O fenômeno Bolsonaro, segundo o 'Wall Street Journal'
O jornal americano Wall Street Journal acertou novamente ao cobrir o fenômeno Jair Bolsonaro. No artigo publicado nesta segunda 7 sobre a posse, a colunista Mary Anastasia O'Grady revela algumas mensagens que recebeu de brasileiros e tira suas próprias conclusões. "Bolsonaro venceu porque prometeu abandonar o dogma socialista, incluindo as desculpas ideológicas para crimes violentos. Os...

O jornal americano Wall Street Journal acertou novamente ao cobrir o fenômeno Jair Bolsonaro. No artigo publicado nesta segunda 7 sobre a posse, a colunista Mary Anastasia O'Grady revela algumas mensagens que recebeu de brasileiros e tira suas próprias conclusões.
"Bolsonaro venceu porque prometeu abandonar o dogma socialista, incluindo as desculpas ideológicas para crimes violentos. Os conservadores sociais, que sofreram a intolerância da esquerda em relação aos seus valores, estão entre os seus partidários. Mas esta rebelião é muito mais profunda. Ela vai ao coração do que o economista austríaco Ludwig von Mises chamou de 'ação humana'. Os brasileiros estão exigindo seus direitos básicos à propriedade e à vida", escreveu Mary Anastasia.
A jornalista também comenta a situação das instituições democráticas no Brasil. No seu texto, não há qualquer temor de que o país estaria voltando ao regime militar — ponto de vista que foi a regra da cobertura internacional na semana passada.
"O Judiciário e a Polícia Federal estão cada vez mais independentes. Prova desse progresso é a investigação da Lava Jato, que expôs a corrupção de uma série de executivos poderosos e de políticos de alto escalão em casos de suborno. Tão cega foi a Senhora Justiça que mesmo o popular Sr. da Silva não conseguiu escapar da responsabilidade por seu papel no esquema. Ele está agora na cadeia", escreve a colunista. "É mais do que provável que as mesmas instituições também vigiem um presidente faminto de poder à direita. Não vai demorar tanto. O sistema bajulou Lula. O Sr. Bolsonaro estará com as rédeas curtas."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Silas
2019-01-09 11:25:37Finalmente o jornalismo internacional sério e profissional entra em cena ao analisar as profundas transformações por que passa o Brasil
Claudia
2019-01-08 17:39:20Duda Teixeira, voce poderia dar aulas de bom jornalismo a Igor Gadelha ou voce o considera um caso perdido?
Claudinei
2019-01-08 16:27:25Como é bom saber que num curtíssimo prazo (alguns dias), nosso pais já está sendo avaliado pelas comunidades internacionais sérias e respeitadas, como um pais que guinou para a direita sem violência e rejeitou todo tipo de corrupção. Isso é só o começo! Estejamos sempre atentos aos movimentos de nossos representantes nos âmbitos municipal, estadual e federal.
Márcio Coimbra
2019-01-08 16:13:39Agradavelmente surpreso com o artigo. Veremos o que tem a dizer semana que vem.
Edson
2019-01-08 15:58:12Finalmente algum jornalista de peso teve a ética de reconhecer nossas mudanças.Com certeza não é Brasileiro. Parabens!!! Pela matéria Duda...
Edith
2019-01-08 14:27:36Lúcida e imparcial, finalmente alguém lúcido na mídia internacional .
Márcia
2019-01-08 14:14:57É esse o intuito ? Gerar discussões inúteis por falta de matérias com um conteúdo mais amplo Se assim for, volto para o Facebook Vamos melhorar isso aí Caramba !
Márcia
2019-01-08 14:11:10Ninguém aqui bajula Bolsonaro saibam vocês. Aliás, por muitas vezes, não vejo diferença entre os Eleitores de Lula e Eleitores de Bolsonaro. Se pisar na bola , vai ser cobrado igualmente Eu pelo menos não faço parte de alguns radicais fanáticos Agora pergunto : Bolsonaro está com as Rédeas curtas porque ? O que há de errado ? Jornalistas que se auto denominam estarem " na Ilha do Jornalismo ?" Matérias jogadas que dão dupla interpretação ? Qual é o diferencial dos outros ?
OBSERVADOR
2019-01-08 13:06:22O sistema bajulou o LULADRAO!! Quis dizer o sitema (STF) quer soltar o chefe.
Regina
2019-01-08 12:37:14Estamos de olho.