Não há crime em chamar Bolsonaro de 'pequi roído', entende Ministério Público
O Ministério Público Federal arquivou o inquérito policial aberto a pedido do então ministro da Justiça, André Mendonça, para investigar responsáveis por um outdoor que compara o presidente Jair Bolsonaro a um "pequi roído". Segundo a Procuradoria, a mensagem não passou de uma posição política de seus autores e está protegida pelo direito à liberdade...

O Ministério Público Federal arquivou o inquérito policial aberto a pedido do então ministro da Justiça, André Mendonça, para investigar responsáveis por um outdoor que compara o presidente Jair Bolsonaro a um "pequi roído". Segundo a Procuradoria, a mensagem não passou de uma posição política de seus autores e está protegida pelo direito à liberdade de expressão.
"Apontar falhas e criticar a conduta do homem público (ainda que com termos pejorativos e irônicos, como "pequi roído") constitui dever social do cidadão e se inserem no âmbito dos questionamentos que Autoridades Governamentais estão sujeitas a sofrer", afirmou a procuradora Melina Castro Montoya Flores, ao arquivar a investigação.
O outdoor, instalado em Palmas, no Tocantins, foi financiado por um empresário e um sociólogo, e continha as frases “Cabra à toa, não vale um pequi roído, Palmas quer impeachment já” e “Vaza Bolsonaro! O Tocantins quer paz!". O termo "pequi roído" é usado na região para classificar algo de pouco valor ou importância.
O ex-ministro da Justiça, André Mendonça, pediu para que os responsáveis fossem investigados por crimes contra a honra do presidente. Um deles chegou a recorrer ao Superior Tribunal de Justiça, mas o ministro Ribeiro Dantas manteve a investigação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Giuseppe
2021-04-01 19:04:33...e chamar de STRONZO, à moda italiana... da cadeia?
Vimar Maddarena
2021-04-01 18:08:08Até gostava de Pequi. Provei um que me deixou a boca cheia de espinhos- tava roído.
Wilson Jacintho Fernandes
2021-04-01 11:33:44EM PORTUGAL SERIA CLASSIFICADO COMO "UM NABO"!
Onofre
2021-04-01 10:42:16Imagine só se fosse necessário pedir licença ao MPF para xingar algum político na imprensa.
MARIA
2021-04-01 10:26:39Lamentável! André Mendonça, não perde uma oportunidade de "abanar o rabinho" para o chefe esquizofrênico. A indicação para o STF vale tudo.
fabiana
2021-03-31 22:48:09Pobre Brasil , Goiás e Mato Grosso são terras férteis para pequi, uma fruta cheia de proteína e excelente na culinária Se roermos o pequi vem os espinhos dolorosos E este presidente escolhido não vale bem um pequi roído Até quando teremos que viver este filme de terror?
Natalia
2021-03-31 21:47:42kkkkk... Então: Pequi Roído!
Jose
2021-03-31 19:06:59Quem por acidente, aprofundou os dentes em um pequí, aprende que não saber roer um pequi, paga um pesado tributo. Um pequi ruído, é uma ameaça latente a nosso regime alimentar, fere a língua, corta os lábios e impede qualquer movimento de degustação. mesmo assim, entre pequí ruído e Boldonaro, prefiro o PEQUI!!!!
Heloisa
2021-03-31 18:56:02Esse Bozo não se emenda...kkk Nunca vi um elemento levar tanta lambada; em cima da outra! Teve q engolir goela abaixo justamente o General q tinha feito p comentário contrário às suas "convicções" sobre a pandemia. Agora esta: podemos chamar o Bozo de pequi roído! kkkk
Eduardo
2021-03-31 17:53:52Agora, sem medo de ser feliz, posso voltar a considera’-lo um legitimo Pequi Ruído. PGR as vezes, na atual conjuntura juridica, voces sao craques!