Crusoé
16.08.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

O que falta para Flávio Bolsonaro enterrar o caso Queiroz

A decisão da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça que anulou, na terça-feira, 23, toda a quebra dos sigilos bancário e fiscal do senador Flávio Bolsonaro (foto) e de outras 94 pessoas e empresas investigadas pelo rachid na Assembleia Legislativa do Rio foi a primeira vitória fundamental do filho 01 do presidente Jair Bolsonaro...

Crusoe
Redação Crusoé
4 minutos de leitura 24.02.2021 07:11 comentários 10
O que falta para Flávio Bolsonaro enterrar o caso Queiroz
Flávio Bolsonaro
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

A decisão da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça que anulou, na terça-feira, 23, toda a quebra dos sigilos bancário e fiscal do senador Flávio Bolsonaro (foto) e de outras 94 pessoas e empresas investigadas pelo rachid na Assembleia Legislativa do Rio foi a primeira vitória fundamental do filho 01 do presidente Jair Bolsonaro na tentativa enterrar o caso Queiroz. Há outras, porém, que ele pretende alcançar em breve.

Depois de acolherem, por quatro votos a um, um dos recursos da defesa de Flávio contra as diligências deferidas em 2019 pelo juiz Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Rio, os ministros do STJ vão analisar na próxima terça-feira, 2, outros dois habeas corpus que podem fazer a denúncia contra o senador pelo suposto esquema de desvio de salário de assessores operado pelo notório Fabrício Queiroz voltar literalmente à estaca zero.

Um deles, impetrado pelos advogados que assumiram o caso no lugar de Frederick Wassef, pede a anulação de todas as decisões proferidas pelo magistrado do Rio, incluindo mandados de busca e apreensão na antiga loja de chocolates de Flávio, usada para lavar dinheiro, segundo o Ministério Público fluminense, e a prisão de Queiroz.

Wassef era o advogado oficial de Flávio no caso do rachid até o dia da prisão de Queiroz em um imóvel dele em Atibaia, no interior paulista, em junho do ano passado. Depois disso, apesar de afastado da defesa, Wassef continuou a frequentar o Palácio do Planalto e a auxiliar o senador -- tanto que acompanhou o julgamento virtual da Quinta Turma do STJ ao lado da advogada Nara Nishizawa. Ela é autora do recurso que foi deferido na terça-feira e, hoje, defende o próprio Wassef na denúncia feita pela Lava Jato do Rio por suposto desvio de dinheiro do Sistema S.

O segundo recurso que ficou pendente de julgamento foi movido pela defesa de Fabrício Queiroz e requer a nulidade do compartilhamento de informações entre o Coaf e o MP do Rio que serviu de base para o pedido da quebra dos sigilos bancários que acabou de ser anulada pela corte.

O argumento da defesa é que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras extrapolou suas atribuições ao enviar aos promotores relatórios de inteligência complementares sobre as movimentações bancárias atípicas nas contas de Flávio, Queiroz, parentes e assessores, o que, na leitura dos advogados dele, configuraria quebra ilegal dos sigilos bancários dos investigados.

Caso os dois recursos sejam acolhidos pela Quinta Turma, toda a investigação que resultou na denúncia por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa feita em novembro passado contra Flávio pelo suposto desvio de mais de 6 milhões de reais da Alerj será anulada, e o caso do rachid se resumirá ao primeiro relatório do Coaf, de janeiro de 2018, que apontou a movimentação atípica de 1,2 milhão de reais e o cheque de 24 mil reais para a primeira-dama Michelle Bolsonaro na conta do ex-assessor do filho 01 do presidente.

Nesta terça-feira, o ministro João Otávio de Noronha, já antecipou em seu voto que deve acolher os demais recursos em benefício de Flávio. No primeiro recurso julgado, o ex-presidente do STJ, que almeja uma cadeira no Supremo Tribunal Federal e já recebeu elogios públicos de Jair Bolsonaro, foi acompanhado pelos ministros Reynaldo Soares, Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciornik. Ficou vencido o ministro Félix Fischer, relator do caso.

Em nota, o Ministério Público do Rio informou que "analisará as medidas que poderão ser adotadas e irá se manifestar nos prazos e nos tribunais competentes". A Promotoria optou por aguardar o desfecho do julgamento dos outros dois recursos na próxima terça-feira, 2, antes de decidir o que fazer. Toda a equipe que compunha o grupo especializado no combate à corrupção responsável pela investigação de Flávio foi destituída no fim de 2020. Outros promotores devem assumir o caso.

Diários

Crusoé nº 433: Operação Cala a Boca

Redação Crusoé Visualizar

Renan alcança 10% entre os jovens no primeiro turno, aponta pesquisa

João Pedro Farah Visualizar

Divirta-se com o plano de governo de Augusto Cury

Duda Teixeira Visualizar

Os candidatos que querem reformar o Judiciário

Duda Teixeira Visualizar

Israel enviou alertas aos EUA sobre planos do Irã para matar Trump

Redação Crusoé Visualizar

Por que Gakiya recusou o convite de Caiado

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

"Caneta Azul venceu pela arte", diz Tarcísio

"Caneta Azul venceu pela arte", diz Tarcísio

Visualizar notícia
Divirta-se com o plano de governo de Augusto Cury

Divirta-se com o plano de governo de Augusto Cury

Visualizar notícia
Efeito Tiririca

Efeito Tiririca

Visualizar notícia
Escândalo do INSS chega à antessala de Lula

Escândalo do INSS chega à antessala de Lula

Visualizar notícia
O peso da corrupção

O peso da corrupção

Visualizar notícia
O que a direita tem a oferecer 

O que a direita tem a oferecer 

Visualizar notícia
Operação Cala a Boca

Operação Cala a Boca

Visualizar notícia
Os perigos da Rota da Seda Digital

Os perigos da Rota da Seda Digital

Visualizar notícia
Renan alcança 10% entre os jovens no primeiro turno, aponta pesquisa

Renan alcança 10% entre os jovens no primeiro turno, aponta pesquisa

Visualizar notícia
Veja os luxos de Erika Hilton que superam o patrimônio declarado ao TSE

Veja os luxos de Erika Hilton que superam o patrimônio declarado ao TSE

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Fabrício Queiroz

Flávio Bolsonaro

Frederick Wassef

Jair Bolsonaro

João Otávio de Noronha

Ministério Público do Rio

Rachid

STF

STJ

< Notícia Anterior

Rosa Weber manda Bolsonaro explicar flexibilização de acesso a armas

23.02.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

A reação de Alberto Fernández e os delitos cometidos na 'vacinação VIP'

24.02.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Damião

2021-02-25 07:32:05

Judiciário é o mais corrupto de todos os poderes, isso Bolsonaro nos provou fazendo barganha de indicações.


Raul

2021-02-24 17:19:12

Parece que ouvi notícias de que esse advogado não era mais da família Bolsonaro. Estou enganado?


VERA

2021-02-24 14:31:16

O processo contra o filho do presidente deixará de existir por excesso de provas.


MARCOS

2021-02-24 13:58:26

Está tudo dominado.


Nádia

2021-02-24 13:01:49

EXPLÊNDIDA a matéria de fabio leite. Interessante q colocados num mesmo texto, FATOS, DECISÕES e ENVOLVIDOS levam-nos mais facilmente a inferir motivos.. Esses DADOS acabam formando um MAPA DA INDECÊNCIA.. é claro q já se sabe.. lê-se alguma coisa hoje, outra amanhã.. semana passada.. e sabe-se da conjugação dos fatos, mas nem sempre há tempo de organizá-los todos em uma lógica constatação da sujeira do REINO. Assim há.. por isso ELES ODEIAM A MÍDIA.


Sérgio Morato

2021-02-24 12:59:03

Respondendo: Não falta nada. No quesito “segurança jurídica” somos o 58o. no ranking de países. Data vênia, na área penal é uma completa vergonha, por que a decisão, geralmente colegiada, se ajusta às circunstâncias dos atores envolvidos, se réus (poder, dinheiro e influência); se julgadores, às aspirações de ocupar os mais altos cargos da carreira, pelo menos é isso que retratam reportagens da imprensa independente.


Heider

2021-02-24 12:59:01

Melhor prender os juízes , principalmente os do stf


Ricardo

2021-02-24 11:46:00

É asqueroso o conteúdo dessa e outras matérias relacionadas nesse caso.


PINTO SEM PINGO NO I

2021-02-24 11:28:04

O judiciário no Brasil é uma puta bem paga.


Erison

2021-02-24 11:23:49

E o RJ, terra desses bandidos (não só o filho 01) jamais sairá do atoleiro em que está. STJ e STF ajudando sempre a afundar um pouco mais o povo fluminense e brasileiro


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Damião

2021-02-25 07:32:05

Judiciário é o mais corrupto de todos os poderes, isso Bolsonaro nos provou fazendo barganha de indicações.


Raul

2021-02-24 17:19:12

Parece que ouvi notícias de que esse advogado não era mais da família Bolsonaro. Estou enganado?


VERA

2021-02-24 14:31:16

O processo contra o filho do presidente deixará de existir por excesso de provas.


MARCOS

2021-02-24 13:58:26

Está tudo dominado.


Nádia

2021-02-24 13:01:49

EXPLÊNDIDA a matéria de fabio leite. Interessante q colocados num mesmo texto, FATOS, DECISÕES e ENVOLVIDOS levam-nos mais facilmente a inferir motivos.. Esses DADOS acabam formando um MAPA DA INDECÊNCIA.. é claro q já se sabe.. lê-se alguma coisa hoje, outra amanhã.. semana passada.. e sabe-se da conjugação dos fatos, mas nem sempre há tempo de organizá-los todos em uma lógica constatação da sujeira do REINO. Assim há.. por isso ELES ODEIAM A MÍDIA.


Sérgio Morato

2021-02-24 12:59:03

Respondendo: Não falta nada. No quesito “segurança jurídica” somos o 58o. no ranking de países. Data vênia, na área penal é uma completa vergonha, por que a decisão, geralmente colegiada, se ajusta às circunstâncias dos atores envolvidos, se réus (poder, dinheiro e influência); se julgadores, às aspirações de ocupar os mais altos cargos da carreira, pelo menos é isso que retratam reportagens da imprensa independente.


Heider

2021-02-24 12:59:01

Melhor prender os juízes , principalmente os do stf


Ricardo

2021-02-24 11:46:00

É asqueroso o conteúdo dessa e outras matérias relacionadas nesse caso.


PINTO SEM PINGO NO I

2021-02-24 11:28:04

O judiciário no Brasil é uma puta bem paga.


Erison

2021-02-24 11:23:49

E o RJ, terra desses bandidos (não só o filho 01) jamais sairá do atoleiro em que está. STJ e STF ajudando sempre a afundar um pouco mais o povo fluminense e brasileiro



Notícias relacionadas

Crusoé nº 433: Operação Cala a Boca

Crusoé nº 433: Operação Cala a Boca

Redação Crusoé
15.08.2026 08:03 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Renan alcança 10% entre os jovens no primeiro turno, aponta pesquisa

Renan alcança 10% entre os jovens no primeiro turno, aponta pesquisa

João Pedro Farah
14.08.2026 19:36 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Divirta-se com o plano de governo de Augusto Cury

Divirta-se com o plano de governo de Augusto Cury

Duda Teixeira
14.08.2026 16:49 5 minutos de leitura
Visualizar notícia
Os candidatos que querem reformar o Judiciário

Os candidatos que querem reformar o Judiciário

Duda Teixeira
14.08.2026 15:51 6 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

WhatsApp termina com necessidade de salvar número de telefone para iniciar conversa

WhatsApp termina com necessidade de salvar número de telefone para iniciar conversa

Visualizar notícia
Recurso novo do Spotify vai separar artistas reais dos criados por inteligência artificial na plataforma

Recurso novo do Spotify vai separar artistas reais dos criados por inteligência artificial na plataforma

Visualizar notícia
Pior internet do Brasil? São Paulo lidera ranking de reclamações de conexão no país

Pior internet do Brasil? São Paulo lidera ranking de reclamações de conexão no país

Visualizar notícia
Google faz teste e está próximo de confirmar mudança histórica em seu site

Google faz teste e está próximo de confirmar mudança histórica em seu site

Visualizar notícia
Usuário relatam invasão de privacidade do Gemini, após resposta inesperada da IA

Usuário relatam invasão de privacidade do Gemini, após resposta inesperada da IA

Visualizar notícia
Dono de celular incluído em música de Gusttavo Lima vence processo e receberá uma bolada do cantor

Dono de celular incluído em música de Gusttavo Lima vence processo e receberá uma bolada do cantor

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso