Reprodução/Polícia Técnico-Científica

O busto que colocou o ministro Ricardo Salles no banco dos réus

05.12.19 18:39

Uma perícia feita pelo Instituto de Criminalística de São Paulo constatou que o busto do guerrilheiro Carlos Lamarca (foto), retirado de um parque estadual em agosto de 2017 a mando do atual ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, contém danos antigos e causados pela exposição da peça ao clima, como trincas e fraturas.

O laudo assinado em maio deste ano pelo perito criminal Alisson Teixeira Leite foi anexado aos autos da ação penal movida pelo Ministério Público paulista que colocou Salles no banco dos réus nesta semana, sob acusação de crime contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural. A denúncia foi aceita pela juíza Gabriela de Oliveira Thomaze, da 1ª Vara de Jacupiranga, no interior paulista

Segundo o MP, Salles “inutilizou” e “deteriorou” o busto, o pedestal e o painel de informações de Lamarca, que ficava no Parque Estadual do Rio Turvo, na cidade de Cajati, no Vale do Ribeira. A estrutura de concreto, cuja instalação custou 614 mil reais, foi retirada no dia 8 de agosto de 2017, durante uma visita de Salles ao local, quando era secretário do Meio Ambiente no governo Geraldo Alckmin.

O busto foi instalado em 2012, após aprovação do conselho gestor do parque. Após ser retirada, a peça foi levada para a sede da Polícia Ambiental no Horto Florestal, na capital paulista, onde ficou guardada dentro de um armário de madeira. Pelo laudo pericial não é possível saber se os danos no busto foram provocados antes ou depois de sua remoção do parque.

Ex-capitão do Exército Brasileiro, Lamarca liderou a Vanguarda Popular Revolucionária, organização de luta armada de esquerda que enfrentou o regime militar (1964-1985). Foi condenado pelo Superior Tribunal Militar como desertor e caçado pelo regime, até ser morto em 1971. Comandou assaltos a bancos e o sequestro do embaixador suíço Giovanni Bucher no Rio, em 1970, em troca da libertação de 70 presos políticos.

Entre 1969 e 1970, Lamarca e outros 16 guerrilheiros fizeram treinamento de guerrilha em grutas no meio da Mata Atlântica, no Sítio Capelinha, onde hoje fica o parque do Rio Turvo. Antes da retirada da peça por Salles, a Secretaria do Meio Ambiente destacava que a passagem do guerrilheiro pelo local era um “grande atrativo histórico” do parque. Salles nega ter cometido crime com a retirada do busto.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Neste país, ladrões, assassinos, sequestradores, quando mortos são heróis e, quando sobrevivem governam e roubam o país e/ou são fartamente indenizados. Quando nos tornaremos um povo de brio????

  2. Pra mim, quem devia estar no banco dos réus é quem pagou e mandou colocar essa porcaria em local público. Poderiam mandar instalar no sítio do Luladrão. Armando.

  3. Custou 614 mil uma estátua de terrorista?? Deviam processar por improbidade o canalha que gastou dinheiro público homenageando esse bandido!!

  4. Ex capitão traidor da Pátria, desertor , que fugiu do quartel onde servia, roubando várias armas que foram introduzidas na guerrilha. Era um assassino, que matou um Tenente da Policia Militar de São Paulo, que se entregou aos facínoras guerrilheiros que combatiam no vale da Ribeira. Matou o jovem Tenente à coronhadas, para não fazer barulho que alertasse as tropas militares que estavam em seu encalço. Cretino que teve o fim que merecia, ao ser fuzilado na Bahia ao ser capturado em combate.

  5. 614 mil reais??!! O autor só pode ser um artista renomado porque esse volume de concreto não custa essa fortuna. Está parecendo mais uma farra que deve ser investigada.

  6. A Ucrânia derrubou a estátua de Lenin com transmissão ao vivo pelo YouTube. O que o Salles fez com essa homenagem que afronta a verdadeira história Brasileira, deveria ter a mesma repercussão benéfica da Ucrânia. Mas, por aqui, ainda vivemos, infelizmente, a retórica da inversão de valores e a deturpação da nossa história. Fruto da mecânica esquerdista enraizada em todas as engrenagens do país.

  7. Isso prova que mesmo com concurso público, com notório saber jurídico, a inteligência patina nas decisões! Um sujeito deste deveria obrigado a cair no esquecimento pelo mal que fez ao País.

  8. Salles deveria ganhar uma medalha...ou outra condecoração pelo feito... isso sim! As metástases espalhadas nestes 20 anos de petralhas e assemelhados estão aí e vão demorar para ser arrancadas!

  9. Lamarca.... como pode haver defensores desse terrorista? Que beneficio trouxe ao país suas atuações? Foi um tipo perdedor e, como Che Ghevara, desperta uma idolatria infundada em alguns brasileiros. Se somos democratas da liberdade, que se destrua mesmo esses pseudo líderes de ignorantes!

  10. Para não perder os 614 mil investidos com o dinheiro do contribuinte coloquem o busto em uma praça com um.placa: mictório para cachorros

  11. é o cumulo um busto de um terrorista assassino !!! E a população da cidade não ter protestado na época !!! só pode ter sido aprovado por um governo PSDBOSTA , do FHC /alkmim .

  12. Esse Capitao foi expulso do EB por traição. Roubou armamento da Unidade em que servia. Cometeu diversos crimes e agora querem torná-lo herói ? E se falar no Brilhante Ustra não pode. Procurem saber o que Lamarca fez ? Até filme já fizeram para homenagea-lo.

  13. Busto em homenagem a criminoso? Só no Brasil. Os estudantes BEM avaliados no PISA não se deixarão enganar pela narrativa da esquerda.

  14. estava mais para se investigar quem mandou fazer à instalação do tal busto por mais de 600mil reais... estão indo atrás do cara errado.

    1. O que teria no busto para custar 600 mil? 60 mil já acharia carro, alguém roubou bastante dinheiro nesse concreto.

  15. Acho que o crime mais grave foi o custo dessa porqueira de concreto. Michelangelo, se pudesse, faria uma obra por 1/10 desse roubo. Ricardo Salles que se acerte com a Justiça.

  16. Que crime bárbaro o Salles cometeu, deveria quebrar ele todo que não faria falta nenhuma mas é uma vontade de encher o saco sem Tamanho. Vejam se o busto do Airton Senna alguém retirou? Vão se catar

  17. Lamarca só merece ser jogado no lixo da historia, crime ocorreu quando fizeram aquele busto de um assassino. Sales meus parabéns, você é dos meus.

    1. Faço minhas as suas palavras. Esse assunto é tão irrelevante que já causa náuseas.

  18. nao sei como uma publicacao do nivel da crusoe contrata pseudo jornalista que diz que a vpr combateu a ditadura militar, quando a verdade e que queriam instalar uma ditadura de outra natureza, socialista, e ja agiam bem antes de 1964. esse ignorante esta dizendo que vpr e/ou similares lutaram contra algo que eles mesmo causaram. assim nao vai dar pra renovar a assinatura...

    1. Sim. Repetem a velha cativa da esquerdalha nojenta. Como é que alguém que assalta, mata e sequestra pode ser considerado herói. Só no Brasil. É PAKABÁ

  19. Como comunista é filho da puta né?! Colocam fogo no museu nacional e a causa é acidental. O ministro tira um busto de um terrorista de uma pracinha lá da vila nhócunhe e vira teu! Para o mundo que eu quero descer. É a inversão completa. Comunismo/socialismo/progressismo é satanismo e nada mais.

  20. Este país é de brincadeira. Fazer busto pra terrorista e aí da aceitaram a denuncia contra o ministro. O rabo balançando o cachorro. Triste

  21. O MP e o Judiciário vão puni-lo, ao invés de punir o filho da puta que gastou dinheiro público para valorizar bandido? A esquerda acabou com tudo!

  22. quem foi o canalha que gastou dinheiro para homenagear esse terrorista?? Salles, virei seu admirador!! Só um erro!! porque não implodiu essa m****?

  23. Pura falta do que fazer. Com um país cheio de mazelas se perde um tempo precioso com assuntos bobos. Esse tal não merece nenhuma homenagem, que dirá um busto.

    1. Se o MP não tem nada mais sério e importante para cuidar é melhor fechar logo e coisa

    2. Se o MP não tem nada mais importante para cuidar é melhor fechar logo essa droga.

Mais notícias
Assine agora
TOPO