No New York Times, a censura a Crusoé e o Supremo na berlinda

28.04.19 12:53

A edição deste domingo do jornal The New York Times traz uma reportagem sobre a crise no Supremo Tribunal Federal brasileiro. O texto lembra que a Justiça do país, até há pouco símbolo do esforço anticorrupção com a Operação Lava Jato, agora se vê sob escrutínio da população. O jornal menciona a decisão que censurou reportagem de Crusoé, há duas semanas, e cita casos em que são apontadas ligações de ministros da corte com investigados da Lava Jato — menciona, por exemplo, trocas de mensagens entre o ministro Gilmar Mendes e o ex-senador e agora deputado Aécio Neves. Procurada pelo diário nova-iorquino, a assessoria do Supremo não se pronunciou. Dias Toffoli, o presidente do tribunal, enviou uma curta declaração, em que diz que “as instituições estão funcionando adequadamente”. A reportagem lembra que ministros da Suprema Corte só podem ser afastados pelo Senado, que tem vários de seus integrantes, entre eles o próprio presidente da casa, sob investigação do tribunal. “Não há freios para parar o Supremo”, afirmou ao jornal a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça Eliana Calmon, que também dirigiu a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça, encarregado de investigar juízes de todo o país.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Temos que dar um basta no ALCOLUMBRE que está nos traindo para proteger esses canalhas do STF podre e aparelhado e a serviço do crime organizado dos poderosos e deles mesmos que são lixo fétido de toga Se tirarem o COAF do Moro é se render ao crime organizado do Congresso, da OAB e do STF

  2. Enfim, um correspondente de um grande jornal redige algo próximo da realidade.Registre-se ainda que ao contrário dos tribunais superiores brasileiros, a grande jurista Dra Eliana Calmon e o Dr Sergio Moro dignificam o exercício da magistratura no Brasil

    1. o processo é lento mas os correspondentes, "empoderados ou não", verão que há algo de novo no panorama político brasileiro.

    1. Aqui em MG esta 2a manifestação houve um incremento de 120%, mas ainda é pouco, à favor da LAVA JATO e da necessidade do Senado Federal pautar a LAVA TOGA. Quem ñ deve ñ teme. Até para os pares ali convincentes se sentirem menos incomodados, como soi acontecer com o Barroso, Carmen e alguns outros notáveis. Ou demorando a barragem leva todos igualmente na mesma desconfiança e reputação.

  3. Desde o início da lava-jato, a ex- corregedora Dra. Eliana Calmon disse que " se a lava - jato não chegasse ao judiciário, haveria algo de errado"!!!! E aí está o que temos visto... e vivido!

  4. Assim como o molusco, petralhada etc. nunca tiveram 0,1 de vergonha, esses urubus são a mesma coisa. só deboche na nossa cara....

  5. Podemos dizer que as cerejas do bolo que o STF colocou nesse bolo foram a entrevista do Lula, censura a O Antagonista e Crusoé, inquérito da Mordaça, habeas corpus concedido por Gilmar, Liberdade de Dirceu e outros bandidos, etc etc etc Enquanto isso, o show dos horrores continua.

  6. Um equívoco da maioria dos ministrecos medíocres e despreparados que compõe a Corte - é supor que ELES são o STF. ABSOLUTAMENTE NÃO. A instituição não se confunde com seus integrantes, quando estes - INDIVIDUALMENTE - violam a Constituição e descumprem acintosamente decisões do colegiado, no mínimo. Se magistrado de 1º Grau ousasse fazer o mesmo, responderia processo administrativo perante o seu Órgão Superior. Já os "deuses supremos" contam com a omissão, a conivência e medo dos Senadores

  7. A que ponto chegou a desmoralização do STF. Jamais a Corte Suprema do Brasil teve uma composição tão despreparada e medíocre. É uma indiscutível obviedade que TUDO de podre de existe atualmente no país é consequência dos governos Lula/Dilma, e Temer (este último uma breve extensão dos anteriores). A maioria dos ministrecos indicados nos 16 anos pretéritos não demonstrou qualquer compromisso com a Constituição. Uma súcia de indivíduos covardes, omissos e coniventes com a corrupção suprema

  8. STF simplesmente hoje é o maior inimigo do Brasil. Alguém precisa agir para que seja feita a faxina completa e tenhamos um STF de verdade, com pessoas realmente capacitadas para a função. Assim teremos também a faxina no Legislativo.

  9. Glória Suprema!!!! Os Sinistros do SSTF no The New York Times! Milhares de pessoas na Avenida Paulista saudando-os efusivamente: É bandalheira!!! É bandalheira!!!

  10. Estão funcionando adequadamente com certeza. Afinal pra que serve a justiça perante uma sub-raça? Pra devolver favores aos bandidos da orcrim que os nomearam.

  11. Temos q entender q esse “ o globo “ de lá, não merece crédito,pois faz o mesmo jogo ou seja, defende kem lhe paga, sonega e tem as mãos sujas ( não é das oficinas gráficas) e sim da corrupção.

    1. Chamar o NYT de jornal de comuna é compará-lo à FOLHA. Está muito longe disso. Está mais para ESTADÃO. Não confundir a oposição democrática que a maioria dos jornais americanos fazem contra Tio Donald, com a posição de boa parte da imprensa brasileira contra Bolsonaro. Leio o Estadão e tenho visto que suas críticas são bem centradas. O problema é Bolsonaro: tem feito muita besteira em atos e palavras. Disse o relator da Previdência na CCJ, se ele fechar a boca, seria bem melhor para reforma.

  12. Gilmar, cabeça OCULTA e pensante do trio, “orientou” o seu teleguiado Toffoli de novo, para ele “mandar” o seu bate pau Moraes INVESTIGAR O NEW YORK TIMES!!! E CENSURAR esta reportagem! Aí o Moraes disse não saber como. Toffoli respondeu que também não sabia e como o Juiz assessor dele (o que escreve os pareceres legais porque ele não sabe o como disto) não estava ali, ele ligou pro Gilmar. Perguntou: “CENSURAR O N.Y. TIMES COMO”?! E aí o Gilmar respondeu: “Não sei, tente aí e vê se cola”...

    1. Aguia; você está com a criativa a toda. Imagine que os USA tem uma ÚNICA constituição há 232 anos (1787) e o Brasil 7 (1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967, 1988). UMA em todo o Império, SEIS na REPÚBLICA (três ditatoriais 1934, 1937, 1967, além do AI-5). E o pior STF de toda a triste história. Como diria o Bussunda: "FALA SÉRIO..."...

    2. 😆 kkk kk. Desculpem, mas não dá para levar esta “COISA” a sério.

  13. O nosso STF tem na sua composição advogados das organizações criminosas estrategicamente colocados lá. Protegidos por um Senado cheio de membros das organizações. Difícil encontrar uma solução para que o STF se torne probo e respeitável.

  14. Merecemos bem o judiciario q temos. Elegemos senadores q deveriam ser honrados e fiscalizar. Como não fazem, nem vão fazer e, em sua enorme maioria serão reeleitos, merecemos bem o q temos. Ninguem pode reclamar disso sem antes cobrar do senado q cumpra com suas obrigaçoes. Então .....

  15. Deu no New York Times Fernando Collor de Melo não sabe se vai participar Do próximo campeonato de surf ferroviário Surfista de trem, surfista de trem Deu no New York Times A feira de Acari é um sucesso, Tem de tudo, é um mistério Deu no New York Times Dizem que Cabral 1 descobriu a filial Dizem que Cabral 2 tentou e se deu mal Chama o síndico, Tim Maia!

  16. Desmoralizada em um dos jornais mais importantes dos EUA. Aqui não de deram nenhum destaque, isso se chama corporativismo, medo da reação dos ministros envolvidos. Vergonha da nossa mídia como do STF.

  17. Até o NYT tá sabendo... isto quer dizer que nem os democratas americanos nem a social-democracia européia não vão colocar nem um dedinho no fogo por certas "instituições". Má notícia para os "senhores de escravos" e seus causídicos. (também estão sabendo do estrago da Odebrecht no Peru e na AL)

    1. Como diz o nosso querido BONECÃO . Que vive em USA . Lá ninguém vai ler o que o jornal escreveu . O nosso amado BRASIL está a mais de trinta anos fora do radar do povo norte-americano .

  18. Maisabi conseguiram o que planejaram...mídia nacional e internacional. A provocação ao Supremo deu resultado. Inteligência esperta.

  19. Funcionando adequadamente quer dizer exatamente o que? Que o presidente pode decretar um inquérito para perseguir críticos à corte? Que pode censurar a mídia? Que ministros tem ligações com investigados? Que ministros tem relações com escritórios de advocacia que tem casos no STF? Que ministro pode ser empresário? Que ministro pode residir no exterior? Que ministro pode insultar membros noz MP? Que ministro manda retirar do voo cidadão que diz sentir vergonha do STF?

  20. Acho que no fundo o The York Times estāo gostando dessa censura. Torcem pelo PT e seus amigos e amigos dos amigos desde sempre.

  21. Besteira…..há 200 anos atrás os EUA eram tão corruptos quanto o Brasil de agora . Talvez um dia a nossa justiça chegue perto da americana....

  22. Os mais velhos lebram 1 elefante incomoda muita gente 2 elefantes incomodam, incomodam muito mais 3 elefantes incomodam muita gente 4 elefantes incomodam, incomodam, incomodam, muito mais… Mais O Brasil vai que ter muitos Bolsonaros para indireitar

  23. Todos os brasileiros sabem que não podem contar com a ajuda do STF para punir os corruptos , políticos ou não , aliás vêm de lá a certeza de impunidade dos corruptos

  24. Tudo isso é lamentável - chegar à imprensa internacional - e resulta do sistema brasileiro que dá competência para o Presidente da República indicar ministros do seu circulo de amizade e alinhados com interesses não muito republicanos. O ideal é o STF ser composto por membros da carreira da Magistratura e do Ministério Público e com prazo certo de mandato. Para tanto seria necessário fazer uma PEC para modificar o que está atualmente previsto na Constituição da República.

  25. O nosdo ceticismo está sendo gradualmente substituído pela certeza de que o bem sempre prevalecerá, ainda mais q 200 milhões de brasileiros ñ querem saber mais de país do futuro. Nos últimos 35 anos temos o q há de melhor nas instituições, e apenas uma minoria fisiológica ainda infiltrada, ñ impedirá a felicidade das famílias e gerações futuras, ainda que parte do QUARTO PODER e da classe artística teimem em manter seus injustos privilégios.

  26. Eliana Calmon é uma baiana arretada, pessoa honrada, faz muita falta no Poder Judiciário, ela diz o que tem que ser dito, sabe quem é quem naquele poder onde o corporativismo que lá reina é nocivo ao país, um juiz qdo comete mal feitos é beneficiado com aposentadoria compulsória recebendo integralmente como se estivesse na ativa, um escárnio.

Mais notícias
Assine agora
TOPO