Mujica, sobre feminismo: "a estridência atrapalha a causa das mulheres"
O ex-presidente do Uruguai José Mujica disse em entrevista para a revista Voces que o feminismo é "bastante inútil" porque "o machismo é um fato e a agenda de igualdade de direitos é inquestionável. A estridência também acaba atrapalhando a causa das mulheres, porque cria um antípoda queixoso e excita o reacionário da própria sociedade". Ele...
O ex-presidente do Uruguai José Mujica disse em entrevista para a revista Voces que o feminismo é "bastante inútil" porque "o machismo é um fato e a agenda de igualdade de direitos é inquestionável. A estridência também acaba atrapalhando a causa das mulheres, porque cria um antípoda queixoso e excita o reacionário da própria sociedade".
Ele também disse que o feminismo não olha para as mulheres que têm filhos. "Há mulheres exploradas. As mais esquecidas são aquelas que foram abandonadas com filhos. O movimento feminista não dá bola para elas. Isso é uma das coisas mais dolorosas", disse o uruguaio. "Onde mais existe machismo é nos estratos mais baixos da sociedade, porque o homem deixa a mulher com três ou quatro filhos e eles que se virem. Assim que fica complicada a coisa."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ruy
2019-12-22 16:29:45Alguém já viu feminista lutando pela igualdade, por exemplo, da idade para aposentadoria? Esse papinho chulé de feminismo e igualdade vai até o limite da conveniência das oportunistas.
LUIZ
2019-12-20 23:02:21O feminismo só se manifesta quando a atingida preenche os requisitos da esquerda. Mulher pobre e com filhos não tem esse perfil.
Uira
2019-12-20 16:53:21Há muito que se pode fazer para tornar menos inglória a tarefa de se ajudar mães que criam seus filhos sozinhas. Além do mais, é necessário se parar de pensar só no curto prazo e pensar no longo. Filhos bem educados escaparão da armadilha da pobreza no futuro e poderiam já ter experiência de terem trabalhado ao lado dos pais em alguma atividade ou empreendimento familiar.
Uira
2019-12-20 16:48:18Aliás, o empreendedorismo feminino não deveria ser pensado só de um ponto de vista mais seletivista, mas pensando que quem mais precisa de alternativas de gerar renda são exatamente as mulheres de baixa renda. Além do mais, o que é pior, o filho que vai para a rua pedir esmola ou o filho que ajuda a mãe ou os pais em um empreendimento próprio, mas têm condições de ir à escola e fazer suas atividades escolares? Aliás, saber que nada vem de graça só reforça a necessidade de estudar.
Uira
2019-12-20 16:35:26Igualdade só no topo é fácil, difícil é levar ela para a base da pirâmide e dos processos. Sobretudo, enquanto batem no capitalismo pq ele é malvado, exigem que aquilo que teoricamente é o fruto da árvore envenenada lhes seja concedido. Ora, se mulheres querem cargos de direção em empresas, então isto tb deveria significar que elas deveriam se engajar mais em criar e desenvolver empresas e negócios. O problema é que isto contrasta com o discurso feminista, que nega o capitalismo.
Uira
2019-12-20 16:24:49Além disto, boa parte das feministas só é contra o machismo e a masculinidade “tóxica” quando está vai contra os seus interesses. Quando é para pagar a conta do restaurante, aí as coisas já começam a mudar, ou quando a mulher quer obter algo, que geralmente não envolve boas intenções e representa prejuízo a algum terceiro, aí o machismo e a masculinidade tóxica são muito convenientes. Afinal, não é assim que muitas brigas e guerras começaram.
Uira
2019-12-20 16:20:09Não há que se discutir que a natureza favoreceu o homem no quesito vagabundagem e descompromisso, o amor de um pai por um filho é diferente do de uma mãe, pois o sujeito não se sacrificou 9 meses carregando o bebê em seu ventre. Há coisas que o cérebro dele simplesmente não é capaz de entender ou conceber pq ele não passou pela mesma experiência que a mulher, até na natureza selvagem é assim, quem geralmente defende o filhote de todos os perigos é mãe.
Uira
2019-12-20 16:14:38Apesar de ser as mais pobres aquelas que têm mais filhos, mulheres que até têm condições de bancar um filho se valem das mais pobres para justificar um aborto. Mas isto nem é o pior, pois não é lógico supor que a opção do aborto é melhor do que a prevenção, então não há nada de estóico e glamuroso nele, como alguns e algumas tentam vender. É uma medida desesperada e intrusiva que vai contra a própria biologia feminina, é um método invasivo, como se o feto fosse um tumor.
Uira
2019-12-20 16:10:40Até o tema do aborto, que poderia parecer que diz respeito a todas as mulheres é extremamente elitista, pois é razoável supor que uma mulher que tenha “consciência” do que é um aborto e de como fazê-lo, muito certamente terá mais chances de entender o que é um método contraceptivo e se prevenir em relação à gravidez indesejada. Ou seja, ao invés de ensinarem as mulheres a se prevenir, muitas feministas querem usar as mais pobres de massa de manobra e bode expiatório.
Uira
2019-12-20 16:05:29O feminismo é elitista, ele não toca os temas das mulheres que estão na base da pirâmide de renda e social, exceto na questão da violência doméstica, pois é um tema universal. No resto ele é completamente dominado por uma agenda mais “sofisticada”, mulheres em cargo de direção, redução das diferenças salariais entre homens e mulheres, pois estes temas são obviamente mais visíveis nos estratos superiores de renda, já que na base está tudo muito mais misturado.