O novo braço direito de Márcio França
Márcio França, o apagado ministro do Empreendedorismo de Lula, nomeou o ex-deputado Tadeu Alencar (foto) como seu secretário-executivo, tornando-o o segundo na linha de sucessão da pasta. A nomeação foi feita nesta quarta-feira, 13, no Diário Oficial da União. Tadeu era deputado do PSB de Pernambuco e atuou por dois mandatos como parlamentar na Câmara...
Márcio França, o apagado ministro do Empreendedorismo de Lula, nomeou o ex-deputado Tadeu Alencar (foto) como seu secretário-executivo, tornando-o o segundo na linha de sucessão da pasta. A nomeação foi feita nesta quarta-feira, 13, no Diário Oficial da União.
Tadeu era deputado do PSB de Pernambuco e atuou por dois mandatos como parlamentar na Câmara dos Deputados. Sem conseguir se reeleger, o PSB conseguiu encaixá-lo na máquina pública com a eleição de Lula: ele, que era procurador antes da carreira política, foi nomeado como Secretário Nacional de Segurança Pública de Flávio Dino — à época, ainda no partido.
O ex-parlamentar está sem cargo desde o início de fevereiro, quando a chegada de Ricardo Lewandowski como substituto de Flávio Dino (que, por sua vez, passou a ministro do Supremo Tribunal Federal) promoveu também uma troca de cadeira nas secretarias da pastas — seu posto agora é ocupado por Mario Sarrubo, ex-procurador-geral em São Paulo.
Agora, Tadeu estará na companhia de outro nome do PSB. França, foi alçado como um dos nomes de destaque na primeira formação ministerial de Lula — era o ministro de Portos e Aeroportos.
Com dois meses de mandato, tomou a primeira bronca pública do presidente, ao ter falado para a imprensa, antes da hora, o programa "Voa, Brasil", que promete passagens aéreas mais baratas a uma parte da população brasileira. Lula o admoestou indiretamente: após a notícia, disse que "nenhuma genialidade" devia ser apresentada pelos ministros antes de a Casa Civil ser informada.
Em setembro, atendendo aos anseios de pastas pelo Centrão, Lula capitulou e rifou Márcio França, cedendo a pasta ao Republicanos de Silvio Costa Filho. Ao contrário de outros demitidos (como Ana Moser, que nem ganhou tchau do governo), Lula criou um ministério próprio para Márcio França, que assumiu a nova pasta do Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa. Desde então, ele quase não é mais visto, e pouco edita medidas no Diário Oficial da União.
Leia mais em Crusoé: Faz sentido criar um ministério para o empreendedorismo?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2024-03-13 17:20:41Ninguém solta a mão de ninguém! E os trouxas pagam a conta! Dos capitães hereditários aos donos de engenho, aos coronéis chegando finalmente à elite política. Muito século e pouca mudança.
KEDMA
2024-03-13 11:24:17E esse Ministério do Márcio França faz o quê exatamente? Parece que é só mais um Ministério… #ForaLula!