Nova operação da Lava Jato cumpre mandados em banco pela primeira vez
A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Receita Federal realizam na manhã desta quarta-feira, 8, a operação Disfarces de Mamom, 61ª fase da Lava Jato. Cerca de 170 policiais federais cumprem três mandados de prisão preventiva e 41 mandados de busca e apreensão em 35 locais em São Paulo, Rio de Janeiro e...
A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Receita Federal realizam na manhã desta quarta-feira, 8, a operação Disfarces de Mamom, 61ª fase da Lava Jato.
Cerca de 170 policiais federais cumprem três mandados de prisão preventiva e 41 mandados de busca e apreensão em 35 locais em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Os mandados foram expedidos pela 13ª. Vara Federal de Curitiba.
O objetivo é apurar um esquema de lavagem de dinheiro praticado por funcionários graduados de um banco. Eles contratavam empresas de fachada, emitiam notas fiscais e celebravam contratos fictícios, para justificar serviços não prestados e camuflar pagamentos feitos e recebidos no exterior pela instituição financeira. As empresas, com ajuda de doleiros, mandaram dinheiro para o exterior por operações tipo dólar-cabo.
Os mandados de prisão são contra os funcionários do banco. Segundo a Polícia Federal, um deles atuava na mesa de câmbio, outro era diretor da área de operações de câmbio e o terceiro era diretor-geral da instituição.
As investigações foram baseadas em depoimentos e colaborações colhidas de três administradores de uma instituição financeira no exterior que atuava ocultando capitais em operações criminosas em favor do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, responsável pelo controle de pagamentos de propinas da empreiteira.
É a primeira vez que a operação Lava Jato cumpre mandados diretamente na sede de um banco. Os presos serão levados para a sede da PF em São Paulo e depois para a superintendência do Paraná (foto), onde serão interrogados.
O nome da operação remete à passagem bíblica "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom" (Mateus 6.24).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
TANIA
2019-05-08 23:20:52Parabéns à equipe toda envolvida em Todas as operações da Lava Jato. É um orgulho para os brasileiros. De manhã quando ouvimos sobre a PF ao sabor do café já respiramos esperança e desejamos sorte. Gosto muito também escolhas dos nomes das operações. O tema desta foi incrível. Tinha que ter alguns PF no Congresso e alguns Militares no STF para inspirar os demais.
Anarquista
2019-05-08 12:05:56Minha expectativa é a de uma operação dessas por semana, senão tofolli, gilmar levandowski e o decano q garante todos, soltando-os, vão desmantelar todo o trabalho ate aqui. Afinal, o povo ta dormindo, as FAA q outrora foram coniventes com o governo ladrao do PT estao se borrando ate pra olavo cú, e Moro na canoa furada do bozo...então a esperanca de uma limpeza, esta desvanecendo
MONICA
2019-05-08 10:19:50Perfeito, foi para isso que vieram, primeiro limpar a área e depois colher as conquistas. Muito esperançosa, que vamos conseguir mesmo com as emboscadas do STF.
Sônia
2019-05-08 09:10:58Às 10 horas terá coletiva à imprensa. Façam suas apostas!
CARMELO
2019-05-08 08:37:23Apropriado o nome da Operação. O versículo citado é de fato o cerne da questão humana. Acrescentando: “Porque nada trouxemos para este mundo, e nada podemos levar dele; tendo, porém, sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Mas os que querem ficar ricos caem em tentação e em laço, e em muitos desejos loucos e nocivos, os quais submergem os homens na ruína e perdição. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. (1TM 6:7-10)
HUMBERTO
2019-05-08 08:31:33A sanha dessa família corrupta que nos rouba sistematicamente só terá fim com as punições que a Lava Jato lhes impõe. Desaparelhar a justiça brasileira é um passo que tem que ser dado. Temos que nos livrar da parcialidade de nossa justiça protegendo a família de corruptos.
Joseph Pulitzer
2019-05-08 08:20:29Todo apoio ao juíz da décima terceira vara de Curitiba!!! Vai fundo PF!
XandeSilva
2019-05-08 08:15:23??????????????????????
Danilo
2019-05-08 08:12:36Onde está o nome do banco e dos envolvidos?
Paulo
2019-05-08 08:08:03O Estadão diz que é o Banco Paulista SA.