MP do Rio entra com ação para cobrar divulgação diária dos vacinados
O Ministério Público do Rio de Janeiro entrou com uma ação civil pública contra a prefeitura do Rio para cobrar a divulgação diária dos nomes de todas as pessoas vacinadas contra a Covid-19 na capital fluminense. Segundo o MP, a medida é necessária para monitorar o cumprimento das regras que definiram os grupos prioritários da...
O Ministério Público do Rio de Janeiro entrou com uma ação civil pública contra a prefeitura do Rio para cobrar a divulgação diária dos nomes de todas as pessoas vacinadas contra a Covid-19 na capital fluminense. Segundo o MP, a medida é necessária para monitorar o cumprimento das regras que definiram os grupos prioritários da imunização.
Trabalhadores da saúde que atendem pacientes com coronavírus, pessoas envolvidas nas campanhas de vacinação, idosos e pessoas com deficiência que vivam em instituições de longa permanência devem receber as doses antes do resto da população.
A aplicação da vacina contra a Covid-19 começou na última terça-feira, 19, com a realização de uma cerimônia aos pés do Cristo Redentor (foto). A ação do MP relata que buscas efetuadas em fontes abertas verificaram que “um incontável número de trabalhadores de saúde não integrantes desse primeiro grupo prioritário vem sendo vacinado e publicando espontaneamente a vacinação na internet”.
Profissionais de educação física e agentes administrativos de unidades de saúde estão entre os beneficiados com a vacina em desacordo com as determinações, segundo apurações preliminares dos promotores.
“Diante do exposto, fica claro que os dados das pessoas priorizadas devem ser publicizados, para que possa haver devido controle social sobre a destinação do bem público altamente escasso nos dias atuais. Somente assim poderão a sociedade civil e os órgãos de controle exercer fiscalização contínua sobre a devida aplicação das doses, coibindo-se favorecimentos indevidos”, diz um trecho da ação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Angela
2021-01-26 20:29:05É isso ai, transparência!
Maria
2021-01-26 16:34:31Essa divulgação deveria ser obrigatória em todos os Estados. Transparência total, já que no Brasil a tendência de favorecer os afilhados políticos e amigos faz parte da nossa história.