Partido da Universal se pergunta: filiação de Bolsonaro é um bom negócio?
Uma possível filiação do presidente Jair Bolsonaro (foto) e de seus aliados ao Republicanos, novo nome do antigo PRB, é vista com certa desconfiança pela cúpula do partido. Lideranças da sigla temem que os aliados de Bolsonaro se recusem a seguir as orientações da nova legenda, como fizeram no PSL. Isso teria potencial para tumultuar...
Uma possível filiação do presidente Jair Bolsonaro (foto) e de seus aliados ao Republicanos, novo nome do antigo PRB, é vista com certa desconfiança pela cúpula do partido.
Lideranças da sigla temem que os aliados de Bolsonaro se recusem a seguir as orientações da nova legenda, como fizeram no PSL. Isso teria potencial para tumultuar a bancada do Republicanos no Congresso, que costuma votar unida.
Temem também não ter "acesso ao governo", algo de que gostariam de desfrutar como o partido do presidente da República. Integrantes do partido dizem que uma eventual filiação de Bolsonaro não representaria propriamente uma garantia de que a sigla teria prioridade na distribuição de cargos e emendas.
Lideranças do Republicanos lembram ainda que a cúpula do partido, ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, não está disposta a ceder o comando da sigla a Bolsonaro, como ele deseja.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2019-10-25 21:46:57Se senadores podem migrar pq o cargo é majoritário e eles foram eleitos graças aos votos que receberam, então o mesmo deveria ser válido para deputados que obtiveram votos suficientes para se eleger sem quociente eleitoral.
Uira
2019-10-25 21:45:59Portanto, há dúvida razoável quanto à possibilidade de Bolsonaro migrar do PSL levando os deputados e quinhão do fundo partidário referente à quantidade de votos que eles receberam. Se a regra da fidelidade é o critério que impede a migração de um deputado, então ela não deveria valer para senadores, já que o partido poderia decidir que um senador migrar para outro partido viola as regras da fidelidade partidária.
Uira
2019-10-25 21:43:57Vejam que a resolução do TSE diz que a decretação da perda de cargo eletivo só pode ocorrer em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa. Quando um deputado recebeu votos suficientes para se eleger sem precisar do quociente eleitoral, não há justa causa para que ele perca o seu mandato se migrar de partido. E sendo assim, então não deveria haver restrição para ele levar os recursos do fundo partidário, tempo de rádio e TV, pois ele é o verdadeiro "dono" destes.
Uira
2019-10-25 21:31:22E se deputados eleitos no voto direto se sentirem estimulados a tb mudarem de partido e pedirem na justiça eleitoral a fatia do fundo partidário que lhes cabe? Afinal, parte do fundo partidário é proveniente dos votos obtidos por ele, que não só é obrigado a acatar qq desmandos de dirigentes partidários, sendo que ele na verdade é sim dono do mandato, pois recebeu votos para isto. Os deputados honestos do Congresso deveriam começar a buscar seus direitos.
Uira
2019-10-25 21:24:07E se Bolsonaro conseguisse levar parte do fundo partidário para o Republicanos, será que eles ficariam tão arredios? Isto de certa forma contrabalancearia qq efeitos colaterais de se "absorver" Bolsonaro e sua ala proveniente do PSL. Se no PSL o fundo partidário causou discórdia, pq ela não pode ser extensível aos partidos? Imagine se a possibilidade de saída de Bolsonaro começar a causar "disrupções" nas relações até então harmônicas entre legendas.
HOMERO
2019-10-21 09:40:48Ele tem que fazer um partido puro de direita, sem fisiologismos.
Elizabeth
2019-10-21 06:43:04Por mim ele pode ir pra onde quiser com toda a família eu NUNCA mais vou votar nele só votei no segundo turno para se livrar do pt tb já arrependi Bolsolula é pior q toda a ptzada junto
Laonte
2019-10-20 18:28:34A mente das maiorias dos políticos só vêem sifrães.
Cretino
2019-10-20 18:14:52Quem irá querer trazer para dentro da sala um bode fedorento e três cabritinhos fedidos, pergunto...
Bruno
2019-10-20 16:20:03No final, só o cidadão é que se ferra enquanto os políticos brigam.