O convite de Marco Rubio a Mauro Vieira
O secretário de Estado americano e o ministro brasileiro conversaram por telefone sobre o tarifaço

O Itamaraty confirmou nesta quinta-feira, 9, a ligação entre o secretário de Estado americano, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, revelada pelo presidente Lula (PT).
Segundo a pasta, Rubio convidou o chanceler brasileiro para uma reunião presencial em Washington, nos Estados Unidos, para discutir o tarifaço.
"O ministro Mauro Vieira manteve hoje contato telefônico com o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em seguimento ao telefonema entre os Presidentes Lula e Trump, na 2ª-feira, 6/10.
Na ocasião, após diálogo muito positivo sobre a agenda bilateral, acordaram que equipes de ambos os governos manterão reunião proximamente em Washington, em data a ser definida, para dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes.
O Secretário de Estado convidou o Ministro Mauro Vieira para que integre a delegação, de modo a permitir uma reunião presencial entre ambos, para tratar dos temas prioritários da relação entre o Brasil e os Estados Unidos", informou o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.
"Vamos ver se a gente consegue se acertar"
Em entrevista à Rádio Piatã FM, de Salvador, Lula afirmou que agora começa "um outro momento" das negociações sobre o tarifaço.
“Agora começa um outro momento. Ainda ontem a pessoa que ele indicou, que é o secretário de Estado, Marco Rubio, ligou para o meu ministro Mauro Vieira. Talvez comece a ter conversa a partir de agora e vamos ver se a gente consegue se acertar”, disse o petista.
“O Brasil não quer briga com os Estados Unidos. O Brasil não quer briga com o Uruguai, o Brasil não quer briga com a Bolívia. O Brasil quer paz e amor, o Brasil quer crescer, o Brasil quer se desenvolver. Nós não temos contencioso com nenhum país do mundo e não queremos ter. E os Estados Unidos… é uma aliança de 201 anos. É uma coisa muito forte, né? Então nós queremos manter uma relação boa, civilizada, democrática, respeitosa, sem abrir mão do nosso conceito de democracia e da nossa soberania”, continuou.
Em julho, quando Marco Rubio e Mauro Vieira se encontraram em Washington, às vésperas do início do tarifaço, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) prometeu atuar para que tanto os ministros de Lula quanto os senadores que estavam em Washington 'não encontrassem diálogo' com a Casa Branca.
Leia também: Eduardo não manda em Rubio
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)