Moro ao Antagonista: 'Vivemos uma espécie de captura da estrutura do Estado'
Em entrevista a O Antagonista, o ex-juiz Sergio Moro (foto), recém-filiado ao Podemos, afirmou que o Brasil enfrenta uma "captura da estrutura do Estado". "O combate à corrupção é essencial para que possamos viabilizar outras reformas. Nós não conseguimos implementar essas reformas porque vivemos uma espécie de captura do Estado. Parte disso é corrupção pura...
Em entrevista a O Antagonista, o ex-juiz Sergio Moro (foto), recém-filiado ao Podemos, afirmou que o Brasil enfrenta uma "captura da estrutura do Estado".
"O combate à corrupção é essencial para que possamos viabilizar outras reformas. Nós não conseguimos implementar essas reformas porque vivemos uma espécie de captura do Estado. Parte disso é corrupção pura e simples, o suborno. E parte disso é simplesmente a classe política colocando seus interesses à frente do interesse público", afirmou Moro. Ele defendeu a criação de uma "Corte Nacional Anticorrupção".
"Existe uma experiência muito interessante em alguns países como a Ucrânia, que teve aquela revolução em 2013, em que houve até deposição de um presidente. E uma das percepções é que não funcionavam os grandes tribunais no combate à corrupção, e aí eles criaram uma corte nacional anticorrupção", disse o ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública de Jair Bolsonaro.
Indagado sobre o seu lugar no espectro político, Moro se classificou como "um pouco conservador" no campo dos costumes. Ele defendeu uma "solução customizada" para a erradicação da pobreza, identificando regiões de vulnerabilidade.
"Nós temos conversado com vários especialistas e eles recomendam, principalmente, que nós possamos criar uma solução que vá além desses programas de transferência renda, com o Bolsa Família e o Auxílio Brasil. Eles são importantes, mas é preciso ter uma solução mais customizada. A ideia é você ter uma governança que possa identificar para cada vítima da pobreza e comunidade qual é a solução específica."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
André
2021-11-19 18:52:23Sérgio Moro, vc terá o meu voto e o da minha família! Vc eleva o nível das conversas, trata a política com seriedade, parabéns.
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-11-19 14:03:21Moro vive em que planeta? participou de um governo e nada aprendeu? não viu a dignidade ser controlada por uma constituição fraca que fez do pais um chiqueiro? com este aborto nem Zeus transforma nada . por que Moro passa ao largo da realidade? Moro não viu o dr. Toffoli na Europa afirmar arrogante aTUTELA do Estado? o que acha disto meu herói? a meu ver grave crime contra a república e todos se acovardam .. herói senhor Moro é quem luta sob ameaça de prisão ilegal não esta verborragia tola.
ROMANO
2021-11-19 11:31:08Lúcido, como sempre foi.
Maria B,
2021-11-19 08:22:10Excelente entrevista. Confiança e alívio.
Cruz
2021-11-19 08:05:00É interessante ver uma leva de insanos criticando Moro, simplesmente por ele ser oposto aos seus mestres (Lula e Bolsonaro). Independentemente de qualquer preferência politica, o que ele disse e a maior realidade do Brasil, o estado está nas mãos de um grupo (comandado por pessoas como Gilmar Mendes, Ciro Nogueira, Lira, Calheiros, Lula e, mais recente, Flávio Bolsonaro, esse sim é o real articulador e negociador do grupo Bolsonarista). O crime alastrado se reúne em Lisboa para tramar.
Lilca
2021-11-19 08:03:10Presidente MORO 22
JOAO BOSCO
2021-11-19 07:54:07Solução é renovar o senado e câmara expurgando os corruptos e os não comprometidos com o país e legislam e benefícios próprios. Vamos renovar, moro presidente.
GILVOMAR
2021-11-19 07:21:19Verdade real, Ciência aplicada e Justiça para todos são os caminhos certos de #SergioMoroPresidente para fazer as coisas certas e tirar o Brasil do caos e da desesperança.
Odete6
2021-11-19 05:36:50Exatamente, Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO. Perfeito. A Justiça Especializada, assim como a Polícia Especializada, é o caminho correto e eficaz para combater sem tréguas a corrupção endêmica no país. É preciso ciência específica e preparo específico para essa patologia nefasta que infiltra e degrada - TODAS - as instituições do BRASIL.
Regina
2021-11-18 23:55:53Excelente entrevista!