INM

Nova caravana, mesmos organizadores

21.01.20 13:47

Uma nova caravana de migrantes, principalmente de hondurenhos, chegou nesta segunda, 20, à fronteira entre a Guatemala e o México (foto). O objetivo final deles é entrar nos Estados Unidos.

Desta vez, a Guarda Nacional do México impediu que os migrantes entrassem no país. Os que levam documentos foram orientados a solicitar um visto humanitário e a permanecer em centros provisórios. Na maioria dos casos, o pedido é recusado e eles são devolvidos a seus países de origem.

A nova postura do México se deve a negociações entre o governo mexicano de Andrés Manuel López Obrador e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“As autoridades do governo mexicano aplicaram a legislação mexicana, garantindo sempre que os fluxos migratórios recebidos da fronteira sul sejam seguros, ordenados e regulares. Nesse sentido, os esforços dos migrantes para entrar no território nacional de maneira desordenada não tiveram êxito”, disse o Instituto Nacional de Migração do México em um comunicado.

Os organizadores desta caravana são os mesmos que fizeram as anteriores. “Quem está liderando isso é Bartolo Fuentes e as mesmas pessoas do Partido Livre de Honduras, que é vinculado à Venezuela“, diz o cientista político Edgardo Rodriguez, da Universidade Nacional Autônoma de Honduras.

Em fevereiro de 2019, Crusoé noticiou que aviões da PDVSA, a estatal de petróleo venezuelana, levaram 200 mil dólares para financiar as caravanas na América Central.

“Politicamente, as caravanas são utilizadas pelos grupos de esquerda ligados ao governo da Venezuela. Não descarto que esta operação também tenha financiamento venezuelano. Eles fazem isso para arranhar a imagem dos Estados Unidos e do governo de Honduras”, diz Rodríguez.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quem quer o DINHEIRO ALHEIO para FAZER O “BEM” não está preocupado com o próximo, mas em faturar POLITICAMENTE e PUBLICITARIAMENTE com a MISÉRIA e a POBREZA, fora TERCEIRIZAR sua responsabilidade e culpa.

  2. E se tem gente com recursos suficientes para ter pena dos imigrantes, pq não podem se reunir e juntar recursos para dar apoio aos imigrantes que consigam ser acolhidos? Pq eles querem que a SOCIEDADE pague a conta da “BONDADE” deles? Quem quer fazer o BEM fica dependendo da CARIDADE ou do DINHEIRO alheio? Primeiro ele não gasta o seu próprio DINHEIRO para depois ir buscar o dos outros? Quem quer FAZER O BEM DE VERDADE começa por dar o exemplo.

  3. Os imigrantes não são obrigados a deixar para trás o que quer que tenham acumulado e ainda gastar o que seja lá que ainda tenham de recursos? Para o bolso de que estes recursos gastos durante a travessia vão? E quando eles chegarem ao seu destino, se não forem capazes de arcar com seus próprios custos, é a GENTE DO “BEM” que arcará com eles? Se o sujeito é a favor de imigração pq ele não pode montar instituições e organizações para primeiro dar suporte aos imigrantes em seus países?

  4. Basta ver que eles nunca falam em tirar dos próprios bolsos para ajudar quem quer que seja. E se ousarem fazer isto, podem ter certeza que apresentarão a FATURA com os JUROS e CORREÇÃO MONETÁRIA para o ESTADO e a SOCIEDADE por sua “BONDADE”. O “BEM” para eles é sinônimo de CRÉDITO, para cada “BEM” que fazem há um ou muitos DEVEDORES. E é óbvio que estes DEVEDORES só podem ser aqueles que estão presos à POBREZA e a MISÉRIA. Tem alguém disposto a arcar com os custos da imigração?

  5. É assim que o “BEM” feito por esta GENTE DO “BEM” estranhamente nunca elimina a MISÉRIA e a POBREZA, mas as acelera e aprofunda. Claro que é tudo culpa dos CORAÇÕES GELADOS deste MUNDO CÃO, nada a ver com a PILHAGEM que eles fazem nos ESTADOS que logram botar a mão. Pq é óbvio que sem se apoderar do ESTADO, eles jamais serão capazes de oferecer o “BEM” para os problemas que eles mesmos geram e agravam. Quando é que uma ALMA “BONDOSA” destas aceitou fazer algo de graça para alguém?

  6. É isto que toda esta gente “boa” que defende os mais VULNERÁVEIS e OPRIMIDOS realmente alimenta. Na verdade, há em torno da MISÉRIA e da POBREZA toda uma INDÚSTRIA DO “BEM” que depende destas para continuar vendendo sua “COMPAIXÃO” e “BONDADE”. Não há “BEM” que façam que não tenha um “LUCRO” embutido, que nunca é chamado de lucro, mas de alguma coisa com um nome pomposo que deve ser pago pelos “MALVADOS” que, ao invés de querer CRIMINOSOS SOLTOS, querem que se faça cumprir a lei.

  7. Desde os países de origem até os EUA, há toda uma ESTRUTURA SÓCIO-ECONÔMICA que sobrevive às custas dos imigrantes. Ou será que ao longo do caminho eles contam com a solidariedade de quem mal pode manter a si mesmo. Não são achacados e extorquidos ao longo do caminho por REDES DE CRIMINOSOS e AUTORIDADES LOCAIS em troca de “PROTEÇÃO” e “APOIO”? Estas mesmas REDES DE TRÁFICO HUMANO não alimentam REDES DE PROSTITUIÇÃO e ESCRAVAS SEXUAIS?

  8. Maduro e seus consorciados na Venezuela deveriam ser investigados e responsabilizados tb por TRÁFICO HUMANO. Quem se associa a CARTÉIS DE DROGAS não se associa a TRAFICANTES DE GENTE? Aliás, são eles que causam as condições que expulsam os indivíduos de seu próprio país e ainda lucram com o TRÁFICO DE PESSOAS. Considerando o trajeto realizado pelos imigrantes da América Centra, há até mesmo um ecossistema econômico em torno e que oferece suporte ao TRÁFICO DE SERES HUMANOS.

  9. É irônico que os defensores de políticas frouxas de imigração façam discurso contra quem defende medidas mais rígidas, mas eles nada dizem contra as políticas sociais desastrosas e a corrupção que alimentam REDES INTERNACIONAIS DE TRÁFICO DE PESSOAS. Não raro, estas mesmas entidades e indivíduos “bondosos” são as mesmas que criticam a GUERRA CONTRA AS DROGAS e se associam a CARTÉIS DE DROGAS, criticam medidas anti-imigração e se associam a REDES DE TRÁFICO DE PESSOAS.

Mais notícias
Assine agora
TOPO