Moro: PT quer criminalizar a Justiça reclamando da delação de Palocci
O juiz Sergio Moro criticou como tentativa de cerceamento a reclamação do PT ao Conselho Nacional de Justiça contra ele pela divulgação de parte da delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci durante a campanha eleitoral. Moro avalia no fim das respostas que dá ao CNJ sobre o caso que a representação "insere-se na linha adotada...
O juiz Sergio Moro criticou como tentativa de cerceamento a reclamação do PT ao Conselho Nacional de Justiça contra ele pela divulgação de parte da delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci durante a campanha eleitoral.
Moro avalia no fim das respostas que dá ao CNJ sobre o caso que a representação "insere-se na linha adotada por alguns agentes do PT de buscarem criminalizar a atividade jurisdicional".
Depois de recordar que já foi alvo de uma queixa-crime de integrantes do partido, o juiz acrescenta que estes petistas já recorreram a "ofensas, mentiras e representações disciplinares", indeferidas anteriormente, no CNJ.
"Não satisfeitos com as representações, estes mesmos agentes emitiram notas ofensivas contra o ora julgador", lembra o juiz. Para Moro, as medidas buscam antecipar "a um desejado 'controle social da Administração da Justiça', o que quer que isso signifique".
Na correspondência que enviou ao CNJ, Moro diz que teve de incluir na ação partes da delação de Palocci para dar chance de defesa aos acusados e fundamentar a decisão que virá tomar em relação ao ex-ministro no processo, caso ele venha a ser condenado.
Moro ressalta que não inventou o depoimento de Palocci e nem buscou interferir na eleição, lembrando que o principal acusado pelo ex-ministro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, "não é sequer candidato" nestas eleições.
O juiz do Paraná acrescentou que não poderia deixar de cumprir com suas funções "apenas porque há uma eleição em curso", e que os crimes denunciados por Palocci nos trechos da delação tornados públicos já haviam sido divulgados anteriormente, em carta de Palocci e em um depoimento à Justiça na mesma ação, em setembro de 2017.
Na correspondência ao CNJ, o juiz ressalta em um trecho em negrito que se tivesse intenção de influenciar as eleições, "teria divulgado a gravação em vídeo do depoimento", segundo ele, "muito mais contundente".
Trechos do acordo de colaboração de Palocci homologado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região foram tornados públicos seis dias antes da votação no primeiro turno das eleições deste ano.
Eles foram incluídos no processo sobre propinas que a Odebrecht teria pago para a compra de um terreno onde ficaria o Instituto Lula e um apartamento vizinho ao de Lula em São Bernardo do Campo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
LORIVAL
2018-10-19 19:22:24Plenamente de acordo com o juiz Sérgio Moro. Num país democrático é sério, não poderia ser diferente!!
TâniaAlvim
2018-10-19 13:20:56Que Lula só sai da cadeia em um caixão.
BRAZ
2018-10-19 10:16:11O Juiz Sergio Moro dá aula para o judiciário brasileiro. O povo brasileiro se orgulha desse patriota
Wanderlei
2018-10-19 08:51:04Somos todos Sergio Moro. Viva a Lava Jato! Cadeia para o chefe da quadrilha. É isso.
SIDRAÍ
2018-10-19 06:27:02Enquanto este cabide de emprego chamado TSE, procurem no Google onde mais existe algo igual, não cassar o registro desta facção, estará fadado a ser alvo de chacota e desconfiança.
Carlos
2018-10-18 22:26:20Espero que a grana que o Kadafi depositou na conta do Duda Mendonça pra campanhas do PT, seja a pá de cal pra varrer de vez esse partido da terra brasilis.
Ini
2018-10-18 22:11:37Juiz Sérgio Moro sempre trabalhando em prol da verdadeira Justiça. Parabéns e continue na luta contra a corrupção, que é também nossa. 👏👏👏
Jorge
2018-10-18 21:13:34Resposta impecável de um cidadão também impecável!
Selma
2018-10-18 21:10:06O Fato é que infelizmente a justiça é engessada lenta pra crimes que a meu ver são hediondos. Qualquer desvio de dinheiro público é genocida, pois rouba a saúde e a educação e toda estrutura minimamente digna que todo ser vivo merece. As leis deveriam ser igual pra todos . Acabar com foro privilegiado.
Juan
2018-10-18 20:54:07#JuizSérgioMoroOrgulhoNacional