Agência Brasil

Operação apura fraude contra fundo de pensão dos Correios no Rio

26.06.19 16:15

A Polícia Federal (foto) cumpriu na manhã desta quarta-feira, 26, 11 mandados de busca e apreensão determinados pela 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro em seis residências e cinco empresas ligadas ao grupo Galileo Educacional e ao fundo de pensão Postalis, dos Correios. A operação investiga suspeita de lavagem de dinheiro, gestão temerária e desvio de recursos do Postalis, a partir da emissão de Cédulas de Crédito Imobiliário que teve como garantia um terreno sobreavaliado no bairro de Guaratiba, Rio de Janeiro.

Somados o valor investido e o rendimento que deveria ser obtido, o prejuízo ao Postalis com a transação é de 98 milhões de reais, segundo as investigações da PF e do Ministério Público Federal. A apuração revelou um esquema complexo que envolvia outros fundos de investimento ligados ao fundo de pensão e várias empresas relacionadas ao pastor Adenor Gonçalves dos Santos, ex-presidente do Conselho de Administração do Grupo Galileo.

O terreno usado como garantia foi avaliado em 2011 por 5,47 milhões de reais e por 464,29 milhões reais em 2013. Após a transação, foi identificada uma série de pagamentos, no total de 26,26 milhões de reais, a título de consultoria e assessoria jurídica e financeira para empresas vinculadas a Adenor.

A operação de hoje é uma continuação da Recomeço, realizada em junho de 2016, e que apurou um esquema de emissão de debêntures pelo Grupo Galileu no valor de 100 milhões de reais para recuperar a Universidade Gama Filho, que havia sido recentemente adquirida. O esquema prejudicou os fundos Postalis, dos Correios, e Petros, da Petrobras, que investiram 90 milhões de reais na compra dos papéis.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A bandidagem nunca roubou tanto como nestes últimos 16 anos. No mundo inteiro não não teve igual! A Justiça tem muito trabalho! Vai Brasil ! E que Deus nos ajude!

  2. Os dirigentes do fundo Postalis eram indicados pelo Renan Calheiros. Imagine a roubalheira que não fizeram. Coitados dos carteiros.

  3. O pior é que existem ótimas pessoas honestas e trabalhadoras carregando esse piano nas costas para mater essa corja ladrōes e corruptos.

  4. Isto deve ser mentira! The Intercept irá mostrar que não houve nada, é tudo armação para incriminar o governo mais honesto que o Brasil já teve. Fakenews tá acabando com o país!

    1. Perdeu Josefa gramscista. Vira vai, vira. É assentadinha na hora do xixi. O bililiuziiiinho da molhando o chão

    2. Soninha tá nervosa. A trupe bozista não suporta ouvira verdade limpa e clara.

    3. José vc é uma persona non grata, um anencéfalo, pessoas iguais a vc q fazem com q o Brasil não progrida!!! Triste ver uma pessoa tão domesticada!!!

  5. Esse Correio tem que ser vasculhado. So' roublheira ali dentro. Roubaram dos funcionarios, das pessoas que usavam seus servicos... roubaram tudo o que puderam. E hoje, garanto, vao berrar contra a sua privatizacao! Haja cadeia pra botar essa corja!

  6. Esses roubos q fizeram em nossos fundos de Pensão, não podemos chamá-los de “golpe”,pois os “ladroes” sempre falam q tudo contra eles e “golpe”. Nosso País está cercado por “servidores público” comprometidos com os ladroes.

  7. Péssima gestão transformou uma grande empresa do Brasil em LIXO... O partido dos trabalhadores fraudando o fundo de pensão.dos trabalhadores ...

    1. A Sra tem provas? Isso é ditadura. Chega de fascismo, nossa democracia está doente mesmo.

    2. Pode isso?!?! Trabalhadores q não trabalham ferrando quem trabalha

    3. Não precisa privatizar, pois é uma empresa lucrativa. Basta melhorar a compliance e tudo se resolve.

  8. E eu perdendo 23% da minha aposentadoria para pagar o roubo do sindicalista que presidia a nossa Postalis. Até agora não vi o nome dele nas relações de prisões. Onde anda esse petista corrupto ?

    1. Canalha!!! Tem q divulgar o nome desse petista ladrao de trabalhadores

    2. Divulgue aos quatro cantos o nome desse sindicalista. Com isso a polícia federal poderá fazer-lhe uma visitinha.

    1. Quando houver pena de morte para corruptoras e ladrao.

Mais notícias
Assine agora
TOPO