Reprodução

MPF vai buscar informações sobre ‘Big Brother’ do governo federal

11.02.22 08:01

O Ministério Público Federal vai buscar informações sobre o sistema Córtex, o Big Brother do governo federal, tema de reportagem da edição 195 da Crusoé.

Desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Córtex é um sistema de inteligência artificial alimentado por imagens de 26 mil câmeras espalhadas por ruas, avenidas e radares de velocidade do país. O software reúne dados de pelo menos 160 diferentes órgãos públicos e é usado por setores de inteligência do governo, além de policiais civis, militares e guardas municipais dos estados, de forma pouco transparente e sem auditoria externa.

O uso da plataforma foi tratado na reunião desta quinta-feira, 10, dos membros da 7ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF. O colegiado tem atribuições de coordenação e revisão da atuação de membros do MPF no que diz respeito a temas de controle externo da atividade policial e sistema prisional.

O colegiado decidiu abrir um procedimento para acompanhar oficialmente o assunto. A apuração visa buscar elementos para verificar se cabe atuação do MPF no caso. A depender do que for levantado, os membros podem elaborar uma nota-técnica com recomendações ou um ofício sugerindo à unidade competente do MPF a adoção de algum procedimento. Não cabe a Câmara propor ação processual.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O próximo governo que vai adorar poder usar todas essas ferramentas autoritárias desenvolvidas pelo estelionatário eleitoral! Pode até se voltar contra eles! (produzir provas para prendê-los, por exemplo)

  2. O governo criou o Big Brother para ver se os Bozistas estavam fazendo o combinado: espalhar mentiras e o vírus da COVID para o maior número possível de pessoas. A meta deles era 50 milhões de contaminados para criar o tal efeito derebanho. Conseguiram contaminar 27 milhões, das quais 636 mil faleceram. Bozistas são perversos e pervertidos!

Mais notícias
Assine agora
TOPO