Netanyahu se contradiz e afirma que militares permanecerão em Gaza
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (foto), disse nesta sexta, 10, em uma reunião com prefeitos de cidades próximas à Faixa de Gaza que as Forças de Defesa de Israel, FDI, permanecerão no enclave depois da guerra contra o grupo terrorista Hamas. "As FDI vão permanecer no controle da Faixa de Gaza. Não vamos entregar...
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (foto), disse nesta sexta, 10, em uma reunião com prefeitos de cidades próximas à Faixa de Gaza que as Forças de Defesa de Israel, FDI, permanecerão no enclave depois da guerra contra o grupo terrorista Hamas.
"As FDI vão permanecer no controle da Faixa de Gaza. Não vamos entregar isso para forças externas", disse Netanyahu. "Há uma determinação muito forte para restaurar mais do que havia antes. Em primeiro lugar, para trazer de volta a segurança."
A declaração vai na direção oposta das mensagens divulgadas até então. Na quinta, 9, Netanyahu disse que Israel não tinha o interesse de retomar a Faixa de Gaza. Quando o enclave esteve sob domínio israelense, 2005, ocorreram diversos problemas de segurança. Por causa disso, a maioria da população não quer que o governo assuma a responsabilidade do território problemático.
O esperado pelos Estados Unidos e outros países é que a Autoridade Palestina, AP, tome o controle da Faixa de Gaza após a guerra entre Israel e o Hamas. A AP é o governo legítimo do território desde a assinatura dos Acordos de Oslo, de 1993. Funcionários da AP, contudo, foram expulsos após o Hamas tomar o poder após um golpe de Estado, em 2007.
Na manhã desta sexta, o chefe da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, afirmou que a AP estava pronta para assumir o governo da Faixa de Gaza.
“Gaza é parte integrante do Estado da Palestina, e assumiremos todas as nossas responsabilidades no âmbito de uma solução política global para a Cisjordânia, a Faixa e Jerusalém Oriental”, disse Abbas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)