Reprodução/redes sociais

Mujica defende legalização do consumo de cocaína

06.12.19 18:20

O ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica (na foto, à esquerda) defendeu nesta quinta-feira, 5, a legalização do consumo de cocaína em uma entrevista para o canal mexicano Televisa.

“Deveríamos ter a coragem de legalizar o consumo de coca, registrar os consumidores, identificá-los. Aí teríamos problemas médicos, mas (eles seriam encarados) de frente. Mas, em vez de gastar em dispositivos repressivos, gastaremos com enfermeiros. Para isso, é preciso ter muita coragem política”, disse o ex-presidente.

A planta de coca, que é cultivada na Bolívia, no Peru e na Colômbia, é a matéria-prima do crack e da cocaína.

“Por que o tráfico de drogas existe? Por duas coisas: porque os consumidores existem e porque nós proibimos. Transformamos isso em um negócio fantástico, pela taxa de lucro que tem, porque tudo o que é proibido custa muito mais”, disse Mujica, de 84 anos.

O uruguaio viajou ao México para ganhar um título de honoris causa de uma universidade jesuíta. Na segunda-feira, 2, ele se encontrou com o ex-presidente boliviano Evo Morales (na foto, à direita), presidente das seis federações cocaleiras do Chapare, na Bolívia, e acusado de ter vínculo com narcotraficantes.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sim, ele está corretíssimo. Só não fala o que todo um exercício de vagabundos, bandidos, que vive do tráfico vai fazer. Ou esse mujica acha que eles vão dizer: “nosso negócio acabou, vamos arrumar um emprego e bater cartão as 7:00 da manhã “?

  2. Precisamos pensar em dispositivos que protejam o povo destes alucinados. Talvez exames psicotécnicos antes das candidaturas pudessem apontar mentes doentias .

  3. Se entendi bem, a proposta de Mujica libera a droga visando combater o consumo da cocaína. E o companheiro Evo vai perder os clientes? Não. Claro que não. O cliente do Evo passa a ser o Estado socialista. Querem estatizar o vício, agora!

  4. Estão com inveja do Peru e Colômbia, maiores produtores mundiais de cocaína?? Evo conseguiu duplicar a produção nacional e fazer da Bolívia o terceiro maior produtor mundial. Um exemplo pra gente seguir. Afff...

  5. O brasileiro consome todo tipo de produto ilegal, falsificado, contrabandeado, plagiado, Sky gato, robauto, carga roubada e por aí vai. Aí vêm os esquerdopatas achar que não vai continuar assim com o consumo de drogas. O noiado vai continuar comprando na biqueira.

  6. Como dizia um antigo presidente brasileiro, "um povo burro é mais fácil de comandar". Mas a esquerda foi além, descobriu que um povo drogado é mais fácil aínda. Com a vantagem adicional da renda do narcotráfico. Nós, latino americanos, somos mesmo uma tragédia.

  7. Esquerdistas e Comunistas tem ligações com o Narcotráfico na Bolívia no Uruguai e aqui no Brasil também. Esse música liberou a maconha no Uruguai o índice de assassinatos e crimes subiu MUITO

  8. Alguém reparou como Evo tem emagrecido? Acho que a comida mexicana não lhe está fazendo bem ou como foi para Cuba para exames médicos pode ser repeteco do caso Chávez. Bem que estranhei ter deixado a Bolívia tão facilmente...

  9. Tanta carência de necessidades básicas a população tem e esse cara preocupado com a liberação dessa droga !Misericórdia!!

    1. Nem deveriam dar espaço pra esse imbecil nos meios de comunicação,quanto mais reproduzir tamanha insanidade !

  10. Este Mujica é o estrume de Satanás na face da terra uma das maiores imundicirs esquerdistas que já contestaram a América do sul

  11. O QUE MAIS É ESTRANHO QUE A ESQUERDA SÓ É LIBERAL QUANDO O ASSUNTO SÃO AS DROGAS, AGORA SE FOR PARA ABRIR O MERCADO DE FATO, ELES SÃO CONTRA!

  12. Já que a legalização diminui a criminalidade, segundo o raciocínio de alguns, revoguemos (derroguemos) então todas as leis penais. Tudo passa a ser indiferente penal. Já imaginou? Taxa zero de criminalidade.

  13. Todo tipo de produto que é legalizado, também é vendido no mercado negro por ORCRINS. Tudo que se possa imaginar. Isso com certeza vai ocorrer com as drogas legalizadas. O tráfico vai continuar com força.

  14. Só sendo totalmente desinformado para crer que legalização de qualquer coisa impede tráfico, contrabando, falsificações, "gatonet" etc. Até parece que esse "consumidor" vai ter consciência de pagar mais caro pela droga legalizada, em vez de pegar mais barato na "boca".

  15. Me impressiona a capacidade de certas pessoas concordarem com a proposta desse senil. Deve ser burrice somente, eu espero. Aquele que defende a liberação das drogas, certamente não gostaria que seu filho fosse consumidor. Se a legalização fosse a solução, não teríamos contrabando de cigarros.

    1. Chamar os outros de burro é tudo que você usa como argumento? Tirar sujeira debaixo do tapete é + eficaz pra tudo. A humanidade se droga desde sempre, sendo assim tira da ilegalidade, que reduzirá danos e acaba com narcotráfico.

  16. Já repararam que certas pessoas daninhas, peçonhentas custam a morrer? Parecem querer ficar prá sementes espalhando suas maldades.

  17. Eu me afastei por um tempo dos comentários por motivos óbvios. ofensas . VAMOS RESPEITAR o pluralismo- diversidade. Você pode não aceitar MAS, respeitar é uma forma de viver bem com Tudo e com todos. Vivemos hoje uma diversidade aflorada em todas as áreas. VAMOS SER absolutos em Deus sem sermos absolutistas. Minha verdade tem que ser absoluta em tudo, claro que não. Eu vejo tantos comentários precisos, bons e ótimos, mas..... Não dá para engolir. Liberar drogas , não sei se é correto .

    1. O cigarro,em minha história de vida 75anos de idade .Eu vi e vejo uma inversão nos números. fui um viciado do tabaco , me livrei como tantos amigos. Eu nunca fui viciado em drogas, mais acredito que com políticas públicas eficientes de CONSCIENTIZAÇÃO pode liberar que teremos um quadro melhor do está aí. Mortes, facções, quadrilhas que das cadeias exerce UMA AUTORIDADE INFORMAL MAIOR QUE A FORMAL .ONDE VAMOS PATAT?

  18. Esse imbecil está senil de vez. Supor que tudo ficará bem depois da liberação é ser um idiota total. O consumo irá explodir, pela desinibição social e pela organização comercial do consumo. Pensar que a criminalidade deixará de existir é outra estupidez, pois as fontes de produção e distribuição continuarão sendo objeto de cobiça dos marginais. Ele pensa que os traficantes (enorme rede) irão se aposentar. Haverá também o mercado paralelo. Velho demente.

    1. Por outro lado, o preço da droga é elevadíssimo devido aos riscos da repressão policial; eventual liberação faria o preço cair, o volume aumentar, devido a mais consumidores, além do custo médico crescer também, pois o acesso da população seria muito mais difícil de controlar. Além do mercado paralelo.

  19. Teixeira, desculpe insistir mas na rede se comenta que Evo Morales participará o dia 10 a posse do Poste de M.me K. E permanecerá na Argentina. Isso para poder continuar com seus " tráficos". Pedi pra Crusoé confirmar ou desmentir. Elucubrações octuagenaria de quem já foi um discreto Presidente não interessam a ninguém.

  20. Concordo plenamente, tira da clandestinidade, quem é adicto vai reduzir os danos. Acaba com traficante, esvazia o sistema carcerário e judiciário.

    1. Sim...perfeito. E o traficante muda de atividade profissional : vira sequestrador, assaltante ou entra para a política. Ou alguém acha que vão deixar de ser um problema de segurança pública?

    2. Tendo a concordar q é uma guerra perdida. Acho q temos q salvar o possível

    3. Sim, e promover a distribuição nas farmácias populares... vai ter mais fila do que o Banco do Brasil em dia de pagamento. Ainda bem que sou idoso, vou na frente!!

    1. Isso... façamos a lista: heroína, haxixe, etc, etc.., mas vai dar na mesma, inclui no custo: imposto de importação, IPI, ICMS, PIS, Finsocial, armazenagem, despachante aduaneiro, sindicato A e B, fretes internacional e interno, etc e tal, continuará saindo mais barato contrabandear como fazem com cigarros!!🤣🤣🤣

  21. Nesse pensamento legaliza então as armas. Se existe comércio e tráfico ilegal, então legaliza logo. Isso vc não quer né. Pessoalzinho jurássico.

  22. Esse Mujica com certeza é sócio majoritário dos cartéis de droga. Com essa idade deve ter cheirado tanto que enlouqueceu de vez. Acho que umas porradas, iria trazê-lo pra vida real!

    1. 👏👏👏 E que vá pro inferno, junto com o indio Boliviano!@

  23. Mas este velho estimulador de viciados, ele mesmo consome uma inocente erva mate como podemos ver pela foto. Começou com sua política pró drogas, com a maconha, agora, não satisfeito, parte para a cocaína, tal como o currículo de um drogado comum. Onde esse criminoso está querendo lançar a sociedade de seu país? Ou dos países em volta? Vemos o efeito deletério disso nesse bailes funk, tão defendidos por jornalistas, com mais veemência da GloboFakeNews, um antro de consumo de drogas.

    1. Esses idiotas mereciam ter um filho, neto ou alguém bem próximo, dependente químico, aí veriam a tristeza que as drogas causam, inclusive o álcool.

Mais notícias
Assine agora
TOPO