Crusoé
12.03.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Crônica
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Na reunião sobre Amazônia, Bolsonaro faz críticas e governadores pedem fundo

Na reunião com os governadores da Amazônia Legal no Palácio do Planalto (foto), o presidente Jair Bolsonaro insistiu nas críticas ao presidente da França, Emmanuel Macron, nas acusações contra a imprensa e na reprovação a políticas de gestões passadas de demarcação de vastas áreas indígenas. E ouviu pedidos de apoio do governo federal a medidas...

Crusoe
Redação Crusoé
4 minutos de leitura 27.08.2019 13:10 comentários 10
Na reunião sobre Amazônia, Bolsonaro faz críticas e governadores pedem fundo
27/08/2019 Reunião com Ministros da Casa Civil, Defesa, Relaç
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Na reunião com os governadores da Amazônia Legal no Palácio do Planalto (foto), o presidente Jair Bolsonaro insistiu nas críticas ao presidente da França, Emmanuel Macron, nas acusações contra a imprensa e na reprovação a políticas de gestões passadas de demarcação de vastas áreas indígenas. E ouviu pedidos de apoio do governo federal a medidas efetivas de preservação, como o retorno do Fundo Amazônia.

"Estamos perdendo muito tempo com Macron, temos de tocar a vida", aconselhou o governador do Pará, Helder Barbalho, do MDB, depois de mais uma crítica ao presidente da França, por Macron ter dado declarações sugerindo a possibilidade de internacionalização da Amazônia. A queixa, no caso, foi feita pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, que chamou de "molecagem" a postura do governo francês.

Barbalho ressaltou a importância do Fundo Amazônia para os estados, como fez antes dele Flávio Dino, governador do Maranhão pelo PCdoB, que também defendeu a atuação das ONGs na região e pediu moderação no debate sobre a preservação. "Não é tacando fogo nas ONGs que vamos preservar a Amazônia", disse o maranhense.

Sobre a recusa de doações de governos estrangeiros para o fundo, Dino afirmou que "rasgar dinheiro não é sensato na atual conjuntura". O governador do Maranhão também defendeu o cumprimento da legislação já existente para proteger a floresta, e fez questão de lembrar de ela ter sido aprovada em governos anteriores. Bolsonaro havia criticado os antecessores por terem promovido uma política de demarcação de terras e de áreas de preservação que classificou de "irresponsabilidade".

"Os extremos nunca são adequados", afirmou Dino, defendendo o "salutar debate de pontos de vista diferentes" e afirmando a Bolsonaro que ele poderia contar com sua "sinceridade". No mês passado, o presidente foi gravado criticando o governador do Maranhão para o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, com o uso da expressão "governador de Paraíba", o que o fez ser acusado de preconceito contra nordestinos.

Perto do encerramento da reunião, o presidente ressalvou que a aceitação de doações estrangeiras para o Fundo Amazônia estaria condicionada à política de mais demarcações de reservas e áreas de preservação, de uma forma que prejudicaria o agronegócio. Durante o encontro, o presidente acusou mais de uma vez a Rede Globo de sensacionalismo ao tratar das queimadas, o que, segundo ele, ajuda os interesses estrangeiros.

Houve críticas à atuação de órgãos fiscalizadores do governo federal durante o encontro. O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, queixou-se de que no ano passado o Ibama multou índios parecis por terem feito uma plantação de soja que havia sido autorizada pela Funai. "Se fosse esse ano a gente resolvia rapidinho", afirmou Bolsonaro.

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, defendeu necessidade de integração dos índios, citando o alto índice de suicídios entre jovens indígenas em seu estado e a pobreza a que estão submetidos. "Se tivessem vivendo uma vida de rei, até concordaria", afirmou, em relação às restrições a investimentos nas áreas indígenas. "Mas estão vivendo precariamente", constatou. O excesso de terras demarcadas impede o desenvolvimento dos estados, segundo queixas de mais de um dos governadores presentes.

O governador do Amapá, Waldez de Góes, entregou ao presidente um plano conjunto dos nove governadores com ações para preservação da região. Bolsonaro afirmou que até a quinta-feira, Onyx e sua equipe iriam entrar em contato com os governadores e seus assessores para recolher sugestões de novas medidas de preservação que poderiam ser enviadas ao Congresso Nacional para serem transformadas em lei.

Diários

Guerra com o Irã já custa US$ 11,3 bilhões aos EUA na primeira semana

Redação Crusoé Visualizar

As três condições impostas pelo Irã para o fim da guerra

Redação Crusoé Visualizar

Boulos prega luta de classes no Uber

Duda Teixeira Visualizar

Flávio e María Corina se encontram no Chile

Redação Crusoé Visualizar

A tolerância seletiva dos americanos na Guerra do Irã

Duda Teixeira Visualizar

Irã não participará da Copa do Mundo, diz ministro

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

4 coisas importantes sobre o novo líder supremo do Irã

4 coisas importantes sobre o novo líder supremo do Irã

Visualizar notícia
A instituição mais queimada pelo escândalo do Master

A instituição mais queimada pelo escândalo do Master

Visualizar notícia
A tolerância seletiva dos americanos na Guerra do Irã

A tolerância seletiva dos americanos na Guerra do Irã

Visualizar notícia
Alckmin ensina Datena a usar uma enxada

Alckmin ensina Datena a usar uma enxada

Visualizar notícia
Após "Big Baixaria Brasil", PL lança "A grande quadrilha"

Após "Big Baixaria Brasil", PL lança "A grande quadrilha"

Visualizar notícia
Big techs entram na mira do Irã

Big techs entram na mira do Irã

Visualizar notícia
Boulos prega luta de classes no Uber

Boulos prega luta de classes no Uber

Visualizar notícia
Flávio à frente de Lula também no RJ, indica Realtime Big Data

Flávio à frente de Lula também no RJ, indica Realtime Big Data

Visualizar notícia
Os recados de Fachin aos juízes brasileiros

Os recados de Fachin aos juízes brasileiros

Visualizar notícia
Pesadelo eleitoral

Pesadelo eleitoral

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Amazônia

Emmanuel Macron

Flávio Dino

governadores

Helder Barbalho

Jair Bolsonaro

reunião

< Notícia Anterior

Filho de Datena pede demissão do gabinete de Kajuru

27.08.2019 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Trump elogia 'trabalho duro' de Bolsonaro na Amazônia e dá 'total apoio'

27.08.2019 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Luiz

2019-08-28 14:07:46

Deixando a paixão de lado ,a Amazônia necessita ser protegida ,se virar pasto não vale a pena pois existe o risco do sudeste se transformar em semi árido.Tudo isso a troco de Bife, simplesmente e péssimo negócio pra nós brasileiros


MARCOS

2019-08-28 11:49:48

Pena que não da para postar aqui a foto da revista VEJA de 2005. o PT vendia madeira as madereiros devastando a floresta , isso niguem fala , CAMBADA DE CANALHAS.


Helane

2019-08-28 09:50:31

O Brasil não tem que receber dinheiro de outros países, acaba tendo que abaixar a cabeça para esses tipos de interferência na nossa soberania. No caso de catástrofes como de Mariana tudo bem.


NELSON

2019-08-28 00:28:54

Governadores vagabundos sem vergonhas. Pensam só no dinheiro que vão utilizar e nem ligam para o a defesa da soberania nacional na Amazônia. com esses lixos o país nunca irá melhorar.


Roberto

2019-08-27 23:50:08

Luxo francês Macron. Está isolado no G7, ficou só com o Canadá. Quem conhece o Macron são os coletes amarelos, em breve os feanceses terão um presudente a Altura e não será EMANUELE MACRON. Um bosta. A Amazônia é brasileira e nao de ONGs estrangeiras. Simples ASSIM . Macron ta merde, en octobre le franc aura un autre président.


Mariângela

2019-08-27 23:35:36

No próprio G7 , Macron foi voto vencido na questão da internacionalização da Amazônia. Enquanto ele joga pra plateia, o grupo vai decidindo - com sensatez- a melhor forma de se solidarizar com o Brasil... Ele está falando sozinho, esta é a verdade. Deixem-no pra lá!


José

2019-08-27 20:22:53

O bolsonaro está perdido com esses governadores bostas do NORTE E NORDESTE, enquanto não fizer uma limpa sem solução


Ademir

2019-08-27 17:37:38

General De Gaule, sabiamente disse que o brazil, terra de samba e carnaval não é e nunca será um pais sério, com esses governantes corruptos, medíocres, nos 3 poderes.


Jose

2019-08-27 17:19:30

Vanos ao fatos. A Noruega e a Alemanha suspenderam o apoio ao Fundo Amazônia porque o ficha suja Salles queria tirar dinheiro do fundo para dar para os grileiros de terra que invadem terras públicas, queimam florestas e lideram o crime organizado na região. Esta foi a razão. Os dois países estavam dispostos a fazer qualquer mudança nas prioridades desde que o ficha suja mostrasse evidências de que as coisas não estavam funcionando. Ele nunca apresentou nada! Em resumo: Salles é uma desgraça!


Pedro

2019-08-27 16:56:05

O governador do Maranhão devia cuidar pelo menos das estradas do estado. É um incompetente.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Luiz

2019-08-28 14:07:46

Deixando a paixão de lado ,a Amazônia necessita ser protegida ,se virar pasto não vale a pena pois existe o risco do sudeste se transformar em semi árido.Tudo isso a troco de Bife, simplesmente e péssimo negócio pra nós brasileiros


MARCOS

2019-08-28 11:49:48

Pena que não da para postar aqui a foto da revista VEJA de 2005. o PT vendia madeira as madereiros devastando a floresta , isso niguem fala , CAMBADA DE CANALHAS.


Helane

2019-08-28 09:50:31

O Brasil não tem que receber dinheiro de outros países, acaba tendo que abaixar a cabeça para esses tipos de interferência na nossa soberania. No caso de catástrofes como de Mariana tudo bem.


NELSON

2019-08-28 00:28:54

Governadores vagabundos sem vergonhas. Pensam só no dinheiro que vão utilizar e nem ligam para o a defesa da soberania nacional na Amazônia. com esses lixos o país nunca irá melhorar.


Roberto

2019-08-27 23:50:08

Luxo francês Macron. Está isolado no G7, ficou só com o Canadá. Quem conhece o Macron são os coletes amarelos, em breve os feanceses terão um presudente a Altura e não será EMANUELE MACRON. Um bosta. A Amazônia é brasileira e nao de ONGs estrangeiras. Simples ASSIM . Macron ta merde, en octobre le franc aura un autre président.


Mariângela

2019-08-27 23:35:36

No próprio G7 , Macron foi voto vencido na questão da internacionalização da Amazônia. Enquanto ele joga pra plateia, o grupo vai decidindo - com sensatez- a melhor forma de se solidarizar com o Brasil... Ele está falando sozinho, esta é a verdade. Deixem-no pra lá!


José

2019-08-27 20:22:53

O bolsonaro está perdido com esses governadores bostas do NORTE E NORDESTE, enquanto não fizer uma limpa sem solução


Ademir

2019-08-27 17:37:38

General De Gaule, sabiamente disse que o brazil, terra de samba e carnaval não é e nunca será um pais sério, com esses governantes corruptos, medíocres, nos 3 poderes.


Jose

2019-08-27 17:19:30

Vanos ao fatos. A Noruega e a Alemanha suspenderam o apoio ao Fundo Amazônia porque o ficha suja Salles queria tirar dinheiro do fundo para dar para os grileiros de terra que invadem terras públicas, queimam florestas e lideram o crime organizado na região. Esta foi a razão. Os dois países estavam dispostos a fazer qualquer mudança nas prioridades desde que o ficha suja mostrasse evidências de que as coisas não estavam funcionando. Ele nunca apresentou nada! Em resumo: Salles é uma desgraça!


Pedro

2019-08-27 16:56:05

O governador do Maranhão devia cuidar pelo menos das estradas do estado. É um incompetente.



Notícias relacionadas

Guerra com o Irã já custa US$ 11,3 bilhões aos EUA na primeira semana

Guerra com o Irã já custa US$ 11,3 bilhões aos EUA na primeira semana

Redação Crusoé
11.03.2026 21:20 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
As três condições impostas pelo Irã para o fim da guerra

As três condições impostas pelo Irã para o fim da guerra

Redação Crusoé
11.03.2026 17:15 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Boulos prega luta de classes no Uber

Boulos prega luta de classes no Uber

Duda Teixeira
11.03.2026 16:34 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Flávio e María Corina se encontram no Chile

Flávio e María Corina se encontram no Chile

Redação Crusoé
11.03.2026 15:19 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Nova regra libera carros que tomam decisões sozinhos em todo este país

Nova regra libera carros que tomam decisões sozinhos em todo este país

Visualizar notícia
Doença raríssima faz jovem de 19 anos ser chamado de “lobisomem” da vida real

Doença raríssima faz jovem de 19 anos ser chamado de “lobisomem” da vida real

Visualizar notícia
Criminoso que ficou famoso em todo o Brasil está sendo procurado pela justiça

Criminoso que ficou famoso em todo o Brasil está sendo procurado pela justiça

Visualizar notícia
3 coisas que você não sabia que o papel alumínio pode fazer no seu banheiro

3 coisas que você não sabia que o papel alumínio pode fazer no seu banheiro

Visualizar notícia
“Táxis voadores” começam a ser liberados em 26 estados deste país

“Táxis voadores” começam a ser liberados em 26 estados deste país

Visualizar notícia
5 maneiras pelas quais Stephen Hawking previu que o fim do mundo aconteceria

5 maneiras pelas quais Stephen Hawking previu que o fim do mundo aconteceria

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso