Reprodução

O que esperar do discurso de Jair Bolsonaro na ONU nesta terça

21.09.21 07:03

Jair Bolsonaro fará o discurso de abertura na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, nesta terça, 20, como ocorre tradicionalmente. O presidente (foto) chegou à cidade no domingo e falará às 10 horas da manhã no horário de Brasília, antes do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Segundo seus auxiliares, o pronunciamento de Bolsonaro abordará temas como meio ambiente, turismo, agronegócio e combate à pandemia. A ideia é tentar se defender de críticas que tem recebido do exterior. Por isso, o presidente brasileiro deve falar sobre redução do desmatamento neste ano, aumento no orçamento do Ibama e contratação de servidores para atuar na fiscalização. Quanto à pandemia, a tendência é vender um cenário positivo de redução do número de mortes diárias.

Existe a possibilidade de Bolsonaro anunciar em Nova York um projeto de doação de vacinas contra a Covid a países mais pobres da América Latina e do Caribe, como Paraguai e Haiti. Seria uma forma de destacar o Brasil como um país que avançou rapidamente na vacinação e que, ao mesmo tempo, busca ajudar os vizinhos. A informação de que o anúncio estaria no discurso foi cogitada nos últimos dias por integrantes do governo. Mas até a noite desta segunda, 20, porém, o pronunciamento do presidente ainda estava sendo editado.

Nas últimas semanas, diplomatas do Itamaraty também fizeram o possível para evitar atritos desnecessários. Como Bolsonaro falará de improviso, a tensão é grande, já que ficará em aberto a possibilidade de o presidente jogar para a sua plateia, ou seja, a base mais radical e ideológica do bolsonarismo.

Um dos assuntos polêmicos é o marco temporal, que estabelece a data da promulgação da Constituição de 1988 como baliza para a definição das terras indígenas. O assunto estava sendo julgado no STF mas, como o ministro Alexandre de Moraes pediu vistas, está suspenso.

O que eu devo falar lá? Algo nessa linha: se o marco temporal for derrubado, se tivermos que demarcar novas terras indígenas, hoje em dia temos aproximadamente 13% do território nacional demarcado como terra indígena já consolidada. Caso tenha-se que levar em conta um novo marco temporal, essa área vai dobrar”, antecipou ele em discurso na sexta-feira, 17, na cidade mineira de Arinos. “A gente espera que o STF mantenha esse marco temporal lá de trás, de 1988. Para o bem do Brasil e para o bem do mundo também. Tem gente lá fora pressionando por um novo marco temporal, para demarcar mais uma área equivalente à da Alemanha e da Espanha. Vai ter reflexo lá fora também”, afirmou.

O problema é que um discurso contra a demarcação de terras indígenas não é o que os governantes estrangeiros gostariam de ouvir.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Pessoal, vocês não acertaram uma na previsão do conteúdo do discurso do Jair, na ONU. O cara se superou e desfilou mentira após mentira. Terrível.

  2. 2- Não vamos esquecer da Amazônia Ardendo em chamas , sem os institutos de controle para protegê-la , todos aparelhados com “Aliados”, claro que isto tudo é culpa dos “ÍNDIOS”!!!

    1. Nycobosta ;Psicopata filho da puta genocida , babaovo de Miliciano vagabundo , se tu acha que preciso estar me escondendo, tipo que preciso usar perfil de outro(Paulo), não sou da laia de vocês , Gadolandia filha da puta sem escrúpulos , tu não deve ter família, feito de chocadeira seu imbecil, vai tentar arrumar uma desculpa para defender teu dono ,vagabundo, já te falei meus comentários não me dirijo a filhas da puta que nem tu ,que não prestam mais , são a escória do ser humano!!!

    2. PAULO, velho idiota, pare de representar e vá trabalhar seu parasita.

  3. Mais uma vez eu digo que seus Gados, acham que o discurso será pertinente ao desenvolvimento do país , quando falo qua seus seguidores (gados), não trazem contraponto algum , mas se alimentam dos atos criminosos dos derrotados do passado , ou seja ele foi a ONU , fazer um discurso que de acordo com os gados vai ; Ressucitar 590.000 mortos, Gasolina a 3,50( como ele pegou), Emprego será de 9%(ele pegou), Dólar 3,20(ele pegou), Selic 0,25(ele pegou);este é o país da Gadolandia, de MINTO!!!

  4. O país que já teve discursastes como os espécimes lula e dilma, devia agradecer ao ser representado por um presidente que traz assuntos pertinentes ao desenvolvimento do país. E não propor “dialogar com o Estado Islâmico”.

    1. Deve ter algo de muito errado num país que teve o ex-presidiário Lula, a Dilma e agora o sociopata como presidente. Será que para vencer às eleições, é condição sine qua non ser ignorante. No caso do Bolsonaro, a ignorância se junta a perversidade. Nada de pertinente pode sair da boca de um imbecil. Para apresentar questões pertinentes ao nosso Brasil, tem que ser DECENTE, coisa que esse governo ñ é. Quer decência? Moro 🇧🇷 na Presidência

  5. Um circo de horrores! Vergonha (inter)nacional! E o brasileiro pensando: como pudemos chegar a um nível tão baixo???Abaixo do fundo do poço...e mais um pouco!

  6. A Crusoé está virando bozista, kkkkkkkk. Desde quando o Bozogenocida discursa? O Bozogenocida apenas zurra. Zurra Bozogenocida! Zurra!

    1. Oba, mais um zurrador para o meu plantel. Bem vindo muar Xavier. Prepare-se ser educado apesar do teu baixo potencial cognitivo. Zurra Xavier Bozista, zurra. Certamente você é apenas uma outra criatura criada pelo Joãozinho Necrófilo. Zurra, zurra!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO