Moro promete 'ciclo virtuoso' de combate ao crime
O ex-juiz Sergio Moro (foto) disse em sua cerimônia de posse como ministro da Justiça que pretende iniciar um novo ciclo de combate ao crime organizado e à corrupção no país. “Não há uma resposta fácil, mas o compromisso do ministério é, com todos os esforços e dedicação possível, do ministro, dos secretários, dos dirigentes...

O ex-juiz Sergio Moro (foto) disse em sua cerimônia de posse como ministro da Justiça que pretende iniciar um novo ciclo de combate ao crime organizado e à corrupção no país.
“Não há uma resposta fácil, mas o compromisso do ministério é, com todos os esforços e dedicação possível, do ministro, dos secretários, dos dirigentes e dos demais servidores, iniciar um ciclo virtuoso de diminuição de todos esses crimes”.
Para assumir o cargo, Moro teve de renunciar à carreira de juiz, após 22 anos de magistratura, incluindo quatro anos à frente da Lava Jato. No discurso, explicou que terá mais capacidade de atuar no combate ao crime organizado do que como juiz da operação.
“Não se combate a corrupção somente com investigações e condenações eficazes", afirmou o ex-juiz. "São necessárias políticas mais gerais contra a corrupção, com leis que tornem o sistema de Justiça mais eficaz e leis que diminuam incentivos e oportunidades contra a corrupção".
"Um juiz em Curitiba pouco pode fazer a esse respeito, no âmbito de políticas gerais, mas no governo federal a história pode ser diferente”, declarou o novo ministro da Justiça.
Moro adiantou algumas medidas que pretende tomar. A exemplo do que ele fez na Lava Jato, Moro tem como prioridade adotar medidas para sufocar financeiramente o crime organizado, estratégia utilizada com sucesso nos Estados Unidos e Itália.
Ele quer, por exemplo, que nos próximos quatro anos as polícias consigam ter o perfil genético e a biometria de todos os condenados por crimes dolosos, como forma de evitar a reincidência de crimes violentos.
O ministro disse ainda que pretende enviar ao Congresso projetos de lei para corrigir “estrangulamentos” na legislação como forma de dar mais eficiência ao processo penal, em vez de somente aumentar penas. Ele citou, por exemplo, o veto à progressão de regime para membros de organização criminosa e deixar claro na lei a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância.
Moro também afirmou que vai tentar garantir por lei que as penas determinadas por tribunais de júri sejam aplicadas logo após o fim do julgamento. “Processo sem fim é justiça nenhuma”, definiu.
A cerimônia foi realizada no Palácio da Justiça, local que abriga os ministérios da Justiça e da Segurança Pública. As pastas serão fundidas sob o comando de Moro, como já acontecia tradicionalmente até a separação no governo Temer. Ele foi aplaudido de pé pelos presentes após o discurso.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Eduardo
2019-01-02 18:57:01Sem comentários.... esse é o cara que iniciou a mudança do nosso país! Deus proteja e guarde!
Luiz
2019-01-02 16:15:46É uma esperança real de uma mudança na impunidade e o Juiz Sérgio Moro tem essa oportunidade, talvez única, de fazer uma JUSTIÇA JUSTA, pois o que vemos é uma série de distorções das leis favorecendo SEMPRE o executivo, o legislativo e principalmente o judiciário que necessita URGÊNCIA na depuração, renovação e indicações para o STF e nas estâncias inferiores pois o cidadão, que emana o poder não tem direito nem cidadania. Somente com poderes fortes e justiça idônea teremos um país mais justo.
OBSERVADOR
2019-01-02 14:19:13Tem prender o Zé Dirceu logo . Esse será mais um que está arrumando as traias para fugir. Prenda logo esse ladrao Moro, assim que efetivar prisao em instância.
Dione
2019-01-02 14:17:14Que comecem logo os trabalhos ! Acredito neste Governo por escolher pessoas do calibre de Sérgio Moro!
Fátima
2019-01-02 14:09:03Nossa esperança é enorme no combate a todo tipo de crime e uma situação favorável à população em segurança pública. Moro tem os projetos essenciais a favor do país. Aguardamos a participação dos parlamentares. Vamos ver um a um quem votará a favor da justiça e do Brasil.
OBSERVADOR
2019-01-02 14:02:44É isso ai Morão!! Quebrar logo o ovo da serpente que está dentro do STF. Aquilo ali é uma pocilga.
Luiz
2019-01-02 13:07:58o tripé de sustentação da corrupção são os municípios, os estados e a união com seus acordos de governabilidade. espero não continue o princípio aos amigos tudo e aos inimigos. a lei.
Paulo
2019-01-02 13:06:11Sérgio Moro irá passar de super ministro para salvador da pátria essa é a mais pura verdade, até o momento vejo que é o único que está realmente compromissado com o povo brasileiro, sua postura fala por si é sem dúvidas um grande candidato a próxima corrida pela presidência da república.
MAXIMILIANO
2019-01-02 12:59:33Precisará do apoio indubitável, absoluto, infalível, permanente e incondicional do Presidente Bolsonaro. Tomara que esse apoio não falte e não falhe. Sem isso, é fracasso certo e os danos, quaisquer que sejam, irreparáveis. A empreitada é grande demais, não deve haver titubeio ou sinais de fraqueza, nunca.
Stanley
2019-01-02 12:54:22Se faz necessário também o confisco de bens oriundos de crimes. Assim, como também, o aumento do tempo para que ocorra a prescrição dos crimes.