Moro facilita entrada de crianças venezuelanas no Brasil
Em meio à alta migração de venezuelanos fugidos do regime de Nicolás Maduro na Venezuela, o ministro da Justiça, Sergio Moro (foto), editou uma portaria que facilita a entrada de crianças e adolescentes no Brasil. A norma permite à Defensoria Pública definir sozinha a condição de "desacompanhado" ou "separado" de migrantes menores de idade que...
Em meio à alta migração de venezuelanos fugidos do regime de Nicolás Maduro na Venezuela, o ministro da Justiça, Sergio Moro (foto), editou uma portaria que facilita a entrada de crianças e adolescentes no Brasil.
A norma permite à Defensoria Pública definir sozinha a condição de "desacompanhado" ou "separado" de migrantes menores de idade que estejam na fronteira sem os pais ou responsável legal.
Com o aval da Defensoria, a documentação exigida será menos rígida do que em procedimentos normais. Será pedido um documento que comprove a identidade e a nacionalidade.
Ao requisitar a residência, a criança ou adolescente ganha automaticamente um visto provisório de 180 dias, o direito de estudar em escola pública e de usar o SUS, mesmo que a documentação esteja incompleta.
A portaria vale não só para venezuelanos, mas para crianças e adolescentes de todos os países. Em meio à crise na Venezuela, contudo, é um estímulo a mais para a migração de refugiados do país vizinho ao Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
JOÃO
2019-03-11 19:12:54Esse "fugidos" empregado no primeiro parágrafo ficou um tanto esquisito. Não seria melhor escrever fugitivos?
Cássio
2019-03-11 14:49:34Boa Moro! Com ou sem documentos os interessados em entrar no Brasil vão continuar entrando, afinal é impossível vigiar 100% das nossas fronteiras, nem as que existem possuem infraestrutura e recursos suficientes, melhor facilitar do que termos diversos "mendigos" pedindo esmola por ai.
Mirian
2019-03-11 13:41:56Ótima decisão ! Imagino o desespero dos pais que não tem como alimentar e cuidar dos seus filhos por causa de um governo nefasto !
Ezio
2019-03-11 09:19:32Moro Pisando na bola. Começando a ceder a pressões dos direitos humanos hipocritas, que ao invés de ajudar nos problemas, empurra para outros países resolverem.
HUMBERTO
2019-03-11 08:57:30Brilhante decisão da equipe de Bolsonaro, sem viés ideológico nenhum, o Brasil está ganhando com decisões imparciais desse governo, estamos fazendo o que é certo, parabéns Bolsonaro, parabéns Sérgio Moro, parabéns equipe desse governo vencedor.
Aguinaldo
2019-03-11 08:54:13Precisamos ler a portaria toda. Crianças e adolescentes geralmente não fogem de seu país sòzinhos. É preciso ver a documentação de todos . Na Suécia crianças sem documenTos são usadas para declararem que seus pais ficaram em outro país quando na realidade ja entraram . E porque a validade para qualquer país ? Vão mandar um navio cheio de crianças pra cá? Tal e qual um cavalo de troia?
Flavio
2019-03-11 06:42:06Boa Moro!!!
Jose
2019-03-10 23:47:14Boa decisão, para o desespero dos bozistas xenofóbos e racistas.
Magella
2019-03-10 23:11:21Parabens Moro! Entretanto o jornalista Igor Gadelha se esforça para encontrar nesta medida elementos para criticar: “contudo, é um estímulo a mais para a migração de refugiados...” . Os venezuelanos tem estimulos suficientes para deixar o país, a fome por exemplo.
TANIA
2019-03-10 21:55:40Jesus mestre dos mestres, aprova atitudes de humanidade, devemos sempre lembrar que somos humanos e dividirmos o que temos é necessários para preservação da espécie. Viva o Ministro Sérgio Moro jesus está em seu coração. O senho é meu pastor nada nos faltará, sou prova disso.