Zanone Fraissat/Folhapress

MP propõe delação a Kassab para tirá-lo de ação de R$ 85 mi no caso Odebrecht

28.01.20 18:16

Um dia após a entrada em vigor da lei anticrime, que revogou em definitivo a proibição de acordos de colaboração em casos de improbidade administrativa, o Ministério Público de São Paulo propôs uma delação premiada ao ex-ministro Gilberto Kassab (foto) para tirá-lo de uma ação que cobra 85 milhões de reais pelo recebimento de caixa 2 da Odebrecht.

A proposta foi apresentada no dia 24 de janeiro pelo promotor Silvio Marques nos autos da ação de enriquecimento ilícito movida em 2017 contra Kassab. A Promotoria acusa o secretário licenciado do governo João Doria de receber 21,2 milhões de reais via caixa dois da Odebrecht entre 2008 e 2014, período em que foi prefeito de São Paulo, ministro do governo Dilma Rousseff e candidato a senador pelo PSD.

Baseada em um acordo estadual de colaboração fechado com a Odebrecht, a ação pedia a devolução dos 21,2 milhões de reais que Kassab teria recebido de forma ilícita da empreiteira, com correção, multa de três vezes o valor do caixa 2, ou seja, 63,8 milhões de reais, perda da função pública e suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos. A pedido do MP, Kassab teve os bens bloqueados pela Justiça em 2018, quando virou réu na ação.

Agora, o promotor propõe ao ex-ministro acordo semelhante ao celebrado com a Odebrecht, que já havia sido questionado internamente no MP. Para Silvio Marques, “nada impede que seja dada oportunidade ao demandado Gilberto Kassab para que, também, resolva sua situação”.

Na manifestação, o promotor oferece o “acordo de não persecução cível” se Kassab admitir sua participação no esquema, devolver os 21,2 milhões de reais do caixa 2 corrigidos, delatar outros envolvidos nas práticas ilícitas, com informações e documentos, e parar de cometer atos de improbidade. Se a proposta for aceita, o ex-prefeito se livra de uma possível condenação e da multa de 63,8 milhões de reais. A defesa de Kassab ainda não se manifestou sobre a proposta.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. São Paulo é um estado que nada anda , não se pune ninguém por isso todos os bandidos querem fugir das Justiças do Rio e de Curitiba.

  2. Esse cara é mais sujo que pau de galinheiro e uma "bailarina".Vai da extrema esquerda até a extrema direita sem nenhum pudor.

  3. E tome mais corrupção. Não para, continua ativa em todos os níveis de governo. Procuradores da LAVA jato tem trabalho para mais 10 anos pelo menos.

    1. Eles morrem de medo da Lava Jato e do Sérgio Moro. Brasil passado a limpo já.chega de corrupção e impunidade!

  4. O MPSP é uma mãe com os bandidos de colarinho branco, notadamente os políticos! Pelo visto, SP continua sendo uma ilha de honestidade, em meio à podridão que impera no Brasil.

  5. Vem mais podridão aí. Esse incentivo à deduragem, se por um lado frustra a ânsia de justiça imediata das pessoas, por outro é um canhão de 105mm. nos cúmplices e na suposta lealdade entre corruptos (que não há). Passo a passo irão para as masmorras os calhordas. Pena que o método democrático é leeeeentooooo.

  6. Acordo interessante... É só admitir que roubou e economiza mais de 60. milhões e se livra da cadeia...Creio que é interessante...

  7. nada que um bom pau de arara não resolva. roubou e agora aindavtera benefícios. e os inocentes que morreram por falta de verbas públicas recebidas por este calhorda. não tem benefício nenhum ou conta tudo ou morre na cadeia

  8. Vai com tudo Kassab, vc já não vale nada mesmo. 21,2 milhões? Que coisa!!!! Se no Brasil tiver 1.000 iguais a ele, mas deve ter 5 x isso, dá qto? 21 bi é isso? Não entendo onde está este dinheiro????

  9. Foi debitado 2 vezes a minha assinatura anual feira esse mês . Já mandei várias mensagens para vocês e não tive nenhuma resposta . Peço a gentileza de estornarem 1 rapidamente . Grata

  10. São vocês que aceitaram débito no cartão e ele (o cartão) vence a 28 de cada mês, portanto não estou em atraso com minha assinatura.Parece-me que fui sorteado pela revista, para viver sendo cobrado. Infelizmente o país passa por uma falta de vergonha fora do comum; e, espero que não seja o caso de vocês. Minha assinatura não está e nunca esteve atrasada.

    1. Por favor , vocês da Crusoe / Antagonista debitarem 2 vezes o valor da minha assinatura anual no cartão de crédito . Já enviei vários pedidos para estornar uma das cobranças , e não recebi uma resposta e nem estornaram . Como falar diretamente com vocês ??? Weslei o telefone de vocês ou algo do gênero . Estou abismada com a falta de consideração e de organização de vocês .

    2. isso também já aconteceu comigo. bloquearam meu acesso por falta de pagamento, mas meu cartão de crédito dizia o contrário.Tudo.pago. demoraram uma semana pra ayjaaar.

  11. Vale à pena roubar nesta zona, se for o bandido da elite de COLARINHO BRANCO. Bota essa merda no pau de arara que o vagabundo conta TUDINHO. É com exemplos deste tipo, sem contrariar o tal "estado democrático de direito" q construiremos uma nação exemplar. Sem aparecer nenhunzinho "edema" no exame de corpo de delito. É melhor do q encarcerar esse mente doentia. Pois na cadeia até MUDA de sexo de tanto levar ferro.

    1. Pelo que é notório não será necessário cadeia para algumas mudanças... kkkkkkk...

Mais notícias
Assine agora
TOPO