Novo juiz do caso Temer anulou processo em situação quase idêntica a do ex-presidente

21.04.21 19:35

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de desconsiderar as sentenças do juiz Marcelo Bretas em uma ação contra o ex-presidente Michel Temer, do MDB, pode contribuir para que o processo todo seja anulado. Isso porque o ministro enviou a ação contra o emedebista para a 12ª Vara Federal em Brasília, cujo juiz titular, em um caso da Lava Jato que percorreu caminho semelhante ao de Temer, resolveu arquivar todo o processo, sem a possibilidade de reaproveitar as provas.

Trata-se do juiz Marcus Vinícius Reis Bastos. No ano passado, após Gilmar Mendes declarar a incompetência da Justiça Federal do Paraná para julgar uma ação contra Guido Mantega e executivos da Odebrecht, o juiz da Vara Federal de Brasília anulou todas as provas da investigação por considerar que elas se tornaram “ilícitas”, uma vez que o magistrado que as julgou anteriormente foi considerado incompetente pelo STF — que é a mesma situação de Bretas no caso Temer. Com as provas anuladas, o processo contra Mantega e diretores da Odebrecht foi parar no arquivo. Se Reis Bastos adotar o mesmo entendimento agora, a tendência é que o desfecho seja idêntico.

Como mostrou Crusoé, a decisão que beneficiou Temer fez Alexandre de Moraes entrar para o rol de ministros que decidiram monocraticamente em favor dos presidentes que os indicaram. Quando foi indicado por Temer em 2017 para ocupar uma cadeira no STF, Moraes era ministro da Justiça.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Com todo respeito, ao eminente ministro, bem fez o ex-ministro CELSO DE MELLO, que após ser nomeado pelo ex-PR Sarney recusou-se a julgar um processo de interesse do mesmo... anos depois um ex-ministro falastrão de Sarney ainda o chamou de covarde... Ao contrário, se há um defeito que o ex-ministro do STF não teve foi a covardia. Como teria sido ético e engrandecedor para o prestígio da Corte se todos tivessem agido como ele, declarando-se impedido de julgar causa de interesse de quem o nomeou.

  2. temos Vergonha de Vcs! Ladrão Rico ,nunca é punido! Morrem ileso! enquanto que pobres e pagadores de impostos , mordomias e salários absurdos,são pagos por nós os roubados!

  3. Alguém consegue me explicar? o Alexandre de Moraes mandou o inquérito do Michel Temer que cometeu o crimes no RJ através da Usina Angra III para Brasília.... Agora quis mandar de Brasília para São Paulo os crimes cometidos por Lula.

    1. declaramos nacionalmente, Nojo do STF!Desprezo e nenhum respeito pela justiça neste País Falido Moralmente!

  4. Sentimento “nojo” nós que assinamos e procuramos estar informados e a cada dia que passa lemos esses artigos e temos cada vez mais a sensação de que nada podemos fazer, e os políticos e juízes botando a mão nos bilhões de dinheiro retirado da mão dos contribuintes para a corrupção.

  5. Meus Deus, quantas manobras "jurídicas" desses "ministros" do STF pra livrar seus "padrinhos". Infelizmente uma corte apequenada e sem credibilidade.

    1. Lamento reconhecer isso, vai ser difícil viver no Brasil para as novas gerações.

  6. Pobre país com um stfzinho desse, cada PR que mete a mão no jarro indica um pelego ou penico pra limpar a M.... que fica de herança

  7. Absurdo, deveria se declara ar impedido, pelo fato de ser nomeado por Temer. STF e um vergonha. Ministros comprometido com roubalheira . Ministro que não representa. Corja !! Senadora de bosta não faz nada!!

    1. Infelizmenteassisyimos passivamente a mais um político que sairá ileso de todas as acusações..... basta ter um Ministro ou um Juiz para chamar de seu.

  8. Gilmar é amigo do Moraes, que livrou Temer. O Temer, proveu-a vez, dá conselhos ao Bozo, que, por sua vez, deve favores ao Gilmar porque o Gilmar liberou o Bozokid da prisão. O círculo se fecha! Enquanto isso, os Bozistas maltrapilhos zurram em apoio ao genocida! Zurrem bozistas, zurrem!

  9. Depois ficam melindrados, quando o cidadão comum, constata que o peso da lei é só pra ele... Para os amigos só tapinhas nas costas, mesmo quando desviam milhões, bilhões...

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO