Casa Branca

O que Trump pretende com as trocas no Pentágono

11.11.20 18:05

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizou diversas trocas no comando do Pentágono no início desta semana. Na segunda, 9, ele demitiu o secretário de Defesa, Mark Esper (foto), que ocupava o cargo equivalente ao de ministro da Defesa. Na noite desta terça, 10, três outros oficiais do Pentágono foram substituídos por pessoas leais a Trump.

Entre os novos membros do Pentágono está o general aposentado Anthony Tata, um convidado recorrente dos programas de televisão da Fox News. No Twitter, Tata já chamou o ex-presidente Barack Obama de terrorista e falou que o islamismo era a “religião violenta mais opressiva” que ele conhecia.

As trocas têm uma razão política. “Provavelmente, Trump está fazendo um acerto de contas. O presidente ficou com raiva porque perdeu a eleição e está tirando quem ele não gosta”, diz o cientista político Martin Geoffrey Cohen, professor da Universidade James Madison e especialista no Partido Republicano.

Outro objetivo pode ser o de atrapalhar a transição para o governo de Joe Biden, que toma posse em 20 de janeiro. “O Departamento de Defesa tem um dos maiores orçamentos e uma estrutura que engloba diversas regiões do mundo. Ao substituir suas cabeças, Trump está afetando uma área central do governo em que a transição é muito sensível e complexa”, diz o professor de relações internacionais Mario Schettino Valente, do Ibmec de Belo Horizonte.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Acho que não entenderam o processo eleitoral americano, pois até agora não existe vencedor oficial. Existe uma contagem, ainda sendo processada, que cabem recursos e solicitação de remontagem. Assim, apenas, dados levantados/estimados pela imprensa.

  2. porque aqui não sai uma matéria sequer sobre fraude nas eleições? muitas coisas estão acontecendo, estados já estao anunciando recontagem de votos... provas robustas estão sendo encaminhadas aos lotes para a suprema corte e não sai nada aqui ??

    1. Favor, nós informe sobre essas "provas robustas". ....ou esta dizendo merda!

    2. Vá lá, leve provas de fraude nas eleições americanas e busque a recompensa de 1 milhão de dólares que e Governador do Texas está oferecendo! Ou vc faz isso ou pare de encher o saco com esta cantilena de fanático que de democrático não tem nada! Busque sua recompensa ou cale-se!

    1. Foi noticiado, sim! Se vc fica vendo Chaves, o problema e seu! Na Geórgia vão fazer a recontagem manual dos votos em razão da pequena margem de diferença! Isto é procedimento padrão nestes casos, não tem nada de excepcional! Antes de abrir o bico, atualize-se! E, pra vc também, se achar que houve fraude nas eleições americanas, reúne provas e vá buscar sua recompensa de 1 milhão de dólares, oferecida pelo Governador do Texas! Até agora não apareceu nenhum candidato à recompensa! kkkkk

  3. O IdioTrump Está trabalhando contra o país ... o candidato Senador John McCain - já falecido - disse pros seus correligionários quando soube da vitória do Obama: Ele será Meu Presidente, após confirmada a vitória do adversário de campanha.

  4. Bobagem, será apenas um pouco mais trabalhoso. É só o Joe Biden entrar com a equipe dele e renomear os demitidos, trazendo de volta quem interessar. Sem falar que os demitidos estarão com raiva do trumpossauro agente-laranja e com certeza seria uma motivação a mais para adorarem trabalhar com o novo Presidente. O serviço de inteligência terá que prevenir a possibilidade de espionagem, claro.

  5. Lá como cá, o povo e o país são um mero detalhe... Tem muito mais gente ruim fazendo mal ao mundo e às pessoas do que supõe nossa vã filosofia!

    1. Ricardo tu vive fora do planeta? Um já se foi e o seu ídolo Tb irá para o espaço da mediocridade em breve! Fim do trumpismo, fim do bolsonarismo!

    2. Kkkk babacas ! Trump e Bolsonaro! Vão ter q engolir!kkkkkkkkkkkkkkj

Mais notícias
Assine agora
TOPO