Teresa Maia/DP/D.A. PressPaulo Câmara: adega do palácio abastecida

A economia do Nordeste com a reforma

28.04.19 12:15

É do Nordeste que parte a maior resistência de governadores à reforma da Previdência, o que serve de munição para o Centrão trabalhar pela exclusão de estados e municípios da proposta que tramita no Congresso.

No entanto, os dados detalhados da reforma mostram que, se ela fosse aprovada como enviada pelo governo ao Legislativo, os estados da região, governados em sua maior parte por oposicionistas, economizariam 76,24 bilhões de reais com aposentadorias e pensões.

Quem mais pouparia seria a Bahia do petista Rui Costa: 21,5 bilhões de reais no período. Em segundo lugar, viria Pernambuco, de Paulo Câmara (foto), do PSB: em uma década, o estado economizaria 12 bilhões de reais.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esses governadores do Nordeste só fazem merda. O Nordeste nem é auto-sustentável : para viver depende da economia do Sul e Sudeste!!

  2. Esses políticos do Nordeste são uns ignorantes que afundam seus estados e depois consomem recursos da Nação para mitigar suas irresponsabilidades. Quem sofre é o povo que não sabe votar.

  3. Com o Nordeste não adianta nem desenhar, eles não querem entender, porque para eles quanto mais pobre, mais corrupto e mais fraco for o Estado melhor. Acostumaram-se à lenga-lenga populista. O Sul e o agro-negócio é que carregam esse país nas costas... até quando?

    1. no Brasil a historia se repete como tragédia, continuam a prática do "Brazil" colônia: quanto mais simples, burros e ignorantes melhor para a "Coroa"

    2. Estamos afastando a bandidagem. Se concentrou no NE q agora ficou super red collorIDO, e dali pulam ao mar ou fazem como o Jean Willis.

  4. O Governo Federal deveria jogar a bola para os Estados e municípios, só assim esses canalhas parariam com esses discursos oportunistas!

  5. Paulo Câmara é o pior governador que Pernambuco já teve! Devido suas ações no início do segundo mandato, acredita-se que ele e a família do ex-governador falecido Eduardo Campos tem o rabo preso com o criminoso e presidiário Lula.

  6. Economia para quem? Esta é a questão. O governo já está cozinhando a super-CPMF. No final já sabemos quem será frito nesta história toda. Alguém duvida?

    1. Nada a ver com cpmf. A questão aqui é mais SEPARATISTA e acaba virando agenda econômica. O NE vermelho será posicionado em breve pelo todo, q é o Brasil. Não se viverá mais da desgraça daquele querido POVO nordestino. Político NE deveria ser pautado no pacote de Segurança do Moro.

    2. Flávia e Rafael — obrigado pelo desenho, mas o desenho não representa os fatos. Os contribuintes pagam 600 bi por ano de subsídios que sustentam as riquezas de poucos. Isto é mais da metade do que será economizado com a reforma da previdência em 10 anos. Além disso, o governo está organizando um novo super-imposto em cima de transações financeiras, que aumentará ainda mais a carga tributária. Quem está economizando nesta história? Será que preciso desenhar para vocês?

    3. o estado não gera riqueza, somente arrecada impostos para manter a"máquina" funcionando e quiçá investir em algumas áreas consideradas importante pelo governo (poder executivo e legislativo). Logo, a economia está na manutenção da máquina pública. (poder público, só isso). Não há que se falar em economia na iniciativa privada (fora um ponto ou outro que é bem específico). Na iniciativa privada, alguns vão trabalhar um pouco a mais, e esperamos colher os frutos desta economia na previdência.

    4. Economia para os contribuintes. Entendeu ou precisa desenhar?

  7. Com certeza,o mundo ideal NÃO é o possível,temos uma Constituição e um ordenamento jurídico.Foi feito algo que despreza as condições pessoais em relação ao tempo de contribuição,atingindo só aqueles que nao receberam a proteção da equipe econômica, mesmo que tenham cumprido mais que o tempo mínimo hodierno de contribuição, estando sob efeitos de outra transição,a pouco tempo da inatividade,por completar a atual idade mínima. Reforma sim, mas com respeito aos direitos expectados, justa e RAZOÁVEL

    1. Temos que manter unidos todo o povo. O político esquerdalha é que sendo um verme nunca se posiciona à favor da Nação, eis que precisa de anarquia prá fazer valer as suas teorias comunistas fisiológicas, pois são doentes como o Sérgio cabral, que confidenciou em audiência recente que a sua relação com o dinheiro público é uma doença. Falou por ele, não por sua mulher querida, que tem um escritório de advocacia no Rio arruinado.

  8. A partir do momento que a reforma vale tb para Estados e Municípios, há um ponto de pressão global de todas as esferas do serviço público em cima dela. Se um dispositivo for incluído para obrigar Assembléias e Câmaras a aprovarem a adesão a ela, esta pressão global passará a ser localizada e todos os governadores e prefeitos teriam que arcar com o desgaste se quiserem ter o bônus, evitando que haja free-riders. Eles ainda não teriam os custos da tramitação, mas teriam o do desgaste popular.

  9. Esperar o que do Nordeste? De onde saiu às piores desgraças desse país. Região que nos presenteia com Fernando Collor, Família Sarney, Renam, os Gomes do Ceará, o verme Lula, etc, etc, etc.

    1. Andrew, parabéns pelo raciocínio e me permita continuar: O norte e o nordeste representa aproximadamente 60% da câmara e senado. Mesmo não tendo esse percentual da população brasileira. Dessa forma somos reféns das ações do norte e nordeste. Quem desenhou nossa democracia ? Qual o objetivo ?

    2. So existe espertos no Nordeste porque há bobos no Sudeste

  10. Qual a razão deles? A Crusoé não explicou. Ninguém é doido de rasgar dinheiro e nem rasgar voto. Qual dos dois é o mais importante?

    1. Glaucio — Como tudo no mundo a reforma tem trade-offs. Ser transparente sobre eles é essencial para o sucesso de qualquer decisão.

    2. A razão deles? Meu deus. Manter o csvresri meu colega. Com a reforma aprovada o Brasil decola. Era pra ter sido feita lá na era do Lula. Preferiu apadrinhar banqueiro, construtor e canalhas como os Batista.

    3. Ambos. O voto de hoje é o dinheiro de amanhã, que será o voto de amanhã, que será o dinheiro do depois do amanhã, e assim ad aeternum.

  11. Os governadores do Nordeste querem porque querem ProTeger seus apadrinhados, familiares, amigos, parentes, cabos eleitorais, etc.etc., que eles mesmo empregaram no serviço público e estatais.......tudo em prejuízo da população mais carente......não querem economizar bilhões e bilhões de reais.....é o fim do mundo mesmo.....

  12. Bem que poderiam aderir apenas os Estados que quisessem, assim os do NE manteriam as aposentadorias como são hoje, porém abriria, mão dos repasses fedrais para tapar os furos de seus ornamentos.

  13. Mais pra que resolver o problema. Eles querem mesmo é que vida seja sempre o inferno. Assim é mais fácil para os slogans esquerdistas de que a "vida vai melhorar com o socialismo" colem.

  14. Isso lembra a frase que o Presidente Figueiredo escutou de um senador quando ele perguntou e o Brasil senador a resposta foi deixa pra la o Brasil Presidente primeiro nós.

  15. Poderiam se unir à Grande Confederação Bolivariana liderada por Maduro. Não fariam falta alguma ao Brasil que realmente trabalha.

  16. Vi o mapa dos vermelhos, daria um bom vizinho se cuidarmos da nova fronteira. Olha aí a transferência do molusco p uma cadeia de lá, nem precisariam dar asilo político no dia da independência. E se quiserem levem o nosso senado Federal de graça.

  17. O Nordeste é o que ainda é devido a políticos canalhas que transformavam o estado em capitanias hereditárias e o coroné mandava e desmandavá e o povo mantido na ignorância e miséria pra sempre pedir ajuda ao coroné. Depois veio a esquerda com um modelo semelhante através do assistencialismo sem a contra partida do trabalho pra ficar refém da esquerda e eleger seus "companheiros", mudou alguma coisa??Todos, o coroné e a esquerda tinham o mesmo propósito, o poder pelo poder.

  18. O Nordeste é pobre porque é mal informado, é mal informado porque é pobre. Pelo andar da carruagem, vai continuar assim, paraíso dos politicos safados.

  19. Quero ver fazer discurso de desaprovação da nova previdência e depois querer passar o pires pedindo ajuda ao governo federal.

Mais notícias
Assine agora
TOPO