Adriano Machado/Crusoé

MPF pede ao governo informações sobre nomeações políticas em órgãos técnicos

23.09.20 19:30

O Ministério Público Federal pediu informações ao governo sobre os critérios adotados para a escolha de ocupantes de cargos no Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes, o Dnit, e no Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, o Dnocs.

O MP já havia solicitado aos Ministérios da Infraestrutura e do Desenvolvimento Regional, aos quais o Dnit e o Dnocs estão subordinados, esclarecimentos sobre os pré-requisitos observados nas nomeações, mas não obteve documentos relacionados à escolha dos servidores e dirigentes.

Os procuradores agora pedem a entrega de documentos que indiquem as razões das nomeações dos escolhidos, a qualificação técnica para ocupação do cargo, o preenchimento de requisitos como idoneidade moral e reputação ilibada e a comprovação da realização de pesquisas por parte da autoridade responsável pela nomeação.

No caso do diretor-geral do Dnocs, Fernando Marcondes de Araujo Leão, por exemplo, a consulta de “reputação ilibada” foi realizada pela Casa Civil, e não pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o que é questionado pelo MPF. Leão foi indicado pelo presidente nacional do PP, deputado Arthur Lira (foto), líder do Centrão.

Procuradores também cobram do governo a divulgação na internet de todas as informações que comprovem a legalidade de nomeações realizadas para os cargos de diretores-gerais, superintendentes regionais e coordenadores estaduais do Dnit e do Dnocs.

No caso do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes, os questionamentos do MPF foram motivados pela Operação Outline, cuja segunda etapa ocorreu em maio. À época, procuradores apontaram indícios de que investigados por fraudes nas obras da rodovia BR-101, em Pernambuco, teriam exercido influência sobre as indicações de diretores e outros gestores do Dnit e do Dnocs.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. mesmo sem poder surtir efeito nenhum, que tal retroceder aos governos lula/dilma e avaliar as contratações? Todas técnicas, né?

    1. Só por isso, tem que fazer o mesmo? Cadê a mudança proposta na campanha?

  2. Tem como aplicar esta investigação em outras nomeações técnicas? PGR, STF, tribunais superiores? Ótima operação, tercemos que levem a cabo. Doa a quem doer.

  3. Órgãos técnicos devem ser dirigidos por técnicos, preferencialmente de seus próprios quadros, simples assim... Se os dirigentes têm vertentes políticas ou pior, se não são técnicos e sim políticos e, pior, vinculados a partidos políticos então se exala cheiro muito forte de corrupção, sem a menor dúvida...

    1. Verdade Roberto. Esta foi a promessa do Bozo. Veja o que ele fez, kkkkkkkkkk. E ainda tem gente que acredita nele, kkkkkkkkkkkkkkkkk.

  4. Decerto essa ação do MPF é correta. Quem nos dera que tivessem sempre agido assim nos governos petralhas. Com certeza não teríamos a roubalheira de que fomos vítimas.

  5. Se o sujeito foi indicado por Artur Lira tem com certeza reputação ilibada e conhecimento técnico. Igual a tudo no governo do asno.

    1. Jumento corrupto. O animal é outro, a desgraça, a mesma.

  6. Pra cima deles, MPF!!!! O BRASIL, por mais que se esforcem, não é a ""casa da mãe joana"" e ainda tem mecanismos sérios de controle desses marginais psicopatas que nomeiam seus pares ""bandidos de reputação ilibada"" para cargos públicos país afora!!!!

  7. Não podemos deixar que uma dúzia de Psicopatas transforme o Brasil em uma irmã gêmea da Venezuela. Bastam os quase 139 mil mortes, os 4. 624. 885 infectados pelo Coronavírus, Amazônia, Pantanal, Tocantins sendo devastados pelos incêndios,por irresponsabilidade de BolsoNero que quer terceirizar a culpa. Até hoje não desceu do palanque preparando sua reeleição. E para isso praticou o maior estelionato eleitoral do século . PARABÉNS ao MPF , não abandone o Brasil na mão dessa milícia mafiosa.

    1. Verdade Heloísa. Tem que enquadrar o presidente genocida o mais rápido possível.

  8. Excelente iniciativa do MPF. Que mantenha essa postura com governos de todos os partidos. Fundamental para prevenir corrupção. Entretanto, gostaria de saber onde estava o MPF qd o PT aparelhou a máquina para pilhar os cofres públicos.

    1. PT já era!! Vamos superar minha gente!! Vida que segue! Chutar cachorro morto é contraproducente!! Quem vive de passado é museu!! Já temos muito trabalho para sobreviver ao caos do governo Bolsonaro. Vamos economizar energia com o que interessa!!

  9. Se esse ministério público progressista tivesse trabalhado corretamente desde a redemocratização o país não estaria nessa situação. Hoje esses parasitas comunistas estão usando seus cargos para atrapalhar a administração do país. Acabou a tetinha né!

    1. Concordo porém o MP não está investigando corrupção, desvio de função ou beneficiando alguma empreiteira. O que está fazendo é interferir na administração que é o mesmo que fez Xandão na nomeação da PF.

Mais notícias
Assine agora
TOPO