OAB defende filho de Asfor Rocha em processo sobre fraude na contratação de advogados
A Ordem dos Advogados do Brasil enviou seu procurador nacional de prerrogativas, Alex Sarkis (foto), para defender um escritório de advocacia cujos sócios são um conselheiro nacional da entidade e o filho do ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça Cesar Asfor Rocha. À Procuradoria de Prerrogativas da OAB compete defender a "dignidade e a valorização...
A Ordem dos Advogados do Brasil enviou seu procurador nacional de prerrogativas, Alex Sarkis (foto), para defender um escritório de advocacia cujos sócios são um conselheiro nacional da entidade e o filho do ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça Cesar Asfor Rocha. À Procuradoria de Prerrogativas da OAB compete defender a "dignidade e a valorização do exercício da advocacia". Na ação, porém, a banca é acusada de fraude ao driblar a aplicação das leis trabalhistas na contratação de seus advogados.
Segundo o Ministério Público do Trabalho, o escritório de advocacia Rocha, Marinho, e Sales, que pertence a Wilson Sales Belchior, conselheiro federal da OAB, e a Caio Rocha, filho do ex-ministro Cesar Asfor Rocha, contrata advogados na modalidade de associados para evitar criar vínculos empregatícios. O processo foi movido na Paraíba, e foi rejeitado em primeira e segunda instâncias. A banca já chegou a ser condenada pela mesma prática em Pernambuco.
Representando o Conselho Federal da OAB, o procurador Alex Sarkis defendeu os interesses do escritório durante sessão do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, no dia 5. Sustentou que não foram cometidas fraudes, e que como procurador, não poderia atuar em benefício dos advogados, já que eles seriam "tecnicamente capacitados".
Procurada, OAB alegou que Sarkis não compareceu à audiência como procurador nacional de prerrogativas, mas como conselheiro federal da entidade. "A escolha do regime jurídico de vinculação à sociedade, se associativo ou celetista, constitui objeto de livre estipulação entre os envolvidos", diz a entidade. No entanto, na sua sustentação oral, em agradecimento aos magistrados presentes, o advogado disse estar "em nome do conselho federal, na condição de procurador nacional de prerrogativas".
Sócio da banca de advocacia que recebeu ajuda da OAB no processo, Caio Rocha é denunciado, ao lado do ex-ministro Cesar Asfor Rocha, por suposta exploração de prestígio e lavagem de dinheiro na Operação E$quema S. Eles teriam recebido 2,6 milhões de reais da Fecomércio do Rio para tentar influenciar em votações do Superior Tribunal de Justiça. Na mesma investigação, o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, foi delatado pelo ex-presidente da entidade, Orlando Diniz, por pagamentos de 120 mil reais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Aguia
2020-11-17 19:42:40Kkk: Isto vai virar processo ‘sigiloso’ rs
MARCOS
2020-11-11 18:51:10Logo logo esse aí será indicado para o STF, com o apoio do Tófolli e do Gilmar. Currículo e a qualificação, que eles exigem, ele tem. Vergonha!
Jose
2020-11-11 16:52:41a OAB já foi uma entidade de classe respeitável... hoje não passa de um tipo de sindicatinho de maus advogados e do crime associado
TONI FERREIRA
2020-11-11 15:03:44A OAB não se deve prestar a isso! Seu papel é exigir o cumprimento da lei e das prerrogativas em face de todos os seus filiados. Mas defender determinado escritório ou pessoas de acusações graves cabem a outros defensores, UTI SINGULI, e não à entidade dos Advogados.
José
2020-11-11 12:38:26Essa é a OAB , queridinha dos bandidos
ANTONIO
2020-11-11 12:34:23Requisito pra entrar na OAB é não ter ética. Tudo bandido!
Maria
2020-11-11 12:03:05E pensar que o Brasil está do jeito que está, por causa de alguns profissionais dessa área. É aí que nasce o crime.
Maria
2020-11-11 10:50:09OAB um lamaçal só MORO 2022!
alvelino manoel
2020-11-11 10:47:20A OAB BEM QUE PODERIA APROVEITAR ESTA OPORTUNIDADE PARA MORALISAR A PROFISSÃO, DEFENDENDO DE FATO OS BONS PROFISSIONAIS, NÃO ESSAS ARAPUCAS QUE SÃO MONTADAS PARA BURLAR AS LEIS BENEFICIAR ALGUNS PILANTRAS E PICARETAS QUE ATUAM NA ÁREA.
Inês
2020-11-11 09:17:53O esquerdopata Felipe Santa Cruz foi eleito indiretamente, a maioria dos advogados defendem eleições diretas para presidência para evitar o uso político da entidade, no entanto, a maioria não tem voz devido o controle do sistema implantado pela maldita CF 88, dita cidadã.