Mateus Bonomi/Crusoé

O entregador era outro

25.11.19 16:45

O Serviço de Inquéritos Especiais da Polícia Federal confundiu o motorista suspeito de entregar propina da JBS em Maceió para Renan Calheiros (foto) e seus aliados durante as eleições de 2014. A confusão se deu no curso de uma investigação sobre o acerto feito pelo grupo dos irmãos Batista com o senador para que ele apoiasse o PT na disputa presidencial em 2014. A troca dos nomes foi descoberta após Crusoé mostrar uma nova frente de apuração aberta pela PF a partir do depoimento do servidor público Durval Rodrigues da Costa. Mesmo sem ter fechado acordo de delação, Durval contou ter viajado à capital alagoana para entregar dinheiro a prepostos de Renan a pedido de Ricardo Saud, ex-diretor da J&F, a holding dos Batista.

Como mostrou Crusoé, em depoimento à PF, no dia 31 de maio, Durval apresentou um detalhado relato sobre a complexa operação logística para entregar 3,8 milhões de reais em propinas ao então presidente do Senado, ao longo de duas semanas, pouco antes das eleições de 2014. O relato incluía viagens entre Recife e Maceió em cinco carros diferentes, contatos por meio de um aparelho celular pré-pago e malas de dinheiro buscadas em quatro endereços diferentes por um homem identificado inicialmente como Ricardo Santa Ritta, filho de um funcionário de confiança do gabinete de Renan. O nome de Santa Ritta foi confirmado por Durval a partir de uma foto apresentada pela PF, que havia feito um levantamento de pessoas próximas a Renan. Depois que o relato veio à tona, porém, Santa Ritta procurou a Polícia Federal e, em depoimento no dia 9 de agosto, disse que Durval teria se equivocado e que provavelmente o motorista a que ele fez referência seria Ricardo José Gomes da Rocha, que em 2014 atuou como motorista de Renan Filho em sua campanha ao governo de Alagoas.

A partir das informações, a Polícia Federal fez uma nova apuração, incluindo todos os funcionários de nome Ricardo que trabalharam para os gabinetes de Renan e Renan Filho. Foi então que os policiais confirmaram que o nome indicado por Santa Ritta trabalha atualmente como assessor especial da Casa Civil de Renan Filho no governo de Alagoas. A partir daí, Durval foi intimado novamente a prestar depoimento sobre as entregas de propina e, ao ver um novo conjunto de fotos, ele identificou Ricardo Rocha como o motorista que teria buscado os 3,8 milhões de reais às vésperas da eleição de 2014.

Com esses novos elementos, a PF solicitou a inclusão de Ricardo Rocha entre os alvos da Operação Alaska, deflagrada no dia 5 de novembro por autorização do Supremo Tribunal Federal para investigar o suposto acerto do PT com a JBS para repassar cerca de 40 milhões de reais a senadores do MDB e aliados durante as eleições de 2014. O dinheiro, que inclui doações oficiais e pagamentos por fora, teria sido utilizado para comprar o apoio dos emedebistas à chapa petista na acirrada disputa presidencial daquele ano. Crusoé entrou em contato com a assessoria de imprensa da Casa Civil de Alagoas e também tentou falar com Ricardo Gomes da Rocha, apontado agora como o entregador de dinheiro, mas não houve resposta.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É impressionante a falta de caráter e falta de vergonha na cara. Sabe que o País inteiro (Pelos mais esclarecidos) sabe de sua ficha suja. Se não houvesse o sistema corrupto e bandido, já estaria na cadeia. Ainda temos esperança de que seu dia chegará!

  2. Quando a gente vê Renan Propina Calheiros sente nojo do Senado Federal. Percebe-se que o transito livre pelo poder é inerente ao Senador por Alagoas, o que lhe dá direito de peitar qualquer adversário contra ele. Conta ainda com a famosa troca de favores entre o Supremo e o próprio Senado. Resultado: um finge que investiga e outro finge que processa.Dessa forma vivem sempre em harmonia. O povo brasileiro já cansou dessa cantilena.

  3. Renan Calhorda sempre foi bandido e sempre contou com membros do STF para ficar impune. Mesmo que seja condenado, algum dia, o STF determinou que o Senado é quem determina se o criminoso político cumpre ou não a pena. Claro que eles nunca irão deixar que isso aconteça pelo efeito Ornoff. “Eu sou você amanhã”

  4. Onde tem Renan e cia, tem bandalha, tem acordos escusos, tem dinheiro nas malas, tem toma la' da ca'. Ta demorando, mas a hora dele tem q chegar. Seria a libertacao dos pobres Alagoanos. Estamos de olho.

  5. Perguntamos: Como a justiça brasileira ñ tem vergonha? Pessoas como José Sarney, Barbalho, lobão, Renan, Juca, Serra, FHC, Eunicio, Aécio, Dilma, Lula, Ze Dirceu, e todos os seus asseclas, chefes das maiores ORCRIMS do mundo, se curvariam a uma CARTA magna, se a mesma ñ fosse comunista brasiliana: feita p 1 maioria bandida, representantes de clãs, p impunes, se perpetuarem no poder! Olha aí Renan filho, o barbalhinho, e tantas bezerras e ovelhas do mal, continuarão ceifando vidas?

  6. Renan Calheiros preso equivale ao retorno do lula à prisão. A cadeia é o único lugar aceitável aos dois maiores bandidos do Brasil.

  7. Que esse crápula é corrupto todo o Brasil sabe. A raiva do povo é saber que ele tem vários processos no STF mas com seus camaradas sentados em cima. É isso há anos. Só vão tirar as bundas de cima quando prescrever.

    1. RENAR DÁ NOJO, TENHO ÂNSIAS DE VÔMITO QUANDO VEJO A FUÇA DESSE CRÁPULA, ASQUEIROSO, CORRUPTO, NOJENTO, SEBOSO, MAU CARÁTER, PULHA DOS PULHAS.

  8. Esse Renan bandido/canalha/ filho da puta deve ser muito íntimo de alguns "Supremistas" mais do que manjados no cenário nacional prá estar isento até hoje!!

  9. Com tantos processos no STF, que os engaveta até que prescrevam, como se explica esse pústula chamado Renan nunca ser preso. Uma teoria é que ele deve saber os podres dos ministros do STF.

    1. Este bandido não só sabe dos podres da banda podre do do STF que quando era presidente do Senado desafiou os amiguinhos de bandidos do STF à fazer qualquer coisa contra ele!

    1. Nunca! Se ele for preso, leva a alta cúpula da justiça junto.

  10. Que trama diabólica, a ponto de enganar até um Serviço Especial da Polícia Federal! Pulverizou-se as entregas a fim de confundir a polícia e fica difícil até a leitura do desenrolar dessa trama, digna até dos melhores romances policiais de Agatha Christie. Até o inspetor Poirot ficaria se enrolaria neste novelo complexo.

    1. Interessante, não percebi esses erros apontados, apesar do texto estar um tanto confuso. A não ser que a crítica foi dirigida à minha manifestação, mas meu texto é muito curto e não poderia ter tantos erros assim. Enfim, fica o registro.

    2. O quê me impressiona, é a quantidade de erros, falta de concordância verbal com frases e palavras indeterminadas. Mas entendo que o que vale é a vontade de manifestar -se, sem começo, meio e fim.

    3. *) Eu também me enrolei no texto "ficaria se enrolaria...", não ficou legal.

  11. Com um STF desrespeitado por esse crápula e que não reagiu a esse desrespeito, acovardando-se e sendo leniente, conivente com o pústula talvez, só podia dar nisso: solto e impune.

Mais notícias
Assine agora
TOPO