Divulgação

O que o governo fará com a cloroquina que sobrou

04.06.21 10:03

Dos 3,2 milhões de comprimidos de cloroquina fabricados pelo laboratório do Exército no ano passado, 9% estão estocados. Em documento enviado à CPI da Covid, o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, disse que o excedente “poderá atender às demandas do Ministério da Saúde, da Defesa ou do próprio Exército Brasileiro”.

O general não especifica, porém, quais seriam as demandas e como seria utilizado o medicamento — o governo propagandeou a cloroquina como tratamento para o coronavírus, apesar de sua ineficácia já comprovada. Por isso, turbinou a produção do remédio.

A cloroquina é utilizada desde os anos 1930 contra a malária. O estoque atual de 290 mil comprimidos daria para suprir a necessidade interna pelo medicamento por mais de dois anos. Segundo dados do Exército, em 2018 e 2019, quando a pandemia de coronavírus ainda não havia chegado no Brasil,  259,4 mil comprimidos do medicamento foram suficientes para atender o Ministério da Defesa durante o todo o período.

Graças às pressões do governo para aumentar a produção do remédio, entre os meses de abril e julho de 2020 o Exercito produziu cerca de 800 mil comprimidos de cloroquina por mês. Braga Netto disse à CPI que o Exército fabricou o volume extra do medicamento porque, no dia 6 de março de 2020, a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde publicou um estudo “que apontava a classe de medicamento antimalárico como uma das recomendações relacionadas ao tratamento de infecções por Covid-19”.

Braga Netto alegou ainda que, em 18 de março de 2020, “começaram a surgir as primeiras publicações científicas internacionais que apontavam na direção do tratamento com antimaláricos, como a da Cell Discovery, provocando uma verdadeira corrida mundial em busca do difosfato de cloroquina, insumo farmacêutico ativo para a produção de cloroquina”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. De fato é um estoque enorme. Devem esperar expirar o prazo de validade e destruir, dando o mesmo destino dos testes para Covid-19 que não foram utilizados. Simples assim.

  2. 290 mil comprimidos? Qual o custo disso se tivesse que ser jogado fora? E qual o custo de esperar dois anos para consumir? E qual valor teria se o remédio tivesse demonstrado eficácia? Milhares de médicos em todo mundo acreditaram na possibilidade, mesmo que hoje a maioria não acredite mais. Agora imaginem se o governo tivesse pago adiantado bilhões de dólares pela vacina da Pfizer e ela não fosse aprovada (4 de 21 da FDA não aprovaram). O que a imprensa estaria falando hoje.

    1. 3- Na equipe de Trump e de qualquer outro líder decente, tem pessoas do mais alto gabarito para determinada análise. Não tem porcaria. E outra, são chamados especialistas que por ventura tem uma posição diferente para debater, não para falar mais do mesmo. E o risco em investir em vacinas em desenvolvimento, é uma variável que deve ser equacionada na NEGOCIAÇÃO. Mas imagina uma negociação com a Pfizer, capitaneada pelo Carlos Bolsonaro. O governo bolsonarista é um governo de moleques.

    2. 2- E obviamente a probabilidade era baixa. E então Trump enxerga no estúpido Bolsonaro, uma saída para desovar o estoque de cloroquina, caso essa droga não seja eficaz, como acabou acontecendo. Vacinas ainda em fase de desenvolvimento é sempre um risco. Mas voltamos a Trump. Quem auxiliou Trump na tomada de decisão quanto às vacinas? Você acha que na equipe de Trump para decidir sobre às vacinas, tem profissionais como Nise, Mayra, Wizard, Pazuello, Osmar Terra, etc de mais merdas.

    3. 1- Marcelo, não sei se choro pela sua estupidez, ou se dou risada pela sua estupidez. Trump apresenta a cloroquina, ainda em teste, como a virada de jogo na pandemia. Obviamente ele toma decisões para aumentar a oferta dessa droga para os norte americanos. Trump tem talvez, a melhor equipe do mundo para assessorá-lo na tomada de decisões. Então sua equipe deve ter passado para ele, qual a probabilidade de uma droga para malária vir a ser útil para combater um vírus.

    4. Enquanto Trump comprava vacinas, teu mito andava de jet em SC e zombava das vítimas. Acorda bozomerda!

  3. Uma das soluções para o des governo e os seus generais seria estimular o incremento da população do mosquito Anopheles e distribuí-lo igualitariamente pelo país (para isso temos o logísss-tico e estrategista Panzuelo). Teríamos uma extraordinária epidemia de malária ameaçando matar a população (bem ao gosto bolsonarista) e a droga (e bota droga nisso!) seria fartamente consumida para gáudio do "cientista e mito" que des-governa o Brasiiiil e adora uma mortandade.

    1. Ou como a finura, delicadeza da FAMILICIA BolsoNero costuma responder aos repórteres, enfia no ... dos degenerados do Governo Genocida.

    2. Essa ideia eu dei primeiro kkkk .,só que era para os machões da CPI.Você está copiando, não consegue imaginar uma coisa diferente? Está sem inspiração ou imitando o Zezinho diarreia?🐂

    3. Poderiam transformar os comprimidos em supositórios e distribuir para os bozoístas raiz.

  4. O HORROR GENOCIDA !!!!!!》》》》》》》》》》 https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2021/06/04/interna_politica,1273543/brasil-ignorou-53-e-mails-da-pfizer-diz-vice-presidente-da-cpi-da-covid.shtml?utm_source=onesignal&utm_medium=push ENQUANTO ISSO, BRASILEIROS MORRENDO ÀS CENTENAS DE MILHARES!!!!!

  5. O HORROR GENOCIDA !!!!!!》》》》》》》》》》 https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2021/06/04/interna_politica,1273543/brasil-ignorou-53-e-mails-da-pfizer-diz-vice-presidente-da-cpi-da-covid.shtml?utm_source=onesignal&utm_medium=push ENQUANTO ISSO, BRASILEIROS MORRENDO ÀS CENTENAS DE MILHARES!!!!!

  6. 1- Será q a cloroquina tem capacidade propulsora? Como o aumento da produção foi solicitado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, poderíamos enfiar tudo no rabo do "cachorrinho de painel de carro", aquele que balança a cabecinha afirmativamente para o Bolsonaro, e já q é astronauta, despacharíamos ele p/ o espaço. Esses militares são desavergonhados. Bozo fala q vai fazer um decreto, e que todos terão que cumprir. Fux enquadrou o "ditadorzinho" de merda e ele colocou o rabo entre às pernas.

    1. Nyco,você sabia que o Zezinho diarreia e assim recalcado porque foi abusado sexualmente em 2019?

    2. O palhaço PAULO/JOSÉ/PALHAÇO BOZO tem trabalhado intensamente. Não é fácil comentar todos os comentários alheios, mas jumento anencéfalo tem que SIFÚ mesmo.

    3. 2- Então o "ditadorzinho" de merda se voltou para o seu quintal, onde virou hábito brincar com os seus "generaizinhos". Não precisa ser o Paul Ekman para notar, que na live de ontem, quando o "ditadorzinho" fala da decisão do comandante, com aquele braço cruzado e a empáfia, q é constante, porém ontem foi um tom acima, q a mensagem era uma só para os "generaizinhos": vão encarar! "Ditadorzinho", "generaizinhos", soldadinhos. O exército é uma grande piada de mau gosto, pois é caro e nós pagamos.

  7. Claudenor, veja que não escrevi a palavra RABO ,foi para não melindrar o Zezinho que é muito educado,mas se você tiver interesse também de usar,pode usar no anus...

  8. Que indecência, que revoltante, o que esses marginais fazem com o suor, sangue e lágrimas do POVO BRASILEIRO!!!! Canalhada estúpida, boçal!!!! Enquanto isso faltam leitos, respiradores, oxigênio, medicamentos úteis essenciais, e os muito etecéteras!!!! Broncossauro burrão e genocida!!!!..

    1. Vendam para o ""conselheiro"" perdedor-agente-laranja!!!!

    2. Sei. E afinal... o que farão com a cloroquina cuja validade inclusive prescreverá em breve???? Ou o mané-broncossauro-cloroquildo mandará o passa-boiada-sales jogar fora no Rio Amazonas?????

  9. Ótimo que temos estoque do remédio contra malária por dois anos,pois essa doença acaba con a saúde de muitos brasileiros, Outra solução seria transformar em supositórios tamanho GG,e introduzir nos: presidente ,vice e relator da CPI......

Mais notícias
Assine agora
TOPO