Moraes impede Cade e PF de investigar institutos de pesquisas
Estão suspensas as investigações abertas pela Polícia Federal (PF) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para escrutinar o desempenho de institutos de pesquisa no primeiro turno. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, tornou “sem efeito” as apurações, porque “compete à justiça eleitoral a fiscalização das entidades de pesquisa”. Em seu despacho, Moraes...
Estão suspensas as investigações abertas pela Polícia Federal (PF) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para escrutinar o desempenho de institutos de pesquisa no primeiro turno. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, tornou “sem efeito” as apurações, porque “compete à justiça eleitoral a fiscalização das entidades de pesquisa”.
Em seu despacho, Moraes diz que as investigações “são baseadas, unicamente, em presunções relacionadas à desconformidade dos resultados das urnas com o desempenho de candidatos retratados nas pesquisas”, sem que haja indicação de ilícitos.
“Tais medidas açodadas, além da incompetência dos órgãos que as proferiram e da flagrante usurpação das funções constitucionais da Justiça Eleitoral, parecem demonstrar a intenção de de satisfazer a vontade eleitoral manifestada pelo Chefe do Executivo e candidato à reeleição”, escreve o ministro, para quem isso pode caracterizar desvio de finalidade e abuso de poder.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Ivan
2022-10-14 21:59:23Essa iniciativa do CADE é absurda e mostra mais uma vez a interferência de Bolsonaro nas instituições. Tudo errado. Não há cartel. Nada a ver. E Bolsonaro vai venezuelozando o Brasil ao mesmo tempo que acusa seu adversário de o fazer.
Amaury G Feitosa
2022-10-14 10:58:26Até quando Catilina abusará da nossa paciência? o ditador mor do patropi pontificará até janeiro de 2023 porque em 1º de fevereiro toma posse o novo Congresso Nacional totalmente renovado ... será o fim da ditadura que infelicita o país? se o ladrão for eleito ficarão quietinhos afinal o serviçio já foi feito .. triste e vergonhoso.
Nyco
2022-10-14 10:33:32Quem vai parar o chandão, esse projetinho de tiranete?
Ronaldo Idalgo
2022-10-14 09:05:25O Xandão é o ditador mor do país. A polícia tem competência para investigar qualquer situação que em tese possa caracterizar crime.
JOANESIO
2022-10-14 08:58:25SÓ FALTA AGORA ESTE MINISTRO DITADOR PROIBIR VOTAR EM BOLSONARO... SEUS DIAS ESTÃO CONTADOS MINISTRO!!!! PEÇA LOGO SEU EXILIO PARA ALGUM PAIS DA CORJA DE LULA
Nilson
2022-10-14 08:41:29Tempos sombrios, a ditadura da toga vem ganhando espaço, até quando????
Max
2022-10-14 08:24:35Perfeito Xandão! Em frente contra a pressão dos órgãos aparelhados pelo Executivo e pelo Centrão para favorecerem a reeleição do cara queimada, solapando a democracia com medidas inconstitucionais. A propósito, a Justiça Eleitoral deve cobrar das Forças Armadas o relatório de suas investigações referentes ao 1º turno, para que toda a sociedade tenham acesso e não somente candidato da situação. As Forças Armadas são instituições de Estado e não de (des)governo.