'O interesse não é na porra da árvore, é no minério'
O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar nesta terça-feira, 1º, o interesse de outros países pela Amazônia, em discurso a um grupo de garimpeiros no Palácio do Planalto (foto). "O interesse na Amazônia não é no índio e nem na porra da árvore, é no minério", afirmou. Bolsonaro também fez críticas à Vale no pronunciamento,...
O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar nesta terça-feira, 1º, o interesse de outros países pela Amazônia, em discurso a um grupo de garimpeiros no Palácio do Planalto (foto).
"O interesse na Amazônia não é no índio e nem na porra da árvore, é no minério", afirmou. Bolsonaro também fez críticas à Vale no pronunciamento, em encontro com representantes da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada .
O presidente afirmou que, se for legalmente possível, vai enviar as Forças Armadas para atuar na região de Serra Pelada, no sul do Pará, para garantir exploração mineral no local. Segundo Bolsonaro, a Vale "abocanhou" o direito mineral no Brasil no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
"Esse é um País que é roubado há 500 anos", disse o presidente. "A gente conhece o potencial mineral do Brasil. Eu sei como a Vale do Rio Doce abocanhou, no governo FHC, o direito mineral no Brasil. Um crime, um crime o que aconteceu", atacou.
Bolsonaro contou que pediu ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para buscar "alternativas" que ajudem os garimpeiros na Agência Brasileira de Mineração. "Não vou oferecer milagre para ninguém aqui, mas se tiver alternativa, se tiver meios, porque o presidente pode muito, mas não pode tudo, a gente soluciona o problema de vocês", discursou.
No encontro, ele voltou a criticar o cacique caiapó Raoni Metuktire, cuja representatividade havia questionado no no discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas. "É outro que vive tomando champanhe em outros países por aí, esse tal de Raoni", reclamou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Odete6
2019-10-02 11:32:33É a árvore e o bicho sim, ô parvo, ô vacilão!!! Cerca o camundongo, deixa passar o elefante e se acha muito esperto!!!! É apenas um "espertalhão" em se tratando dos seus!!!! Essa história de "cercar minerais e deixar passar a biodiversidade" é equivalente à velha piada da velhinha contrabandista!!!! Captou bobalhão???!!!! Aliás, peça a alguém do pequeno grupo de inteligentes da equipe do governo para captar pra você. Sozinho não dará conta, ou muito pior, consultará os 3 patetas!!!! 😖😖😖😖
Marc
2019-10-02 08:46:58É roubado há 500 anos e continua inclusive por sua familia.
Aladim
2019-10-02 08:25:02Desce do palco Bolsonaro, o problema do Brasil está em Brasília, agora mesmo a reforma da previdência que poderia trazer novas esperanças de crescimento está sendo disputada por abutres em busca do seu quinhão e você se esconde e finge que não vê. Isso não é hora de brigar com os índios, mostre sua cara no congresso.
Mirza
2019-10-02 07:46:43Alguém já leu O canto do Celta, de Mario Vargas Llosa? Muito interessante para saber como os dominadores mandam e desmandam. Os “brasileiros” de agora não temos culpa da descoberta e penso que é certo dar oportunidades aos descendentes dos habitantes naturais da terra, na demarcação ficaram com terras riquíssimas e os governantes deveriam se esforçar na exploração sustentável porque se não somos “nós”(os atuais brasileiros) serão outros descobridores. Em algumas terras demarcadas não entramos.
Carla
2019-10-02 07:04:17Lamentável que Bolsonaro meses depois da posse ainda não tenha aprendido a falar. Acho esses arroubos dele totalmente dispensáveis e fora do perfil de um presidente.😢
Alberto
2019-10-02 06:48:22Todo minério, esteja no sub-solo onde estiver é da União, é do Estado. Isso está na Constituição Federal. É só não autorizar a exploração e punir severamente quem infringir a lei.
Fábio
2019-10-01 22:15:31PARABENS PRESIDENTE . Os estrangeiros e as ONGs não se importam nem com o índio nem com a floresta , só estão interessados nos minérios e na biodiversidade . Empresas como a Vale destruiram Mariana e Brumadinho . E o Raoni é um empregado de ONG Francesa que recebe salário da ONG pra defender os interesses da ONG . 🇧🇷
Leandro
2019-10-01 21:58:20VOTEI NELE E NO FILHO. NUNCA MAIS VOTO. DEPOIS DO ACORDAO COM TOFFOLI E GILMAR MENDES PRA SALVAR O FILHO, NAO TEM MORAL PRA FALAR DE NINGUEM. ALEM DISSO, VAI ESTIMULAR A ECONPMIA COM GARIMOEIROS? COLOCOU A VALE NA LINHA DE TIRO TB?
FLAVIO
2019-10-01 21:52:52Exala mediocridade por todos os poros, nas idéias, nas palavras, nas atitudes, naquele conjunto mal-ajambrado de frases feitas e de lugares comuns a que chamam de ideologia. Boçalidade é pouco para descrever.
Francisco de Freitas
2019-10-01 21:18:02Cada dia mais sinto-me muito satisfeito e orgulhoso de ter votado nesse Presidente.