Moro não foi consultado em decreto que mudou regras do sigilo
O ministro da Justiça, Sergio Moro (foto), não foi consultado pelo Palácio do Planalto sobre o decreto assinado pelo vice-presidente Hamilton Mourão alterando a Lei de Acesso à Informação. Segundo interlocutores do ministro, ele só soube da mudança quando estava no avião voltando de Davos para o Brasil nesta quinta-feira, 24, mesmo dia em que o...
O ministro da Justiça, Sergio Moro (foto), não foi consultado pelo Palácio do Planalto sobre o decreto assinado pelo vice-presidente Hamilton Mourão alterando a Lei de Acesso à Informação.
Segundo interlocutores do ministro, ele só soube da mudança quando estava no avião voltando de Davos para o Brasil nesta quinta-feira, 24, mesmo dia em que o decreto foi publicado no Diário Oficial da União.
Embora o ministro tente se manter longe sobre o assunto, auxiliares dele avaliam que a repercussão negativa do decreto foi um pouco exagerada. Para esses interlocutores, não haverá uma proliferação de sigilos.
O decreto permite servidores comissionados classificarem dados do governo como informações ultrassecretas e secretas. Até então, só o presidente, o vice, ministros e comandantes das Forças Armadas tinham essa autorização.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Darcilia
2019-01-27 13:51:37Pelo visto a Crusoé não se deu ao trabalho de ler o decreto e também não conhece a lei.O que é isso?Pressa em publicar,preguiça ou má fé? A lei já autoriza aqueles que tem permissão a determinar o sigilo de um documento a delegar a um comicionado faze-lo,está na lei.O decreto assinado por Mourão determina quais comicionados poderão faze-lo.Assim na verdade ele restringe o número e não amplia o número de pessoas com este direito,sempre determinado por aquele primeiro,que tem autoridade para isso
MarcoA
2019-01-26 16:29:34A questáo fundamental é "Moro foi consultado ou náo?", simples assim.....se náo foi isso cheira muito mal!!!!!!!!!!
HUGO
2019-01-26 13:46:35O governo tem total confiança da população para fazer as mudanças necessárias, estão fazendo tempestade e sinal que é bom.
CLEBER
2019-01-26 12:16:53Qual a necessidade do decreto neste momento? Sinceramente não entendi.
CLEBER
2019-01-26 12:16:24Mourão é um vacilão....Não tem preparo para ser vice-presidente!!!
Joaquim
2019-01-26 11:51:08Não importasse mouro foi consultado ou não. Nada público deveria ter sigilo. Somente o que está no âmbito privado das pessoas. Este decreto é uma facada no combate à corrupção.
MAXIMILIANO
2019-01-26 07:26:06"Não haverá uma proliferação de sigilos". É claro que haverá uma proliferação de sigilos sobre documentos sensíveis a quem quer que queira, por exemplo, manter ocultas evidências de eventuais irregularidades em contratações, licitações, bem como sobre os fundamentos dessa ou daquela ordem, digamos, escalafobética, emanada de autoridade ou de agente da autoridade. A lei da transparência já está com o pé no ralo da arbitrariedade.
Osmandina
2019-01-26 03:13:43Como sempremONIX desafiando TUDO E TODOS, nao confio neste ministro da casa civil, pra mim um TRAIRA.....meu PRESIDENTE TENHA CUIDADE, Lembre-SE V.EXELENCIA tem o BRASIL PARA CUIDAR....DEUS lhe abencoe
Francisco
2019-01-26 01:40:49O antagonista está cheio de fake news em desfavor de Flávio Bolsonaro e do próprio Ptesidente Bolsonaro, esses babacas acham que vão derribar o governo divulgando notícias sem as respectivas provas, na verdade só perdem credibilidade e nada mais. Se liguem no que está acontecendo com a rede esgoto de television.
Márcia
2019-01-25 23:06:53Com certeza General Mourao teve seus motivos E não será pelo que tenho visto , prática comum comunicar alguns assuntos a Imprensa São questões que só cabem a Equipe O resto é achismos