Gustavo Lima/STJ

Moro diz que Bolsonaro ‘preferiu o retrocesso’ ao sancionar nova Lei de Improbidade

27.10.21 10:24

O ex-ministro da Justiça Sergio Moro criticou nesta quarta-feira, 27, o PT e o presidente Jair Bolsonaro pela aprovação da proposta que desfigura a Lei de Improbidade Administrativa. O texto que passou pelo Congresso foi um substitutivo elaborado pelo deputado petista Carlos Zarattini. E, apesar da mobilização da sociedade civil contra o projeto, Jair Bolsonaro sancionou a lei sem nenhum veto. Especialistas afirmam que a iniciativa vai dificultar o combate à corrupção e garantir a impunidade de agentes públicos e empresários que desviam recursos públicos.

“Hoje foi publicada a lei que, na prática, acaba com as punições de políticos por improbidade administrativa. As mudanças relatadas por deputado do PT retiram de cena mais um instrumento contra a corrupção”, afirmou Sergio Moro, pelas redes sociais.

“O presidente da República poderia ter vetado, mas preferiu o retrocesso”, acrescentou. O ex-juiz da Lava Jato é cortejado pelo Podemos, que quer lançá-lo na disputa eleitoral de 2022. Moro ainda não anunciou se vai aceitar ou não a empreitada.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Tudo trabalho da Lava Jato, terminou com esse Governo. Muito triste. Acreditamos no senhor. Vai dar certo. Tenho certeza!

  2. Exercer a presidência como um medíocre e rasteiro do porte de bolsonaro não é difícil, porque, como um populista, age sem planejar, sem pensar. Faz tudo com base na emoção pessoal. Bolsonaro não consegue perceber a dimensão da tragédia que é porque este exercício reflexivo está muito, muito além de sua capacidade. É burro vocacional e confessional.

  3. Confio em Sergio Moro. Embora ele tenha se iniciado na política, não é do ramo. Mas o seu sucesso dependerá dos políticos aos quais terá de se associar para se aconselhar e decidir. Decisões corretas nem sempre são populares. Decidir pelo "não" técnico mas necessário, cercado por políticos exigirá dele a postura e firmeza de propósito de um estadista. É uma tarefa dificílima. Ele sabe que um bom presidente não pode errar. Por isso ainda não se decidiu. Ele não quer errar nesse oceano de erros.

    1. Mas ele terá apoio massivo pelo seu histórico como juíz, pelos seus resultados. Ele é um marco contra a corrupção neste país (a.M. e d.M.). Ele errou? Sim, pode ter errado, mas os seus acertos compensaram seus erros com muita sobra. Meu voto é dele, para quem farei campanha com prazer. MORO 2022.

  4. Moro está chegando, os Bolsolulas devem aceitar , melhor assim do que ficarem fazendo comentários sem nexo. # Moro2022

  5. É inacreditável ,que o Congresso proponha e o presidente da República assine essa lei vergonhosa ,que objetiva proteger políticos e a elite de empresários por crimes de lesa pátria .. Maior retrocesso não há.

  6. Juíz que Não conseguiu nem sustentar a prisão do maior corruPTo do Brasil quer dar seu palpite agora. Fica em casa com MANDETTA.🐁🐁

    1. Paulo parabéns pelo seu comentário, também gostaria de saber Onde se encontrava esse sujeito desinformado para dizer tal besteira. Moro cumpriu com sua parte, mas os soltadores do STF liberaram o 9 De...

    2. William é um imbecil. Qual o poder que o Mor🇧🇷 tinha, para manter o Lula preso? Ainda mais que o ex-presidiário contou com o apoio do sociopata, ou vc se esquece de como foi a votação no STF, em que o Kassio atendeu aos interesses do corrupto. William, melhora o seu nível cara. Ou leva a sua violinha para outra banda, mais condizente com o seu nível intelectual. O nível aqui na Crusoé é muito alto para vc. Mor🇧🇷 Presidente.

  7. O fato de Lula, Bolsonaro e os Deuses do STF odiarem Moro nós dá a certeza de que é o homem certo para governar o Brasil. MORO PRESIDENTE

    1. concordo plenamente, só o fato de ser odiado por esses bandidos, mostra o caráter ilibado do Moro.

  8. Presidente jair esta numa onda de alheamento,, Osenhor quer levar o Brasil ao fundo do poco?ou melhor aniquilamento?

  9. Moro acreditou que poderia trabalhar contra a corrupção sendo ministro. Errou feio, pois Bolsonaro tinha algum telhado de vidro. Mais é o Moro um excelente nome para a função de presidente do Brasil

    1. Sebastião o Moro percebeu que foi traído e pulou fora. Agora você como tantos outros continuam enganados e gostando.

    2. Sebastião, Mor🇧🇷 largou a magistratura e ingressou num governo que tinha a bandeira do combate à corrupção. Quando constatou que não conseguiria implementar um trabalho de efetivo combate à corrupção, deixou o governo e foi trabalhar na iniciativa privada. Pelo seu comentário, fica explícito que é um petista ou apoiador de algum satélite do PT. Então eu te pergunto: como o Haddad, eterno poste do Lula, paga o cartão de crédito? Mor🇧🇷 Presidente. Seriedade e Respeito.

  10. Não, DR. SÉRGIO FERNANDO MORO... o broncossauro não tem a menor noção do que seja progresso e retrocesso, evolução e involução, civilização e atraso... são conceitos muito sofisticados pra ele que é um subespécie medíocre e tem apenas instinto, como os répteis... ele não pensa e nem prefere... ele age apenas em função de si mesmo, das crias crápulas patetóides criminosas e de suas ""com-sortes""..... com o broncossauro nem desenhando... é ele e sua facção criminosa acima de tudo e de todos.

    1. Aguardamos ansiosos VOSSA EXCELÊNCIA e o SEU TIME DOS SONHOS na verdadeira Presidência da República do BRASIL, para escrevermos uma nova e, aí sim, belíssima História do NOSSO PAÍS!

  11. Gilmar Mendes, Lula e Bolsonaro são todos da mesma laia. Esses três sujeitos vivem a serviço dos corruptos, corruptores e demais saqueadores dos cofres públicos. Façamos parte dessa luta por um Brasil decente, SERGIO MORO Presidente!

  12. Moro deveria parar de falar enquanto não se filiar a algum partido.Já falou muito sobre Bolsonaro e pouco sobre Gilmar Mendes que o condenou. Namastê!

    1. Nelson Vidal, entendo o seu comentário, mas não concordo. O ex-juiz da Lava Jato Sergio Mor🇧🇷 tem que a partir de agora se posicionar, como vem fazendo. GM continuará lá no STF, infelizmente. Se quisermos ter um STF mais decente, precisamos antes, ter um Presidente decente.

  13. Infelizmente é o que temos. Quase todo congresso e planalto e porque não dizer judiciário adoraram essa pec. País da impunidade.

  14. É a apoteose da corruPUTADA. Agora só derrubamos todos os mais de 360 picaretas do PT ao PQP,no voto com Moro & Cia ou, só muita bala!

  15. Moro tem “cacife” para criticar a blindagem e o garantíamos de políticos, servidores públicos e empresários privilegiados que agem para se beneficiar suspeita e impunimente dos cofres públicos deste país. No mais, Moro manda o primeiro recado para quem interessar. Oxalá! Em frente!

    1. Não sei José se Moro vai ganhar, caso concorra, mas concorrendo e não ganhar, significaria que nós brasileiros merecemos o que está ocorrendo no Brasil CORRUPÇÃO sem freio.

  16. O mitômano e o molusco seguirão abraçados rolando ladeira abaixo. E o país merece escapar desse abusmo. Moro Presidente!

  17. VOTO EM MORO E EM TODOS OS CANDIDATOS DE SEU PARTIDO PARA QUE ELE POSSA FAZER UMA BANCADA FORTE. CHEGA DE MAIS DE 16 ANOS DE POPULISMO E INCOMPETENCIA, POR ISSO O PAIS ESTA APODRECENDO

    1. Você falou o certo pois votar no moro e deputados do p t ou centrão não vai adiantar .

  18. O "Mito" dos idiotas conseguiu praticar o maior estelionato eleitoral já visto no Brasil. Bolsonaro, em conjunto com os bandidos do Centrão e com os parlamentares da esquerda, conseguiram, com a mudanças na legislação, retroceder décadas no combate a corrupção. Creio que nem a quadrilha do PT, se tivesse sido eleita em 2018, seria tão competente para fazer esta farra a favor dos corruptos que há anos dilapidam os recursos públicos dos Brasileiros. Minha esperança é ter MORO Presidente em 2023.

  19. dá pena ver Moro se aliar à escória da nação com ataques tolos . como ministro de Estado nada aprendeu sobre política o que é lamentável.

    1. Francisco, seja específico no seu comentário. A verdade é que o Mor🇧🇷, assim como outros que tem caráter, se afastou da escória que venceu à última eleição com mentiras. Esse retrocesso na lei de improbidade, já é o Bolsonaro sinalizando o anda fazendo por aí, e se garantindo. Mor🇧🇷 Presidente. seriedade e Respeito.

  20. O GENOCIDA É MEMBRO DA FACÇÃO QUE ESTÁ DESMONTANDO NOSSO ORDENAMENTO JURÍDICO DE COMBATE À CORRUPÇÃO ENTÃO NÃO É NOVIDADE QUE IRIA SANCIONAR SEM VETOS. PRIMEIRO ESSE PANGARÉ MANCO NÃO TEM AUTONOMIA PARA VETAR ALGO QUE VENHA DO CONGRESSO CHEFIADO PELO BANDIDO DE ALAGOAS, MESMO PQ ESTÁ TUDO ACERTADO COM ANTECEDÊNCIA, ENTÃO ELES IRÃO TENTAR ACABAR COM TODA PUNIBILIDADE PARA OS CRIMES POR ELES COMETIDOS. O CONGRESSO TEM PIOR COMPOSIÇÃO DE TODOS OS TEMPOS. MORO PRESIDENTE E A LAVA JATO NO CONGRESSO🚔

    1. Ele está agindo para proteger a si e aos seus filhos Quando acabar seu mandato é que vai aparecer a roubalheira dele e famiglia está tentando se brindar

  21. O ex-juiz da Lava Jato Sergio Mor🇧🇷, está totalmente correto na crítica direta que faz ao Bolsonaro. O sociopata poderia ter vetado, mais preferiu o retrocesso. DESAFIO OS BOLSONARISTAS, SE AINDA EXISTE ALGUM, FORA OS ROBÔS DO CARLUXO, a mostrarem no que o governo do GENOCIDA difere dos governos petistas? Em nada eu adianto. Estou gostando do Mor🇧🇷 cada vez mais. A chance que temos de vencer em 2022, passa por tirar o Bolsonaro do 2° turno. Como a Eurasia apontou, isso é possível.

    1. Estamos torcendo para que o Dr. Sergio Moro aceite ser candidato a Presidência em 2022, única pessoa que reúne as condições para iniciar o processo de colocar o País na rota do crescimento e respeito mundial.

  22. Quando este corrupto , vai apoiar alguma ação que proteja os cofres públicos da roubalheira, este aí é aquele que anda com camiseta pirata , chinelo pirata, dá a mulher para o melhor amigo , mas não deixa de comer picanha a 1.799,00 o kg!!

    1. Moro tem que se posicionar sim!!! Perfeita colocação . extremos de mãos dadas com o centrão , com a proteção dos " garantistas" do supremo, unidos em direção a impunidade...Só não vê quem não quer.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO