Presidência da República

Multa de 40% do FGTS inibe contratações, segundo Bolsonaro

19.07.19 18:02

O presidente Jair Bolsonaro (foto) criticou na tarde desta sexta-feira, 19, a multa de 40% do saldo do FGTS que é paga a trabalhadores demitidos sem justa causa. Ao sair de um culto na Igreja Sara Nossa Terra, em Brasília, Bolsonaro disse que a regra, criada para dificultar demissões, inibe contratações.

O presidente não foi claro, no entanto, se a equipe econômica pretende acabar com a multa. “Está sendo estudado, desconheço qualquer trabalho nesse sentido”, declarou.

O presidente lembrou que a multa foi introduzida no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, quando Francisco Dornelles era ministro do Trabalho. “Ele aumentou a multa para evitar demissão”, recordou. “O que aconteceu depois disso? O pessoal não emprega por causa da multa. É quase impossível ser patrão no Brasil”, criticou.

Bolsonaro repetiu uma frase que dizia ainda na campanha eleitoral: “Um dia o país vai ter de decidir se quer menos direitos e mais empregos ou todos os direitos e desemprego”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O que é melhor: receber 10 parcelas de 1000 mais 2 parcelas de 1500 mais 1 parcela de 1333,33, ou apenas 12 parcelas de 1.111,11?

  2. Penso como o presidente. Tem que tirar essa multa. Acabar com o fgts. Ferias e 13. Como nos Estados Unidos. No salario ja estar incluso tudo isso. Na hora trabalhada. E cada um administra seu salario como quiser. Tira férias quando quiser. Enfim, dono do seu futuro financeiro. Pronto.

  3. Tirar direitos é fácil, quero ver cobrar os inadimplentes dos tributos federais, recolhimentos de FGTS não realizados, e muito mais.

  4. Cara presidente, a cada dia me assusto mais com suas ideias. Ao final podemos ter muita gente trabalhando, mas a remuneração e aposentadorias serão pífias.

  5. Sou empresaria e na pele sinto o quanto pesa a multa de 40% e mais, aviso prévio de 30 dias mais 3 dias por ano trabalhado. Porém alguem tem que dizer para o desinformado presidente que o que é indecente ele não disse: 10% , além dos 40% destinados ao governo, para repor o desfalque dos governantes. Esse acréscimo começou com prazo certo para terminar mas tornou-se obrigatório!!!!! Votei no Bolsonaro e votaria novamente, tudo por ser absolutamente contra o PT. Angela Mansur Rego

    1. Tenho certeza de que essa comentarista NUNCA FOI PATRÃO.

    2. Francisco está certo. Angela, tente contratar somente robôs. Depois me diga qual foi o seu lucro.

    3. Os empresários vivem reclamando de todas as despesas e obrigações trabalhistas como se na realidade fossem eles que pagassem estas despesas. Na realidade quem paga tudo é o consumidor ao adquirir os produtos ou serviços. Quarenta e três anos como Administrador, calculando custo final de produtos e preço de vendas, nunca vi empresário pangando nada. O que o empresário faz é antecipar os pagamentos de produção e custos de vendas e ao final cobrar do consumidor.

  6. A multa de 50% sobre o FGTS é perversa é injusta com a Sociedade! Na realidade é um propulsor de baixa produtividade e baixa qualidade, de empregados de um modo geral, em busca de suas demissões, para receberem esses recursos e o seguro desemprego, torna-se um ciclo vicioso! São inúmeras as perdas quando uma empresa demite e, são raros os casos de demissões de um trabalhador que cumpre com o seu dever! Precisamos encarar essa questão!

    1. Simples: a falência é uma consequência da má gestão.

    2. (Francisco)Se o empresário "só" antecipa os pagamentos de produção, mão de obra e juros sobre o capital de giro, porque tem tanto empresário falindo? Se é só fazer isso, qualquer idiota consegue fazer. Já que você provou ser tão simples, por que você não abre a sua própria empresa, ao invés de trabalhar para os outros?

    3. Como já disse empresário apenas antecipa os pagamentos de produção, mão de obra e juros sobre o capital de giro. Todas as despesas e o lucro dos produtos ou serviços são pagos pelo consumidor. Reduzir remuneração não resolve o problema, pois o resultado será a redução do consumo por falta consumidores mal remunerados. Duvido que os preços serão reduzidos proporcionalmente a redução do custo de produção decorrente da desoneração da folha.

  7. Bolsonaro está dando uma de lula, popis está com o bolso cheio de dinhero que ganha do estado e quer tirar direitos. Primero tire os teus e depois venha cantar de galo.

  8. 🇧🇷 Bolsonaro esqueceu que o governo recebe 10%de multa também isso ele não quer acabar? Abra mão bolsonaro dos 10% da multa sobre a demissão. Bolsonaro não conte mais comigo para ir as ruas peça ao Dias toffoli ao Flávio Bolsonaro ao Jean wyllys vc não apoio a suspensão do COAF?

  9. 🇧🇷 Vamos acabar com a multa de 40% mais também com verbas de gabinete, carro para parlamentar, apartamento pago com dinheiro público, dois funcionários por gabinete, fundo partidário e fundo eleitoral. O que vc acha bolsonaro? Topa?

    1. Perfeito, essa multa causa insegurança ao pequeno empreendedor. inibe o crescimento da empresa pois torna ainda mais caro a capacidade de arriscar

  10. Bolsonaro no auge do seu Bozismo: quer gerar emprego sem benefícios. Para fazer é simples: decrete a escravidão como legal e, para óscares ao branquinhos, retroceda a legislação ao período pré revolução industrial. Somente apedeuta apoia este governo nazista.

    1. Romulo - que tal aprender a ler e interpretar textos antes de zurrares?

    2. 🇧🇷 O seu Zé ruela eu sou branco o que tenho haver com escravidão? Trabalho desde 16 anos tenho 60 e continuo a trabalhar já com artrose nos joelhos não reclamo, então cuidado a imputar crime a quem não cometeu.

  11. A multa do FGTS serve apenas para constranger a demissão leviana. Se a grande conclusão do líder se concretizar, o desemprego do país vai saltar para as estrelas. É isto que estão apoiando?

    1. Só dispenso um funcionário quando ele é improdutivo e ainda é premiado com a multa. Sem a multa a história seria outra, é só ver a rotatividade.

  12. Apesar de já haver sido beneficiado por essa lei,sempre achei contraproducente para o trabalhador.Não existe almoço de graça.quando a lei é boa só para um lado há problema.

    1. Com certeza. Essa lei desestimula você ter um empregado por muito tempo. Quanto mais tempo, mais multa.

  13. Apesar de ter criticado o Bolsonababo nestes últimos dias, neste ponto também concordo com ele. Enfim falou algo de coerente.

  14. Pode até causa pétrea, mas que inibe contratações ninguém tem dúvida. E não é 40% e sim 50% do saldo depositado na conta FGTS do trabalhador, 10% vai para os cofres do governo. Se tirar a parte do governo já ajuda, vamos fazer isso Presidente!

  15. Tem que dar opção ao trabalhador se ele quer receber conforme a CLT ou todos esses "Direitos" em forma de remuneração. Basta de tratar o brasileiro como imbecil e idiota! Que cada um cuide de sua vida e faça o que quiser com seu dinheiro!

  16. Tudo errado, essa multa já existia muito antes, tanto que é mencionada na Constituição de 1988. Para alterá-la, é preciso uma emenda constitucional quanto ao artigo 10 do Ato de Disposicoes Constitucionais Transitórias, que faz parte do texto constitucional. Tudo errado, ele é incapaz de dar uma declaração baseada em fatos, em realidade pesquisada e documentada, é tudo mero achismo e idiossincrasia, só para causar turbulência e manter o estado de conflito permanente sem o qual nao sabe operar.

    1. Para os que só criticam, bom mesmo era o governo dos PTralhas. Governo do maior esquema de corrupção do mundo. Quanto à questão da multa do FGTS só sobrecarrega o empregador e inibe o emprego mesmo.

    2. Pode até ser da Constituição, mas é um retrocesso!!! Inibe a criação de empregos, sem duvida!!!

    3. Este governo é todo baseado no achismo e na ignorância. Entra dia, sai dia e o que vemos é um governo caótico, sem prioridades, sem criatividade e, principalmente, desonesto com a população brasileira. Um verdadeiro show de horror.

Mais notícias
Assine
TOPO