Adriano Machado/Crusoé

Moro facilita entrada de crianças venezuelanas no Brasil

10.03.19 17:55

Em meio à alta migração de venezuelanos fugidos do regime de Nicolás Maduro na Venezuela, o ministro da Justiça, Sergio Moro (foto), editou uma portaria que facilita a entrada de crianças e adolescentes no Brasil.

A norma permite à Defensoria Pública definir sozinha a condição de “desacompanhado” ou “separado” de migrantes menores de idade que estejam na fronteira sem os pais ou responsável legal.

Com o aval da Defensoria, a documentação exigida será menos rígida do que em procedimentos normais. Será pedido um documento que comprove a identidade e a nacionalidade.

Ao requisitar a residência, a criança ou adolescente ganha automaticamente um visto provisório de 180 dias, o direito de estudar em escola pública e de usar o SUS, mesmo que a documentação esteja incompleta.

A portaria vale não só para venezuelanos, mas para crianças e adolescentes de todos os países. Em meio à crise na Venezuela, contudo, é um estímulo a mais para a migração de refugiados do país vizinho ao Brasil.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Boa Moro! Com ou sem documentos os interessados em entrar no Brasil vão continuar entrando, afinal é impossível vigiar 100% das nossas fronteiras, nem as que existem possuem infraestrutura e recursos suficientes, melhor facilitar do que termos diversos "mendigos" pedindo esmola por ai.

  2. Ótima decisão ! Imagino o desespero dos pais que não tem como alimentar e cuidar dos seus filhos por causa de um governo nefasto !

  3. Moro Pisando na bola. Começando a ceder a pressões dos direitos humanos hipocritas, que ao invés de ajudar nos problemas, empurra para outros países resolverem.

    1. Hipocrisia seria fazer de conta que não se trata de uma questão humanitária.

    2. Não concordo com vc. É uma situação emergencial. Não podemos desamparar essas crianças . Elas não podem pagar pelos erros do Maduro

  4. Brilhante decisão da equipe de Bolsonaro, sem viés ideológico nenhum, o Brasil está ganhando com decisões imparciais desse governo, estamos fazendo o que é certo, parabéns Bolsonaro, parabéns Sérgio Moro, parabéns equipe desse governo vencedor.

  5. Precisamos ler a portaria toda. Crianças e adolescentes geralmente não fogem de seu país sòzinhos. É preciso ver a documentação de todos . Na Suécia crianças sem documenTos são usadas para declararem que seus pais ficaram em outro país quando na realidade ja entraram . E porque a validade para qualquer país ? Vão mandar um navio cheio de crianças pra cá? Tal e qual um cavalo de troia?

  6. Parabens Moro! Entretanto o jornalista Igor Gadelha se esforça para encontrar nesta medida elementos para criticar: “contudo, é um estímulo a mais para a migração de refugiados...” . Os venezuelanos tem estimulos suficientes para deixar o país, a fome por exemplo.

  7. Jesus mestre dos mestres, aprova atitudes de humanidade, devemos sempre lembrar que somos humanos e dividirmos o que temos é necessários para preservação da espécie. Viva o Ministro Sérgio Moro jesus está em seu coração. O senho é meu pastor nada nos faltará, sou prova disso.

    1. Isso mesmo!!! A Bíblia fala para não desampararmos os estrangeiros !!!

  8. Enquanto isso a esquerda elogiando Maduro e querendo comparar josé palhaço de abreu com o presidente declarado da Venezuela. A diferença é gritante de postura, obrigado Deus.

  9. 🇧🇷 Ninguém pode ser contra tal atitude mais somos um país pobre com milhares de crianças abandonadas em situação de risco. Farinha pouca meu pirão primeiro.

    1. Naft, já que temos farinha sobrando vamos chamar então os africanos, os sírios e o resto do mundo para podermos dividir com todos. Deixa de hipocrisia ......

    2. Discordo. Farinha, mesmo pouca, dá prá dividir. E, graças a Deus, não é pouca. Só está menos que deveria porque ladrões e corruptos - de esquerda ou não, pois ladrão os há de todas as colorações - estão nos roubando há muito tempo, desde muitos antes desta gentalha do PT.

  10. Jair Bolsonaro poderia se contentar em ser uma Rainha Elizabeth, é deixar os bons ministros trabalharem. Assim ele seria considerado um grande presidente. Porém se ele quiser.se.expressar com.suas próprias ideias e ideologias, só terminará o mandato porque os políticos do toma lá dá cá, acham mais fácil com ele do que com o Mourão. E nós teremos q.esperar.ate 2022

  11. Isto sim é agir com humanidade e eficiência, sem a demagogia da esquerda! E incluo aqui a chamada esquerda católica (que só é esquerda e nada tem de católica). Parabéns, Moro!

    1. Isso mesmo! Só é esquerda, não católica. E é disso que precisamos nos conscientizar. Os católicos vivem ideologicamente sequestrados dentro da própria Igreja.

    2. A esquerda católica só sabe bajular o MST e promover "gritos dos excluídos". Nada além disso.

Mais notícias
Assine agora
TOPO