Crusoé
06.02.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    Mourão: Constituição é 'clara' ao proibir reeleição no Congresso, mas STF pode 'interpretar'

    O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (foto), afirmou entender que a Constituição Federal é "clara" ao proibir a recondução de políticos ao comando da Câmara e do Senado em uma mesma legislatura. Ainda assim, o general declarou que o Supremo Tribunal Federal pode "interpretar" a norma como julgar adequado. Mourão manifestou-se nesta sexta-feira, 4, enquanto...

    avatar
    Redação Crusoé
    2 minutos de leitura 04.12.2020 10:50 comentários 10
    48056744563_971523bc69_o
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (foto), afirmou entender que a Constituição Federal é "clara" ao proibir a recondução de políticos ao comando da Câmara e do Senado em uma mesma legislatura. Ainda assim, o general declarou que o Supremo Tribunal Federal pode "interpretar" a norma como julgar adequado.

    Mourão manifestou-se nesta sexta-feira, 4, enquanto o STF julga uma ação em que o PTB pede que sejam reafirmadas as regras constitucionais e de regimentos internos que vedam a reeleição. Questionado sobre a deliberação, em princípio, o vice-presidente desconversou. "Vamos aguardar o final do julgamento", disse ao chegar ao Palácio do Planalto.

    Após a imprensa insistir na pergunta, o general se posicionou, ressaltando que, para a autorização à recondução, o Congresso deveria aprovar uma proposta de alteração da Carta Magna. "Acho que a Constituição é clara. Não pode. Acho que teria que mudar a Constituição. Mas o Supremo tem o arbítrio para interpretar da forma que melhor aprouver".

    Relator da ação em discussão no STF, Gilmar Mendes votou pela fixação de uma tese jurídica que permite a reeleição uma única vez. Para ele, Câmara e Senado poderiam permitir a recondução por decisão interna, seja ela "regimental, por questão de ordem ou mediante qualquer outro meio de fixação de entendimento próprio à atividade parlamentar".

    De acordo com o entendimento, a nova regra passará a orientar todas as eleições da Câmara e do Senado a partir da próxima legislatura, que será iniciada em 2023, "resguardando-se, para aquela que se encontra em curso, a possibilidade de reeleição ou recondução, inclusive para o mesmo cargo".

    Acompanharam integralmente o entendimento que viabiliza as reeleições de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre os ministros Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski.

    Kassio Marques seguiu o relator, mas fez uma ressalva: a norma deve valer desde já, impedindo a reeleição "de quem já esteja ou venha a ser reeleito". Em outras palavras, o voto de Marques permitiria a recondução de Alcolumbre, mas não a de Maia.

    Diários

    Guido Mantega prova o seu valor

    Duda Teixeira Visualizar

    Trump publica vídeo que retrata Obama e Michelle como macacos

    Redação Crusoé Visualizar

    Aécio esperneia contra ‘fundo abutre’ de Kassab

    Redação Crusoé Visualizar

    Aristocracia do STF se blinda mais uma vez

    Duda Teixeira Visualizar

    A pressão de Dirceu sobre Haddad

    Redação Crusoé Visualizar

    Novo insiste na filiação de Carol de Toni

    Redação Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    A mentira carnavalesca de Gleisi

    A mentira carnavalesca de Gleisi

    Visualizar notícia
    As cicatrizes do Helicoide

    As cicatrizes do Helicoide

    Visualizar notícia
    Até tu, Flávio?

    Até tu, Flávio?

    Visualizar notícia
    Brasil precisa evitar “Efeito Bruxelas”

    Brasil precisa evitar “Efeito Bruxelas”

    Visualizar notícia
    Governo Lula contra os “playboys”

    Governo Lula contra os “playboys”

    Visualizar notícia
    Lula troca nome de Dilma por ex-freira do PT

    Lula troca nome de Dilma por ex-freira do PT

    Visualizar notícia
    Não vai ter picanha

    Não vai ter picanha

    Visualizar notícia
    O "Custo Rússia" para o Brasil

    O "Custo Rússia" para o Brasil

    Visualizar notícia
    O eclipse da liberdade

    O eclipse da liberdade

    Visualizar notícia
    O técnico e o monstro

    O técnico e o monstro

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Constituição Federal

    Davi Alcolumbre

    Gilmar Mendes

    Hamilton Mourão

    Rodrigo Maia

    STF

    < Notícia Anterior

    Lewandowski vota para permitir reeleição de Maia e Alcolumbre

    04.12.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    PF investiga compra de votos nas eleições municipais do Acre

    04.12.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    author

    Redação Crusoé

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Marcos

    2020-12-05 11:10:09

    Da forma que “melhor” aprouver... Modo engenhoso de ficar em cima do muro... Não poderia ser também da forma que “pior” aprouver? Esse STF, que tem quase a metade de ministros corruptos e/ou comprometidos com políticos igualmente corruptos, é a maior vergonha deste país. Impeachment pra essa corja é pouco. Cadeia tem que ser acrescentada!


    Sillvia2

    2020-12-04 22:45:08

    A única regra parlamentar passível de permitir a reeleição desses chefes da câmara e do senado é a aprovação de PEC alterando a regra constante da CF 88. O STF se envolver em reescrever a ordem legal é USURPADORA E ABUSIVA.


    Alberto, o de sempre

    2020-12-04 20:14:37

    General, o que o senhor deveria fazer é dar apoio ao Presidente, inclusive aconselhando-o a destituir os integrantes da POCILGA e colocando juizes do STM no lugar. As FFAA são as guardiãs da Constituição e ela está sendo atropelada por esses verdadeiros fascínoras de toga. Até quando o Brasil que presta vai aguentar isso?


    José

    2020-12-04 17:57:15

    Resumindo : nossas leis são para ignorar e vale a livre interpretação


    Eládio

    2020-12-04 16:53:16

    Esse Mourão vive dando pitaco. Agora fala que os abutres de toga do STF podem interpretar a Constituição no caso da reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado. Interpretar como, general, se a letra da Carta Magna é expressa em não permitir esse golpe? Quem sabe o senhor se cala e vai dormir?


    Edmundo

    2020-12-04 16:51:44

    31/12/2020, chega logo assim a constituição vira o que?


    Edmundo

    2020-12-04 16:47:44

    Como disse o vice presidente ela pode ser interpretada conforme o interesse do STF! Já virou papel comum mesmo para não dizer outra coisa!


    Ageu

    2020-12-04 16:22:35

    Não concordo que o tribunal pode analisar do jeito que quiser, deve analizar o que está escrito. Cadê o livrinho, serve para que? Sendo assim fecha o Sendo e à câmara e deixa apenas os Deuses do supremo, afinal eles tudo sabem e tudo podem e eles mais do que ninguém sabem o que é melhor para nós brasileiros.


    Andre

    2020-12-04 15:38:23

    Nosso supremo tribunal consegue fazer raio laser dobrar na esquina


    Zé MIGUEL

    2020-12-04 14:40:18

    A constituição é clara!!! Mas o STF faz o que lhe convém!!! E não vai ser responsabilizado por isso.


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Marcos

    2020-12-05 11:10:09

    Da forma que “melhor” aprouver... Modo engenhoso de ficar em cima do muro... Não poderia ser também da forma que “pior” aprouver? Esse STF, que tem quase a metade de ministros corruptos e/ou comprometidos com políticos igualmente corruptos, é a maior vergonha deste país. Impeachment pra essa corja é pouco. Cadeia tem que ser acrescentada!


    Sillvia2

    2020-12-04 22:45:08

    A única regra parlamentar passível de permitir a reeleição desses chefes da câmara e do senado é a aprovação de PEC alterando a regra constante da CF 88. O STF se envolver em reescrever a ordem legal é USURPADORA E ABUSIVA.


    Alberto, o de sempre

    2020-12-04 20:14:37

    General, o que o senhor deveria fazer é dar apoio ao Presidente, inclusive aconselhando-o a destituir os integrantes da POCILGA e colocando juizes do STM no lugar. As FFAA são as guardiãs da Constituição e ela está sendo atropelada por esses verdadeiros fascínoras de toga. Até quando o Brasil que presta vai aguentar isso?


    José

    2020-12-04 17:57:15

    Resumindo : nossas leis são para ignorar e vale a livre interpretação


    Eládio

    2020-12-04 16:53:16

    Esse Mourão vive dando pitaco. Agora fala que os abutres de toga do STF podem interpretar a Constituição no caso da reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado. Interpretar como, general, se a letra da Carta Magna é expressa em não permitir esse golpe? Quem sabe o senhor se cala e vai dormir?


    Edmundo

    2020-12-04 16:51:44

    31/12/2020, chega logo assim a constituição vira o que?


    Edmundo

    2020-12-04 16:47:44

    Como disse o vice presidente ela pode ser interpretada conforme o interesse do STF! Já virou papel comum mesmo para não dizer outra coisa!


    Ageu

    2020-12-04 16:22:35

    Não concordo que o tribunal pode analisar do jeito que quiser, deve analizar o que está escrito. Cadê o livrinho, serve para que? Sendo assim fecha o Sendo e à câmara e deixa apenas os Deuses do supremo, afinal eles tudo sabem e tudo podem e eles mais do que ninguém sabem o que é melhor para nós brasileiros.


    Andre

    2020-12-04 15:38:23

    Nosso supremo tribunal consegue fazer raio laser dobrar na esquina


    Zé MIGUEL

    2020-12-04 14:40:18

    A constituição é clara!!! Mas o STF faz o que lhe convém!!! E não vai ser responsabilizado por isso.



    Notícias relacionadas

    Guido Mantega prova o seu valor

    Guido Mantega prova o seu valor

    Duda Teixeira
    06.02.2026 14:43 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Trump publica vídeo que retrata Obama e Michelle como macacos

    Trump publica vídeo que retrata Obama e Michelle como macacos

    Redação Crusoé
    06.02.2026 13:43 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Aécio esperneia contra ‘fundo abutre’ de Kassab

    Aécio esperneia contra ‘fundo abutre’ de Kassab

    Redação Crusoé
    06.02.2026 11:05 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Aristocracia do STF se blinda mais uma vez

    Aristocracia do STF se blinda mais uma vez

    Duda Teixeira
    06.02.2026 10:37 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2026,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso