara de Justiça Federal negou o pedido do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil para participar como assistente no inquérito da Operação Spoofing. A decisão foi tomada na terça-feira, 6. O pedido feito pela OAB alegava que era preciso a participação da entidade para garantir a ordem constitucional e o regime democrático,...
A 10ª Vara de Justiça Federal negou o pedido do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil para participar como assistente no inquérito da Operação Spoofing. A decisão foi tomada na terça-feira, 6.
O pedido feito pela OAB alegava que era preciso a participação da entidade para garantir a ordem constitucional e o regime democrático, além de haver necessidade de garantir a custódia das provas apreendidas pela Spoofing com os hackers presos (foto) por invadir celulares de autoridades, como os integrantes da força-tarefa da Lava Jato no Paraná.
O procurador responsável pela investigação, Wellington de Oliveira, rejeitou o argumento afirmando que o controle externo da atividade policial é uma responsabilidade do Ministério Público, segundo determina a Constituição. Admitir a participação da OAB na investigação, para Oliveira, seria fazer da Ordem “fiscal extraordinário do Departamento de Polícia Federal, do Ministério Público Federal e do Poder Judiciário, de uma única vez, como se fosse um quarto poder da República, ao arrepio da própria Constituição”.
O procurador acrescentou, em relação à necessidade de preservação de provas, que elas só poderiam ser destruídas com autorização judicial. O juiz Ricardo Leite destacou que já existe decisão do Supremo Tribunal Federal determinando a preservação das informações colhidas na Spoofing.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ivan
2019-08-13 05:46:28Conselhos de classe são órgãos criados para fiscalizar o exercício das profissões seria muito interessante que a OAB atentasse mais para esse objetivo.
MARIO
2019-08-12 14:58:09Até que enfim uma decisão sábia, deixar a oab(é minuscula mesma) que está totalmente fora de contrôle na representaçao do advogado e do direito ainda fazer politica partidária em inquérito da policia federal eria o fim.
Fátima
2019-08-12 12:38:28Essa OAB sempre co malandragem... não cuida nem de limpar a própria instituição! É muito cara de pau!
Francisco
2019-08-12 11:11:37Muito bem! A OAB (ORGANIZAÇÃO AMIGA DOS BANDIDOS) se mete em tudo como se fosse reserva moral, intelectual e da justiça brasileira. Bando de sacripantas, a meu ver e rotundos considerando o cabeça desta nefasta organização do mal.
Luiz
2019-08-12 07:29:31É simplesmente vergonhoso, eles não aceitam a derrota, fazem de tudo para tentar interromper a grande possibilidade de desenvolvimento do País. Querem uma nação de desinformados para poderem continuar no processo de “emburrecimento” do povo brasileiro.
Oswaldo
2019-08-11 14:59:18O supremo quer ter estas provas nas suas mãos para chantagear alguns e ajudar outros comparsas
Capitão Verdade
2019-08-10 18:36:28Essa “oab” precisa criar factoides, senão ninguém lembra que ela existe. Porque defender a sociedade de advogados picaretas, isso ela NÃO FAZ. Às favas.
ADONIS
2019-08-10 17:48:23OAB é a Ordem dos Amigos dos Bandidos. É mais uma das numerosas franjas do PT.
Helio
2019-08-10 17:21:31OAB , representa o PT. Precisamos enquadrar OAB , destituir petistas corruptos . Boa iniciativa de tirá-los da Petrobras , cabide de falcatruas
Sirlei Oda
2019-08-10 15:21:36Cambada de rábulas,não sabem mais o que fazem para desconstruir o País .Carvalhosa, é o que está sempre em alerta e fala as verdades,doa a quem doer.