Ataques às instituições: Moraes autoriza inquérito sobre Otoni, Sérgio Reis e mais oito
O ministro Alexandre de Moraes (foto), do Supremo Tribunal Federal, autorizou a abertura de inquérito para investigar o deputado Otoni de Paula, o cantor Sérgio Reis, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja, Antonio Galvan, e mais sete pessoas pelo planejamento de ataques a corte e ao Congresso Nacional. O magistrado ainda proibiu os...
O ministro Alexandre de Moraes (foto), do Supremo Tribunal Federal, autorizou a abertura de inquérito para investigar o deputado Otoni de Paula, o cantor Sérgio Reis, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja, Antonio Galvan, e mais sete pessoas pelo planejamento de ataques a corte e ao Congresso Nacional.
O magistrado ainda proibiu os investigados de circularem a menos de um quilômetro de distância da Praça dos Três Poderes, onde a militância bolsonarista pretende realizar uma manifestação pró-governo e contra as instituições no feriado nacional do Sete de Setembro.
As medidas foram pedidas por Lindôra Araújo, braço direito de Augusto Aras. A subprocuradora-geral da República afirmou que os alvos da apuração divulgaram "mensagens, agressões e ameaças contra a democracia, o Estado de Direito e suas instituições" e frisou que as atitudes não se tratam de "mera retórica política de militante partidário".
Ao autorizar as diligências, que incluíram buscas e apreensões, Moraes declarou que os investigados pretendem abusar dos direitos de reunião, greve e liberdade de expressão para "atentar contra a democracia", ignorando a exigência constitucional de que as manifestações sejam "lícitas" e "pacíficas", "inclusive atuando com ameaça de agressões físicas".
Moraes classificou as condutas dos alvos do inquérito como "gravíssimas", pois ameaçam a segurança de ministros do STF e congressistas. O ministro avaliou que as posturas visam "coagir e impedir o exercício da judicatura e da atividade parlamentar" para "forçar o governo e o Exército a 'tomar uma posição' em uma mobilização em Brasília em prol do voto impresso", proposta rejeitada pela Câmara.
Na decisão, Moraes ainda determinou a suspensão "imediata" dos perfis dos alvos da investigação no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter e ordenou o bloqueio pelo Banco Central da chave pix "[email protected]", assim como da conta bancária ela é vinculada.
"Condutas criminosas decorrentes do abuso e desvio no exercício de direitos constitucionalmente previstos não podem ser impunemente praticadas para atentar, coagir, desrespeitar ou solapar a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições", anotou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Humberto
2021-08-20 13:24:33Acordem , o genocida não vai largar a teta tão fácil !!!! Sabe que vai para cadeia !!!!
Humberto
2021-08-20 13:22:37Caro Nilson ; concordo se estivéssemos em um país que os mandatários fossem responsáveis e quisessem o bem do povo??? Se não sabes, olha o processo da PGR??? 27de julho reunião em um hotel Otoni e Cantor; (2) após reunião com Braga , Jair bozo, Otoni , Cantor e chefes das forças Armadas; O que tu acha que estavam preparando ???? Pesquisa eleitoral fiasco , Flávio perdendo todas no judiciário, processo fake chegando nos financiadores ??? Cadeia é pouco para proteger a democracia !!!
Nilson
2021-08-20 12:42:36Ainda não se descobriu no mundo nenhum outro regime melhor que a democracia, e no nosso caso ela ainda é muito jovem e tem sido um aprendizado pra todos os brasileiros. Existe uma eloquencia ideológica a esquerda e a direita que são os extremos e nada contribuem para o aprimoramento do processo democrático. Por outro lado ha um exagero por parte do judiciário em impor medidas de contenção as pessoas que expressam mesmo que açodamente suas opiniões e isto em nada ajuda nossa democracia.
Humberto
2021-08-20 11:47:53Ótimo=Otoni
Max
2021-08-20 11:42:48Oxente! Até tu Lindôra? Nada como uma cutucadinha dos senadores para despertar a servidora pública das suas atribuições e colocá-la a serviço dos interesses do país. Melhor assim, ainda que tardio e sob pressão. Parabéns ao ministro Moraes pela defesa da ordem constitucional. Ameaças à ordem e à democracia, assim que detectas, seus protagonistas devem ser chamados à responsabilidade na raiz. Pedagogia e direito são funções de Estado.
Juliana
2021-08-20 11:30:31No meu entender o alexandre de moraes deu um tiro no pé e, as consequências dessa insanidade poderão se refletir a partir do dia 07 de setembro. SE o tamanho da manifestação esperado seria de X, agora poderá ser 2X ou mais. "Democracia é o poder que emana do povo, pelo povo e para o povo" (Abraham Lincoln). Está contido no art. 1º da CF.
MANOEL
2021-08-20 11:09:28parabéns Alexandre de Morais. esses bolsonarista precisão mesmo de uma lição.