Agência Senado

Leonardo Rolim assume presidência do INSS

28.01.20 18:03

O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, anunciou, nesta terça-feira, 28, a demissão do presidente do INSS, Renato Vieira. No lugar dele, entra o atual secretário de Previdência, Leonardo Rolim (foto).

“Hoje, tivemos uma conversa com o presidente Renato Vieira e ele consolidou sua posição de sair do INSS, a pedido. Foi uma conversa amadurecida ao longo dos últimos 15 dias. O Renato acha que precisa se dedicar a seus projetos”, declarou Marinho. 

De acordo com o secretário especial, Rolim dispõe de “capacidade operacional e conhecimento técnico”. O governo ainda não definiu quem assume, no lugar dele, a secretaria de Previdência do Ministério.

Marinho ainda confirmou a edição de uma medida provisória para regulamentar a contratação de civis aposentados para a força-tarefa que trabalhará para reduzir a fila de pedidos de benefícios do Instituto.

Por mês, as admissões devem custar de 13 milhões a 15 milhões de reais. “Isso vai ser calibrado conforme o número de pessoas que ingressarão no sistema. Não deve ocorrer de uma vez. Como há o processo de seleção, treinamento, distribuição e logística, a integralidade da operação deve ocorrer em até 3 ou 4 meses”, explicou.

O sistema do INSS conta com 1,9 milhão de processos pendentes de avaliação — desses, 1,3 milhão estão na fila há mais de 45 dias, prazo máximo para a análise estabelecido em lei. O governo publicou, na última quinta-feira, 23, decreto para normatizar a contratação de militares inativos para os postos de atendimento.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO