Ministério das Relações Exteriores de CubaMiguel Diáz-Canel. Foto: Ministério das Relações Exteriores de Cuba

No WhatsApp, médicos cubanos reclamam do governo

21.11.18 08:30

Se a ditadura cubana orientou os médicos do país no Brasil a replicar no Twitter mensagens de Miguel Díaz-Canel, presidente do Conselho de Estados e Ministros, e repudiar as do presidente eleito Jair Bolsonaro, no WhatsApp, a situação é outra.

O site Cubanet teve acesso a troca de comentários e declarações de médicos cubanos em grupos de conversas no aplicativo, em que os participantes reclamam das condições em que terão de deixar o Brasil.

O tom é de revolta contra o governo de Cuba, a começar pela determinação de que apenas poucos quilos de bagagem poderão ser levados, seguindo pelo atraso nos pagamento para que eles possam saldar dívidas ou despachar cargas não-acompanhadas para seu país.

Além disso, os médicos reclamam da “bomba de tempo” com que têm de lidar: devem trabalhar até a véspera do retorno enquanto têm de cuidar dos preparativos para a volta. “Existe muita desmotivação entre nossos colegas e exigimos de nossos dirigentes que nos deem o tratamento e respeito que merecemos”, diz outro médico. “Chega de nos fazermos de cegos, surdos e mudos”.

“Por causa da decisão tomada pela ‘autoridade máxima’ de última hora e sem pensar em nós, tenho de pagar 450 reais por seis meses”, relata outro profissional.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Conversei com alguns médicos cubanos que diziam apoiar o regime, que disseram concordar com a retenção da maior parte do salário, pois o governo usaria para promover o bem estar da população, incluindo suas famílias. Os regimes autoritários, após tantos anos no poder, formam mentalidades e valores incompreensíveis para quem vive em liberdade nos regimes democráticos. Ou eles acreditavam mesmo ou estavam com medo dos médicos espiões infiltrados na delegação. Nunca saberei.

  2. Com quantos kilos de bagagem eles pensam em volta para a ilhota? Eles estao pensando que aqui é Miami e que podem voltar com muamba para el Cuba? Entendo que o máximo que poderao são os próprios ossos!

  3. Coitados! Morro de dó! São escravos mesmo, não podem ficar pq tem família lá, são tratados feito gado indo para o abatedouro.

  4. Título da matéria está incompleto e leva a desinformação. "reclamam do governo..." qual governo, Crusoé? Corrijam, por favor. "... Cubano" (evidente).

  5. Tenho muita pena desses médicos Cubanos . Terão que voltar para aquela M que é Cuba . Acho que muitos ficaram por aqui mesmo . Fora Castro fora PT .

  6. A reclamação dos médicos cubanos com os seus superiores é problema deles que nem devíamos nos preocupar. O grande problema vai ser a reclamação dos brasileiros que, eventualmente, ficarão desassistidos, pela atitude intempestiva e atabalhoada do Bolsonaro. Esse, sim, é nosso problema. Para quem achava que eram escravos, por que reclamar da volta deles? O fato de deixarem de ser escravos é motivo de júbilo e não de nota.

    1. Cirval é petista infiltrado, nao deveria estar aqui. De qq forma, seu comentário é inválido - o Bolsonaro não assumiu ainda, portanto não tomou nenhuma atitude. Quem tomou atitude foi o governo de Cuba, desesperado para o caso de serem descobertos seus espiões no meio dos médicos. Te cuida Cirval, teus dias estão contados.

    2. Vamos lá! Usar o chavão “Não dá pra fazer omelete sem quebrar os ovos “... A reconstrução e a recondução do Brasil para a verdadeira democracia, exige mudanças radicais e nós precisamos enfrentar isso! O regime era escravidão e foi o desonrado governo petista que a introduziu, mais no interesse de gerar benefícios à Cuba do que aos médicos e principalmente aos brasileiros. As portas continuam abertas aos médicos cubanos - mas precisa ser fechada para essa esquerda podre.

    3. Até onde sei, Bolsonaro não os mandou de volta.Apenas afirmou que iria exigir novos termos na contratação, todos eles estritamente dentro dos preceitos legais que regem nosso país(regulamentação da profissão, pagamento direto ao trabalhador). A exigência para cumprimento das normas serviria para validar o serviço prestado e consertar a lambança feita pelo socialismo petista e pela energúmena Dilma. Deixemos isso bem claro: quem rompeu o contrato, em atitude revanchista, intempestiva foi Cuba.

    4. xiiiii.... petralha na área... tire a tapeira dos olhos e a amargura de seu coração, mermão...

    5. Em resumo, médicos/seres humanos trabalham em regime de quase escravidão, enquanto governo "humanista" de Cuba incorpora 70%, em seguida parte desse dinheiro volta para Dilma/PT pelos paraísos fiscais capitalista. Ou seja, para alguns da esquerda, os fins (ditadura do proletariado) justificam os meis (escravidão de seres humanos, os médicos cubanos).

    6. Sem entrar na questão da qualidade dos médicos cubanos, pois acredito que muitos têm qualidade, na verdade Dilma/PT encontrou uma forma legal e institucional de lavar dinheiro. Usando as manifestações populares de 2013 como pretexto para tal ato, eles criaram uma rota de lavagem de dinheiro.

  7. O que mais me deixa triste é que são profissionais, massa de manobra de um governo populista. Não pensam se se envolveram emocionalmente com alguém, se tem contas a saldar , enfim... é um horror...

  8. O PT é a maior fábrica de mazelas, escárnio, roubalheira, disseminação de ódio, destruição de um sistema de saúde que era exemplar, aéticos e safados larápios da face da terra!

  9. O novo presidente do Brasil e seu Governo serão os catalisadores para a derrubada dos regimes comunistas e ditatoriais da América Latina. O decisão soberana do Povo brasileiro (nas urnas de outubro de 2018) passará para a História da Humanidade como o ponto de inflexão da reação contra os ditadores e assassinos sandinistas, castristas e bolivarianos e os corruptos dos petistas.

  10. Um recado ao antagonista. Comecem logo a desenrolar o fio do novelo dos $100 mil de mesada Tofolli ,antes que ele solte o luladrao. Essa historia de pecador é o caminho pavimentado para soltar o Luladrao. Comece a bater nesse rábula incompetente antes que termos que ir as Ruas gritar em alto e bom som. ""O STF é esconderijo de bandidos.""

    1. Os intelectuais e artista da esquerda brasileiros, deveriam morar em Cuba e ajudar a manter a quadrilha da ditadura e não irem para Miami ou Lisboa.

  11. Acordem eleitores PTistas. Deixam de ser alinhenados. O sonho do PT é colocar um cabresto em voçês. Otarios desinformados!!! Eles querem escravizar vocês para perpetuarem no poder!!!!

  12. Concito a todos os esquerdopatas a doar 75% do salário para compensar a perda da ditadura mais romântica do planeta. Os jornalistas têm o direito a ser os primeiros da fila. Escravidão no cubano dos outros é refresco.

    1. kkkkk. Muito bem comentado. Petralha, esquerdopatas, atores globalistas Go to Cuba já!!!

  13. Ha ha ha, que dane-se os Cubanos: podem reclamar a vontade! A mamata acabou! Podem voltar ao seu querido país e viver os luxos do comunismo!

    1. Tudo contra o povo cubano. Um povo escravo, perdeu toda a dignidade, é uma massa sem forma à disposição duma ideia de poder. Povo escravo só tem uma saida: submeter-se, não serve para mais nada, babau!

    2. Nada contra o povo cubano. O busílis é a ditadura imposta pelo governo de Cuba.

  14. Esse é o regime que o PT sonha para o Brasil. Apoiar a ditadura cubana é um ato desumano. Isto sim é uma forma de fascismo.

    1. Será que a família Castro e os demais líderes Cubanos também entram na fila para receberem sua cota de ração?

    2. Deveras lamentável, deprimente e desumano, principalmente depois de “ganharem” tantos bilhões de reais para sustentar os calhordas chefões.

Mais notícias
Assine agora
TOPO