Mistério em Cuba: cinco generais morreram desde os protestos de 11 de julho
Cuba registrou os maiores protestos de sua história no dia 11 de julho. Milhares foram às ruas pedir o fim da ditadura. Desde então, veículos de imprensa oficiais já anunciaram a morte de cinco generais. Ainda que na maior parte dos casos os generais estavam com idade avançada, como é a regra na gerontocracia que...
Cuba registrou os maiores protestos de sua história no dia 11 de julho. Milhares foram às ruas pedir o fim da ditadura. Desde então, veículos de imprensa oficiais já anunciaram a morte de cinco generais.
Ainda que na maior parte dos casos os generais estavam com idade avançada, como é a regra na gerontocracia que controla a ilha, não foram divulgadas as causas das mortes.
O último a ter sua morte anunciada foi o general Armando Choy Rodríguez (foto). Ele tinha 87 anos e morreu na noite de domingo. A informação foi dada pela conta de Twitter da Universidade Central de Las Villas Marta Abreu e pelo Ministério das Forças Armadas.
Os outros quatro generais que também perderam a vida nos últimos dias são Agustín Peña, Marcelo Verdecia Perdomo, Rubén Martínez Puente e Manuel Eduardo Lastres Pacheco.
As mortes ocorreram em um intervalo de apenas nove dias, o que gerou diversos rumores. "Podemos pensar apenas em hipóteses. Talvez essas mortes cumpram uma função dupla. De um lado, é uma maneira de neutralizar opositores possíveis com algum poder real. De outro, pode ser uma queima de arquivo", diz o boliviano Hugo Achá, pesquisador do Centro para uma Sociedade Segura e Livre, nos Estados Unidos. "Vale lembrar que, na Europa Oriental, os militares tiveram um papel muito importante na transição para a democracia."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Odete6
2021-07-28 16:57:07Mistério nenhum!!! É só o que acontece por lá há décadas!!! Até parece que ninguém sabe disso!!!! E há os covardes que não querem pra si, o que """dizem que o povo cubano adora"""!!!!
ROQUE
2021-07-27 22:19:43Não tem nada que uma taça de vinho não resolva!
Pagador de impostos
2021-07-27 21:59:32Estes stalinistas, seguindo as sábias lições do mestre que bem sabia bem eliminar tanto adversários como não adversários visando controlar a narrativa e manter o poder. Poder... que poder é este? Que ilusão. Muita morte, muito sofrimento deste povo por tão pouco e devido a tão poucos seres de baixa estatura moral e espiritual. Por aqui podemos dizer coisas parecidas, com algumas analogias. O levante aqui não deveria tardar tanto quanto o de Cuba.
PAULO
2021-07-27 19:18:51Lula disse q Cuba seria sem o embargo, Chico Buarque de HOLANDA. O ex-presidiário gosta do regime cubano, pois os charutos cubanos são ótimos. Quando vai para Cuba, fica sempre do lado de quem tem o porrete na mão. Discordo do Lula, quanto aos cubanos se tornarem o Chico Buarque de HOLANDA, que é um cretino da esquerda caviar. Também não acho plausível, um Chico Buarque de Cuba. Cuba é apenas uma abstração idílica para a esquerda hipócrita, continuar vendendo o inferno como paraíso, p/ otários.
Dagoberto Soares
2021-07-27 17:41:12Queima de arquivo!
Mário
2021-07-27 15:54:18COVID-19 Delta
JoseRMonteiro
2021-07-27 15:35:10Conforme informado pelo Lula, esses generais morreram de causas naturais. Foram naturalmente executados no paredon da "democracia"cubana.
Maria
2021-07-27 15:35:10Taí uma ótima diversão para os vermes Humberto bostinha, Renan Calheiros e todos que aqui estão brincando de investigador nessa CPI ridícula. Ir pra Cuba ajudaro ditador cubano...
Milton
2021-07-27 14:18:47E esse vagabundo do Lula dizendo que foi uma passeata, que na houve uma manifestação popular a favor da liberdade do povo cubano.
Nyco
2021-07-27 14:18:47Será que o PR Bolsonaro estaria envolvido na morte da velharada ou ainda é cedo para pré-julgar?