NHKYuusuke Kawai, o candidato vestido de Coringa, durante o horário eleitoral gratuito de Tóquio

O Coringa, a IA o e outros 54 candidatos querem comandar Tóquio

29.06.24 08:33

Tal como no Brasil, a emissora pública japonesa NHK é obrigada a exibir uma espécie de horário eleitoral gratuito para os candidatos a governador da região metropolitana de Tóquio, a maior cidade do mundo com quase 40 milhões de habitantes. O que se viu, no entanto, foi um show estrelado pelo Coringa — ou alguém que baseia sua candidatura inteiramente no anti-herói.

As imagens, exibidas pela TV local no final da noite, acabaram viralizando dias depois. Nos seis minutos dados pela NHK, ele apenas se limita a rir no primeiro para a tela, de uma maneira tão maníaca que chega a ser assustadora. A tradutora de Libras fez o que pôde.

 

Quando ele finalmente se senta, a frase de efeito: “Você não pode parar de rir. O Japão é um navio afundando”, é como ele inicia o discurso. “Tóquio é igual ao filme do Coringa.” A fala ecoa grande parte das queixas do japonês: a economia japonesa, centrada em Tóquio, patina há décadas com pouco crescimento real. ao mesmo tempo, a inflação tem crescido, o que aponta para um cenário de estagnação no país.

Por trás da roupa carmim e da maquiagem para lembrar Arthur Fleck está Yusuuke Kawaii, um empresário de 43 anos que concorre como independente de tempos em tempos para comandar diversas regiões metropolitanas japonesas. As suas campanhas, no entanto, são mais marcadas pelo seu uso de fantasias do que por suas propostas. Recentemente, ele já se vestiu como o também anti-herói Máscara, e uma versão “professora” do arqui-inimigo do Batman.

Ele é um dos 56 candidatos a governador de Tóquio nas eleições, marcadas para o dia 7 de julho. Além dele, há outros candidatos nada ortodoxos, como um que apresentou suas propostas com uma máscara de lutador de luta livre, e um robô de inteligência artificial, concorrendo pelo insuspeito “Partido da Inteligência Artificial”. O número de candidaturas é por si só um recorde.

Apesar destes candidatos, a eleição deve ser disputada por duas mulheres, ligadas aos principais partidos japoneses. Yuriko Koike, a atual governadora, tenta a reeleição para um mandato de quatro anos — ela tem o apoio do partido de direita que comanda a política japonesa. A principal concorrente é Renhō, que conta com uma aliança de oposição com partidos de esquerda.

Leia mais em Crusoé: Você votaria em uma inteligência artificial para prefeito?

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO