O controle que Maduro tem da Venezuela
Após a deflagração da "Operação Liberdade" na terça-feira, 30, o ditador Nicolás Maduro (foto) fez diversos pronunciamentos dizendo que a tentativa de tirá-lo do poder tinha sido frustrada. "Isto não pode ficar impune. Todos os envolvidos devem se render", disse ele na televisão. Mas há mais por vir. A população está se concentrando nos pontos...
Após a deflagração da "Operação Liberdade" na terça-feira, 30, o ditador Nicolás Maduro (foto) fez diversos pronunciamentos dizendo que a tentativa de tirá-lo do poder tinha sido frustrada. "Isto não pode ficar impune. Todos os envolvidos devem se render", disse ele na televisão.
Mas há mais por vir. A população está se concentrando nos pontos para manifestações nesta quarta-feira, 1º. Além disso, a Venezuela que emergiu após a Operação Liberdade é bem diferente da que existia até então.
"Se existe uma grande lição que podemos tirar das mobilizações do dia 30 é que as Forças Armadas não são monolíticas como Maduro afirma. Não sabemos quanto são os militares que estão desgostosos, mas é certo que há um grande descontentamento", diz o cientista social venezuelano Luis Daniel Álvarez, diretor de estudos internacionais na Universidade Central da Venezuela.
Os militares rebeldes não apenas tomaram uma das maiores bases da capital, Caracas, como se deslocaram armados pela cidade. Entre os que caminhavam estava Leopoldo López, que deveria estar em prisão domiciliar. "Ontem ficou mais do que demonstrado que Maduro não tem um controle férreo do país", diz o cientista político venezuelano José Vicente Carrasquero.
Para completar, na noite do dia 30, o assessor de Segurança Nacional, John Bolton, publicou um vídeo dizendo que o ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, o chefe do Tribunal Supremo de Justiça, Maikel Moreno, e o chefe da guarda presidencial, Rafael Hernández Dala, tinham combinado transferir o poder para Juan Guaidó. "Não é possível saber se o que Bolton disse é verdade ou mentira. De qualquer jeito, não deve ser fácil para Maduro sentar ao lado dessas pessoas. Imagino que ele esteja com bastante medo agora", diz Carrasquero.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Massaaki
2019-05-02 10:44:47Maduro, Padrino, Moreno e Dala, assim como todos os generais e altos oficiais da Cúpula, têm muito medo. Medo de quem? De Putin, dos russos e dos cubanos infiltrados em toda a administração venezuelana, o qual também tem Hesbolah e membros de cartéis de drogas e de armas e conexões com antiga FARC e outros grupos terroristas e guerrilheiros.
Massaaki
2019-05-02 10:42:54O que Bolton, Pompeo e companhia disseram é absolutamente verdade. Eles não teriam porquê mentirem. O que houve foi interferência russo-cubana. Quando Maduro já estava indo embora, como parte do acordo costurado a muitas mãos pelos norte-americanos, Maduro e Guaidó, Putin manda o Maduro voltar e continuar no governo. Então quem manda mesmo são os russos e Putin. Quem avisou Putin? Cuba! 1000 oficiais militares de inteligência vigiam maduro e seus generais. Padrino, Moreno e Dala, têm medo
Marcos
2019-05-01 19:04:48Fake news! Infelizmente não houve toma da base aérea da Carlota! O tempo todo estiveram no trevo em frente à base. Canais da imprensa independente venezuelana no Youtube transmitiram ao vivo o tempo todo, desde a madrugada. Não houve toma da base, estão dourando a pílula da esperança para poder lavar as mãos? Nenhuma manifestação de rua vai ter sucesso em si! Fizeram em 2014 e as de 2017 duraram 4 meses! Prendem e matam aos poucos até afrouxar, depois buscam nas casas, igual na Nicarágua.
Cristiane
2019-05-01 17:28:11FIRA MADURO E ESSES MUTARES BANDIDOS.
Simone
2019-05-01 15:57:42Tenho impressão que Maduro já virou fantoche dos generais. Já é uma ditadura militar.🤔
Uirá
2019-05-01 13:18:31Uma anistia que tb contemplasse familiares poderia dar tanto um incentivo para por fim ao impasse quanto deixar claro que o preço de não se terminar a ditadura bolivariana pode ser mais caro do que os cabeças do regime supõem.
Uirá
2019-05-01 13:15:44Os militares de alta patente certamente envolveram seus filhos em seus crimes, portanto a motivação deles é diferente da dos de baixa patente. Imagine se Diosdado Cabello soubesse que sua filha poderia acabar vindo a pagar por seus erros. E se os demais militares de alta patente viessem a imaginar que seus famíliares podem sofrer as consequências legais e criminais de se prolongar o impasse? A anistia pode ser pensada dentro de um contexto mais amplo, talvez se aplicando a familiares tb.
Fatima
2019-05-01 13:07:15Será? Seria sensacional! Se este cientista social, que está na Venezuela, disse isto, pode ser verdade. Torcendo para que Maduro desapareça logo!
Roberto
2019-05-01 12:38:23Ele sabe que a sua queda é apenas uma questão de tempo.../