Na TV e no rádio, Bolsonaro cita Kalil e defende cloroquina
No quinto pronunciamento à nação sobre o novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro (foto) defendeu nesta quarta-feira, 8, o uso da cloroquina no tratamento da doença de forma generalizada — do caso mais leve ao crítico —, apesar da falta de estudos científicos conclusivos que atestem a eficácia da substância. Para validar o discurso, em...

No quinto pronunciamento à nação sobre o novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro (foto) defendeu nesta quarta-feira, 8, o uso da cloroquina no tratamento da doença de forma generalizada — do caso mais leve ao crítico —, apesar da falta de estudos científicos conclusivos que atestem a eficácia da substância.
Para validar o discurso, em rede nacional de TV e rádio, o chefe do Palácio do Planalto mencionou o caso do cardiologista Roberto Kalil. Curado da Covid-19, o médico admitiu ter tomado o medicamento. “Cumprimentei-o pela honestidade e pelo compromisso com o juramento de Hipócrates ao assumir que não só usou a hidroxicloroquina, bem como a ministrou para dezenas de pacientes”, disse.
Bolsonaro avaliou que a decisão de Kalil de prescrever a cloroquina a terceiros pode “entrar na história como tendo salvo milhares de vidas no Brasil”. O presidente acrescentou que, em conversa com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, assegurou a liberação de insumos farmacêuticos necessários para a produção da substância. Os materiais devem chegar ao Brasil no próximo sábado, 11.
Na fala de quatro minutos, o presidente voltou a demonstrar a defesa da flexibilização das restrições no país para a retomada da economia. “Os mais humildes não podem deixar de se locomover para buscar seu pão”. Ao argumentar, afirmou respeitar a autonomia dos gestores. Ressaltou, no entanto, que “o governo federal não foi consultado sobre a amplitude ou duração” das iniciativas.
O chefe do Executivo ainda repetiu o mantra de que "as consequências do tratamento não podem ser mais danosas que a própria doença". "O desemprego também leva à pobreza, fome e miséria, enfim, à morte", completou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Jose
2020-04-09 17:22:09Viva o nosso PRESIDENTE. Viva o panelaço eletrônico do Bonner. VIVA BOLSONARO 22 VIVA o fim da globolixo!!!
Bernadete
2020-04-09 13:08:42Ô Ana, os médicos já estão usando e, ao que parece com sucesso. Pelo amor de Deus , eu já não assisto telejornais pq el s batem incessantemente no Bolsonaro. Eu não sou fã dele, muito pelo contrário, mas acho que o que estão fazendo é uma , sacanagem. E vcs da Crusoé deveriam estar listando as medidas que o governo vem tomando em todos os setores para tentar “salvar a Pátria.” Fale alguma coisa diferente . Não siga a manada
Quiet
2020-04-09 12:37:47Excelente o pronunciamento.. desistiram até dos ampliadores para simular panelaços poderosos kkk
SARS-COV-2
2020-04-09 11:02:32O JB é meu amigo e o BR está fodido.
Jose
2020-04-09 10:22:49Desafiei desde ontem os Bozistas a postarem a referência de um trabalho científico que demonstre a cura do vírus pelo remédio contra a malária. Qual foi o resultado? Apenas uma penca de palavrões e insultos. O que isso significa? Mais uma prova cabal de que este tipo de gente é criminosa, mentirosa, genocida, intelectualmente medíocre e que sofre de sérios problemas psiquiátricos.
PAULO
2020-04-09 10:10:12Excelente pronunciamento! Fica muito facil ficar em casa, "working from home" ou assistindo novela, com o salario garantido e a geladeira cheia, e desandar a marretar o governo federal e suas atitudes coerentes com a realidade do pais. Gostaria de ver os puristas que sao contra o uso da hidroxicloroquina deitados na cama de hospital recusando o medicamento porque ainda nao ha evidencias de sua efetividade (apesar de have-las para quem quer ver). Hipocritas!
Jorge
2020-04-09 09:45:49Bolsonaro é o único que mantém a coerência desde o início. A cloroquina é usada no Brasil há mais de 70 anos para o tratamento de malária e outras moléstias. Se não curar o vírus, não vai matar. E está salvando vidas, sim! Ou Crusoé tem alguma outra sugestão? Se não, pelo menos não atrapalhem.
Sophia
2020-04-09 09:45:38Artigo publicado pela revista Galileu a cerca das pesquisas relativas à cloroquina, para quem gosta de se informar : https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2020/04/o-que-dizem-estudos-que-contestam-eficacia-da-cloroquina-contra-covid-19.html
Carlos
2020-04-09 08:49:50depois do pronunciamento doo dr Jair Bolsonaro a respeito da cloroquina os medicos passarão a receitar, qualquer reação contraria, consultar o dr JAIR
João
2020-04-09 08:40:00#JairBolsonaroTinhaRazão