O fim da "era Fernando Lugo" no Paraguai
O ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo (na foto, ao centro) não conseguiu se reeleger para uma cadeira no Senado nas eleições do domingo, 30. Para a próxima legislatura, sua coalizão de esquerda, a Frente Guasú, obteve apenas 2% dos votos, o que deve se transferir em um único assento no Senado. Na legislatura anterior, o...
O ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo (na foto, ao centro) não conseguiu se reeleger para uma cadeira no Senado nas eleições do domingo, 30.
Para a próxima legislatura, sua coalizão de esquerda, a Frente Guasú, obteve apenas 2% dos votos, o que deve se transferir em um único assento no Senado. Na legislatura anterior, o grupo tinha sete, de um total de 45. O Partido Colorado conquistou 23 lugares, o que garantirá a maioria.
Lugo, um ex-bispo católico, foi presidente do país entre 2008 e 2012. Apoiador das invasões de terra, ele sofreu um impeachment por esse mesmo motivo. "Durante o seu governo, um grupo invadiu uma propriedade de uma família de Assunção, que era uma área de reserva natural. Lugo tinha conseguido mudar as regras, obrigando a polícia a retirar os invasores sem armas. Como houve a determinação da reintegração de posse, a polícia foi até o local e foi recebida a tiros. Os policiais que estavam fora entraram e também atiraram. O saldo foi de 17 mortos, entre policiais e invasores. Foi isso que causou a queda de Fernando Lugo, em apenas 24 horas, no Parlamento", diz Wagner Enis Weber, diretor da consultoria Braspar e membro do Partido Colorado.
Com a Frente Guasú perdendo espaço, fala-se no fim da "era Lugo".
A vitória do candidato do Partido Colorado Santiago Peña deve manter o país na mesma rota. Em 2021, uma nova lei aumentou para 10 anos a prisão para invasores de terras. "É por isso que não há mais invasões de terra no Paraguai", diz Weber. "O Paraguai sempre foi um país de direita."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Franco
2023-05-02 18:55:51O Paragauai avançando na civilidade. E ainda fazemos piadas com o vizinhos.
Franco
2023-05-02 18:45:00Aqui pena de morte é pouco para invasor de terra, seja quem for. Invadem, vendem, invadem, vendem ....., ciclo sem fim.
KEDMA
2023-05-02 13:31:00As terras no Brasil são bem maiores mas foi uma boa ideia no Paraguai. Tudo pode acontecer.
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2023-05-02 12:36:02Curioso para ver qual será a postura do novo presidente na renegociação do acordo de Itaipu